Pós-Graduação
Pós-Graduação em Gestão Escolar: Coordenação Pedagógica, Supervisão e Orientação Educacional
Gestão
Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 6 meses
Sobre o curso
A Especialização em Habilidades Sociais Del Prette visa formar psicólogos especialistas em competência social e habilidades sociais, com embasamento teórico e prático para atuarem com eficiência junto a uma diversificada clientela (crianças, adolescentes, adultos, pessoas da terceira idade, casais, pais), com e sem transtornos psicológicos, em contexto de atendimento educacional ou terapêutico. O objetivo é aperfeiçoar a formação tanto na avaliação de necessidades dos clientes, como no planejamento, condução e avaliação de programas individuais e de grupo e promover a autonomia dos participantes para continuarem aprendendo e se aperfeiçoando nessa área. O módulo "Fundamentos históricos e conceituais da Competência Social e Habilidades Sociais" apresenta um panorama histórico e a importância da área, abordando os correlatos positivos na infância e vida adulta, a análise estrutural, determinantes culturais, situacionais e pessoais, e os modelos explicativos/conceituais. Aborda, também, as diferentes abordagens psicológicas da competência social e das habilidades sociais (CS&HS): cognitiva, social cognitiva, cognitivo-comportamental e analítico-comportamental, além dos processos de aprendizagem. No módulo "Análise e Psicoeducação em Competência Social e Habilidades Sociais", o aluno estudará o desenvolvimento ao longo do ciclo vital (infância, adolescência, vida adulta e terceira idade) à luz da teoria bioecológica do desenvolvimento de Bronfenbrenner e a comunicação corporal e paralinguística, classificando e definindo seus componentes, além de analisar a importância desta para a CS&HS e sua aplicação no diagnóstico diferencial.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico:ZILDA APARECIDA PEREIRA DEL PRETTE
1. Fundamentos históricos e conceituais da Competência Social e Habilidades Sociais
Panorama, origens e importância da CS&HS na evolução filogenia, cultural e ontogenética do ser humano. Correlatos positivos da CS&HS na infância e na vida adulta. Análise estrutural da CS&HS. Determinantes culturais, situações e pessoais da CS&HS. modelos explicativos/conceituais e abordagens psicológicas da CS&HS. abordagem cognitiva. Abordagem social cognitiva. Abordagem cognitivo-comportamental. Abordagem analítico-comportamental. Processos de aprendizagem. Conceitos preliminares aos de CS&HS: demanda interpessoal, tarefa interpessoal, práticas culturais, interação social, relações interpessoais, estrutura social, comportamento social, desempenho social. desempenhos que contribuem para a competência social e desempenhos que se associam a problemas e transtornos psicológicos. Critérios e requisitos da competência social. A Lei Áurea. O que são habilidades sociais. O que é competência social. Classes e subclasses de habilidades sociais. Portfólios de habilidades sociais. Papéis sociais. Comunicação corporal para linguística. Critérios de competência social. Relação entre habilidades sociais e competência social. Requisitos da competência social. Competência social e contexto sociocultural. Classificação e portfólio. O que é portfólio. Critérios de organização de portfólio. Portfólio de habilidades sociais de adultos. Portfólio de comunicação corporal e paralinguística. Portfólio de habilidades sociais para diferentes papéis sociais. Organização do portfólio do cliente. Déficit de habilidades sociais e transtornos psicológicos. O que são déficits de habilidades sociais. Quando o déficit é um problema. Relação entre déficits de habilidades sociais e transtornos psicológicos. Determinantes dos déficits de habilidades sociais da infância. Determinante de habilidades sociais como fatores de risco desenvolvimento. Déficit de habilidades sociais e problemas de comportamento. Déficit de habilidades sociais e psicopatologia. Idades sociais e traços de personalidade. Déficit de habilidade sociais associados a diferentes grupos de transtornos de personalidade. Como tratar déficits de habilidades sociais associados a transtornos psicológicos. Promoção de habilidades sociais como foco principal da terapia. Promoção de habilidades sociais como complemento da terapia.
2. Análise e Psicoeducação em Competência Social e Habilidades Sociais
Desenvolvimento ao longo do ciclo vital. A teoria Bioecológica do desenvolvimento de Bronfenbrenner. Os processos de aprendizagem ao longo do ciclo vital. Desenvolvimento e aprendizagem da CS&HS na infância, na adolescência na adulteração e na terceira idade, as principais classes e subclasses de habilidades sociais em cada etapa do ciclo vital. Classificação e definição dos componentes da comunicação corporal e paralinguística (CCP). Controvérsias sobre comunicação verbal e não verbal. Nossa ancestralidade na expressão corporal é paralinguística. Importância da CCP para a CS&HS. CCP no diagnóstico diferencial e relação com transtornos psicológicos. Exemplos e exercícios sobre codificação e decodificação da CCP. Detalhamento das funções da. CCP. Cultura e CCP. Aplicações inovadoras da CCP na promoção da CS&HS. O que é autorregulação emocional. O que é automonitoria no campo das habilidades sociais. Componentes da automonitoria. Requisitos da automonitoria. Importância da automonitoria para as dimensões e ética da CS&HS. O que é feedback nas relações interpessoais. Importância de dar e pedir feedback nas relações interpessoais. Feedback verbal, não verbal e videofeedback. Feedback de processo e de resultado. Feedback positivo e negativo. Recomendações para um bom feedback. Dificuldades em dar e em receber feedback. Sinais de defensivividade. Dicas para superar a dificuldade com feedback. O que é um problema interpessoal. Pressupostos da solução de problemas interpessoais. Etapas do processo de solução de problemas interpessoais. Exemplos e requisitos para a solução de problemas interpessoais. Importância da solução de problemas interpessoais para a qualidade das relações interpessoais. O que é a amizade. Importância e funções da amizade. Como nascem as amizades. Como fazer amizade. O que mantém as amizades. A diversidade de amigos ao longo da vida. Importância das habilidades de iniciar e manter e encerrar conversação. Como iniciar uma conversa. Como abordar um grupo. Como abordar uma pessoa. Como manter conversação. A autorrevelação e a informação livre. Como mudar e aprofundar o assunto. A arte de ouvir. A arte de encerrar conversação. Elogiar e gratificar como habilidades sociais relevantes de expressão de afeto positivo. O que é um elogio. Dicas para um bom elogio. Falhas e dificuldades com elogio. Identificando déficits na habilidade de elogiar. O que evitar e praticar ao responder elogio. A importância da empatia nas relações interpessoais. Componentes da empatia. Definição de empatia. Requisitos da comunicação empática. Diferenciando comunicação empate e empática. Bases biológicas da empatia. Aprendizagem e desenvolvimento da empatia. Agressividade empatia. programas de promoção de empatia. A expressão de amor e outros afetos positivos. Como cultivar o amor nas relações interpessoais. Amor romântico e amor universal. Solidariedade e expressão de solidariedade. O que é assertividade. As principais classes de habilidades sociais assertivas. Diferenciando a atividade agressividade passividade. Inteligência e assertividade. O pensar assertivo direitos e cidadania. Direitos interpessoais. Quando a atividade não deve ser exercida. Definição exemplos e formas de exercer as habilidades assertivas de: lidar com a raiva, dizer não ir recusar, pedir mudança de comportamento, lidar com críticas fazer recusar aceitar. Exercícios práticos para o exercício de habilidades sociais assertivas.
3. Procedimentos, instrumentos e recursos de avaliação em Competência Social e Habilidades Sociais
Introdução a questões de avaliação. Justificativa da avaliação de CS&HS. O que e para que avaliar CS&HS. Como avaliar CS&HS: procedimentos de relato, de autorrelato e observação direta ou por meio de recursos de áudio e vídeo. Inventários, questionários e entrevistas. A questão da validade e confiabilidade e demais propriedades psicométricas. Descrição detalhada dos principais inventários de avaliação de Habilidades sociais: Inventário de habilidades sociais (IHS2-Del-Prette), Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette), Inventário de Habilidades Sociais Conjugais (IHSC-Villa&Del-Prette), Inventário de Habilidades Sociais para Idosos (IHSI-Del Prette), Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (IMHSC-Del Prette), Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS), Inventário de Habilidades Sociais para Familiares Cuidadores de Pacientes Psiquiátricos (IHS-FCPP), Inventário de Habilidades de Enfrentamento à Abstinência ao Álcool e outras Drogas (IDHEA-AD), Inventário de Habilidades Assertivas (ІНА), Recurso Interativo de Automonitoria (RIA).
