Pós-Graduação
Pós-Graduação em Matemática na Educação Infantil e Nos Anos Iniciais
Educação
Carga Horária
400 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o curso
A Pós-Graduação em Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, visa a formação teórico-prática de educadores que atuam com alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais. Com uma carga horária total de 400 horas, o curso aborda os conceitos básicos da matemática inicial, bem como metodologias de ensino, práticas pedagógicas, recursos e estratégias para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da resolução de problemas e da aprendizagem significativa da matemática. O programa é direcionado a professores da Educação Infantil, dos Anos Iniciais, professores particulares, psicopedagogos e demais interessados em matemática inicial, com o objetivo de aprimorar suas habilidades e conhecimentos para um ensino mais eficaz e contextualizado.
O curso está estruturado em cinco módulos: Conceitos básicos da matemática inicial, Aprender para ensinar: matemática para professores, Ensinar para aprender: matemática na prática, Complementando o trabalho do professor e Metodologia científica. Os módulos abordam temas como letramento matemático, sistema de numeração decimal, senso numérico, contagem, estratégias de resolução de problemas, fundamentos da aritmética (adição, subtração, multiplicação e divisão), cálculo mental, estimativa, criação de ambientes matematizadores, geometria, sistema monetário, sistema de medidas, raciocínio lógico, planejamento de aulas, desenvolvimento de currículos, avaliação formativa e somativa, BNCC, dificuldades e transtornos de aprendizagem em matemática e metodologia científica.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
1. Conceitos básicos da matemática inicial
Este módulo aborda os conceitos básicos essenciais para uma aprendizagem efetiva da matemática na educação inicial. Inclui uma análise aprofundada do letramento matemático, destacando a importância da comunicação matemática oral e escrita. Exploramos o sistema de numeração decimal, com ênfase na compreensão das unidades, dezenas e centenas, além da manipulação de números decimais. O desenvolvimento do senso numérico é explorado em detalhes, com foco na compreensão de quantidades e relações numéricas. São apresentados os princípios de contagem e diversas estratégias para contar e resolver problemas, com aplicação prática em contextos do cotidiano. Fundamentos da aritmética, como adição, subtração, multiplicação e divisão, são discutidos, juntamente com técnicas para cálculo mental e estimativa. Por fim, exploramos a criação de um ambiente matematizador eficaz, que promova a exploração e o desenvolvimento matemático, além de métodos de avaliação para monitorar o progresso dos alunos.
2. Aprender para ensinar: matemática para professores
Este módulo tem como objetivo proporcionar aos professores uma revisão abrangente dos conceitos matemáticos fundamentais necessários para o ensino eficaz da matemática. Ele começa com uma revisão abrangente dos conceitos básicos da matemática e das operações aritméticas. Em seguida, enfatiza a retomada dos cálculos e procedimentos, garantindo que os professores estejam confortáveis e confiantes ao executar e ensinar os procedimentos matemáticos aos seus alunos. Além disso, aborda a compreensão das habilidades procedurais, fornecendo aos professores estratégias para ensinar os procedimentos de forma significativa, levando em consideração as diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos. O objetivo é capacitar os professores a transmitirem os conceitos matemáticos de maneira clara, eficaz e envolvente, preparando-os para promover uma aprendizagem matemática de qualidade em suas salas de aula.
3. Ensinar para aprender: matemática na prática
Este módulo oferece um guia abrangente, passo a passo, de todas as estratégias didáticas necessárias para o ensino eficaz da matemática em suas diversas áreas. Começando pelos cálculos, são exploradas estratégias para ensinar operações aritméticas básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão, além de técnicas para lidar com números decimais e frações. Em seguida, são abordadas estratégias para o ensino da geometria, incluindo conceitos de formas, perímetro, área e volume, com ênfase em atividades práticas e exploratórias. O sistema monetário é discutido em detalhes, com orientações sobre como ensinar o reconhecimento e o valor das moedas, bem como o cálculo de troco e o uso de dinheiro em situações do cotidiano. O sistema de medidas é explorado, com estratégias para ensinar unidades de medida padrão, como comprimento, peso, volume e tempo. Além disso, são apresentadas estratégias para o desenvolvimento do raciocínio lógico, incluindo a análise de padrões, relações e sequências numéricas. Por fim, são discutidas estratégias para a compreensão e resolução de problemas matemáticos, incluindo a identificação de informações relevantes, a formulação de estratégias de resolução e a interpretação e comunicação de resultados. O objetivo é capacitar os professores com um conjunto abrangente de ferramentas e técnicas para promover uma aprendizagem matemática significativa e eficaz em todas as áreas da disciplina.
4. Complementando o trabalho do professor
Este módulo aborda todos os aspectos essenciais do trabalho docente em matemática, desde o planejamento até a avaliação. São apresentadas formas eficazes de planejamento de aulas e unidades, levando em consideração as necessidades dos alunos e os objetivos de aprendizagem. Explora-se o desenvolvimento de currículos coerentes e alinhados com as diretrizes educacionais, com destaque para a análise e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Infantil e Anos Iniciais. Estratégias para a avaliação formativa e somativa são discutidas, juntamente com técnicas para correção de atividades e interpretação de resultados. Além disso, são exploradas as dificuldades e transtornos específicos relacionados ao ensino e aprendizagem da matemática, oferecendo-se recursos e estratégias para lidar com esses desafios. O objetivo é capacitar os professores com as habilidades e conhecimentos necessários para promover uma educação matemática de qualidade, garantindo o sucesso acadêmico de todos os alunos.
5. Metodologia científica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.
Pós-Graduação em Matemática na Educação Infantil e Nos Anos Iniciais
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC