Pós-Graduação

Pós-Graduação em Gestão Escolar: Coordenação Pedagógica, Supervisão e Orientação Educacional

Gestão

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Maria Aparecida Rodrigues Da Rocha

Sobre o curso

 

A Pós-Graduação em Gestão Escolar: Coordenação Pedagógica, Supervisão e Orientação Educacional tem como objetivo preparar coordenadoras pedagógicas e professoras da educação infantil e do ensino fundamental para assumirem papéis estratégicos na área da gestão escolar, destacando-se nas áreas de coordenação pedagógica, supervisão e orientação educacional. O curso visa aprimorar as competências desses profissionais, proporcionando-lhes uma compreensão abrangente e atualizada das práticas de gestão escolar. Concomitantemente, o curso prepara professores da educação infantil e do ensino fundamental, coordenadores, orientadores e supervisores para conquistarem a aprovação em concursos públicos na área educacional. O Módulo I, "Gestão Escolar", introduz o aluno aos conceitos básicos da gestão escolar, preparando-o para atuar na melhoria do processo educacional. Abrange os diversos estilos de gestão, desde a abordagem técnico-científica até modelos autogestionários, interpretativos e democrático-participativos, com foco na promoção de um ambiente escolar inclusivo, participativo e democrático. A disciplina "Gestão Escolar: Supervisão, Orientação e Coordenação Pedagógica" aborda a trajetória da supervisão e orientação pedagógica, analisando a evolução histórica da função, as influências que moldaram a prática atual e os desafios e perspectivas para o exercício da função na contemporaneidade. Por fim, o módulo apresenta o "Projeto Político Pedagógico (PPP)", documento crucial para a gestão escolar, explorando seus fundamentos, características, elaboração e importância na promoção da qualidade do ensino e da participação ativa da comunidade escolar.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto

Coordenador Técnico/Científico: Maria Aparecida Rodrigues da Rocha

 

1. Gestão Escolar

Introdução à gestão escolar. Gestão escolar: supervisão, orientação e coordenação pedagógica. Projeto político pedagógico (PPP).

 

2. Conhecimentos Pedagógicos

Função social da escola. Didática. Planejamento. Avaliação. Concepções de desenvolvimento e aprendizagem. Teorias/ concepções de currículo. Tendências Pedagógicas. Tecnologias de Informação e Comunicação e metodologias ativas.

 

3. Inclusão de Diversidade

Educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Direitos Humanos.

 

4. Conhecimentos Específicos Educação Infantil e Ensino Fundamental

Alfabetização e letramento. Educação matemática: alfabetização, numeramento e letramento. O cuidar, o educar e o brincar na educação infantil.

 

5. Legislação

Constituição Federal. Lei de diretrizes e base da educação Nacional (LDB). Estatuto da criança e do adolescente (eca). Plano Nacional de Educação (PNE). Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

6. Documentos de Caráter Normativos

Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais (DCN). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) - Fundamentos e Aplicações Práticas. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

 

7. Metodologia Científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Gestão Escolar: Coordenação Pedagógica, Supervisão e Orientação Educacional

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 6 meses

Portaria do Curso no MEC