4. Procedimentos, técnicas e recursos de promoção em Competência Social e Habilidades Sociais
Introdução ao módulo de promoção de CS&HS, questões gerais sobre treinamento versus promoção e sobre as condições a serem estruturadas para a promoção de CS&HS. Diferenciando métodos, técnicas, procedimentos e recursos para promoção de CS&HS. A abordagem cognitivo comportamental para a promoção de CS&HS. Componentes cognitivos da CS&HS. técnicas e procedimentos cognitivos. A centralidade da reestruturação cognitiva nas e abordagens cognitivas para a promoção de CS&HS. A terapia racional-emotivo-comportamental e a reestruturação cognitiva. Como é feita a reestruturação cognitiva no caso da promoção de CS&HS. Exemplos de pensamentos e crenças racionais e irracionais que afetam o desempenho socialmente competente. Manejo de diálogos internos errôneos e disfuncionais. O uso de exposição dialogada e instruções (Psicoeducação). A análise do comportamento aplicada a promoção de CS&HS. Descrição exemplos e como utilizar procedimentos e técnicas comportamentais: reforçamento e reforçamento diferencial, treino de discriminação e generalização, análise de contingências, treino de auto-observação e autoconhecimento, feedback como técnica de promoção de CS&HS, modelação para promover CS&HS, dessensibilização sistemática, relaxamento, ensaio comportamental e role-play, tarefas de casa na promoção da CS&HS. Os diferentes recursos que podem ser utilizados associados a técnicas e procedimentos diversos: vivências, filmes e seriados, vídeos e vinhetas, exercícios interativos, documentários, entrevistas, literatura de textos e livros paradidáticos, cartilhas, recursos e mensagens de áudio e vídeo, jogos de tabuleiro, games, quadrinhos, realidade virtual, exercícios de análise e desempenho, filmes, quadrinhos. Exemplos e instruções sobre como utilizar os diferentes recursos. O que é o método vivencial. Por que usar vivências. Procedimentos e técnicas associados ao método vivencial. Como utilizar o método vivencial. O que as vivências para CS&HS não são ou não devem ser. Vantagens do método vivencial. Recomendações ao facilitador. Focos de intervenção por meio do método vivencial. Estrutura descritiva das vivências: objetivos, materiais, procedimentos, variações e observações. Exemplos práticos de vivências publicadas. Procedimentos, técnicas e recursos utilizados por agentes educativos (pais, professores, terapeutas, treinadores) na promoção de CS&HS. Habilidades sociais parentais, educativas e terapêuticas que envolvem técnicas e procedimentos de promoção de CS&HS. Importância da assessoria a pais e professores como coadjuvantes do atendimento terapêutico em CS&HS. Formação do terapeuta em habilidades sociais e habilidades sociais terapêuticas para a efetividade do atendimento aos clientes com dificuldades interpessoais.
5. Implemente e monitore sua prática de promoção de Competência Social e Habilidades Sociais
O que são PBE (práticas baseadas em evidências de efetividade). O que é um programa de CS&HS (grupal e individual). Como se apresentam os programas de CS&HS em termos de PBE. Quais requisitos da CS&HS devem ser promovidos em programas efetivos de CS&HS. Como promovê-los. Planejamento de programas educativos e terapêuticos para atendimento ao cliente com dificuldades interpessoais, aplicando os conhecimentos veiculados no curso para a promoção de CS&HS. Planejamento de programa individual de CS&HS: etapas, sessões e estratégias. Planejamento de programa grupal de CS&HS: etapas, sessões e estratégias. Como conduzir programas individuais e grupais de promoção de CS&HS. Como conduzir as vivências e tarefas de casa. Orientações de condução de vivências para adultos (vídeo da autora). Exemplos de programa para crianças (videodocumentário da autora). Orientações para o estágio prático do curso. Recursos (fichas e inventários) e procedimentos para monitorar o processo e os resultados da prática de promoção de CS&HS na prática dos cursistas junto a seus clientes. Orientações para monitorar processo e resultados da prática. Orientações detalhadas para a condução do estágio prático do curso.
6. Revise e aperfeiçoe sua prática em Competência Social e Habilidades Sociais
Revise o processo e os procedimentos utilizados. Revise os resultados pretendidos x obtidos. Revise a sua atuação e habilidades sociais terapêuticas e educativas.
7. Amplie sua prática no campo da Competência Social e Habilidades Sociais
Esta disciplina apresenta um panorama geral das diferentes áreas de aplicação dos conhecimentos e práticas do campo da CS&HS sob a perspectiva adotada neste curso. São priorizadas as aplicações no campo da Psicoterapia, Saúde, Educação (do ensino infantil, ao fundamental e médio e ao ensino superior), Trabalho em diferentes contextos, Organizações corporativas e outros campos emergentes. Em cada um desses campos são enfatizadas as possíveis demandas e possibilidades de promoção de CS&HS por profissionais especialistas nessa área. Apresentação de modelos de atuação profissional no campo das habilidades sociais em diferentes setores de atividade e com diferentes focos de atuação como: família, Transtorno do Espectro Autista, Envelhecimento e Terceira Idade, Clínica adultos, Clínica Infantil, Adolescentes e violência no namoro, Casais e relações conjugais, Educação Especial entre outras.
8. Metodologia Científica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.
Pós-Graduação em Gestão Escolar: Coordenação Pedagógica, Supervisão e Orientação Educacional
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TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 6 meses
Portaria do Curso no MEC