Pós-Graduação
Pós-Graduação em Raciocínio Físico Integrado: da Fisiologia do Exercício à Prática
Educação
Carga Horária
360 h
Tempo de conclusão
A partir de 12 meses
Sobre o curso
A pós-graduação em Raciocínio Físico Integrado: da Fisiologia do Exercício à prática é um programa abrangente que visa capacitar profissionais de Educação Física a aprofundarem seus conhecimentos em fisiologia do exercício e sua aplicação prática na avaliação e prescrição de exercícios. O curso aborda desde os fundamentos da nutrição e bioenergética até a análise detalhada dos sistemas cardiovascular, pulmonar e musculoesquelético, além de fornecer ferramentas para a elaboração de programas de treinamento personalizados. Com uma metodologia que integra teoria e prática, o curso capacita os profissionais a atuarem de forma mais eficiente e segura, embasados em conhecimentos científicos atualizados. A pós-graduação em Raciocínio Físico Integrado é ideal para profissionais que buscam aprimorar suas habilidades e conhecimentos, destacando-se no mercado de trabalho e oferecendo um serviço de alta qualidade aos seus clientes.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
1. Nutrição: Base para o Desempenho Humano
Fontes de energia para o exercício: carboidratos, lipídeos e proteínas.
2. Bioenergética: Produção de Energia e Exercício
Vias metabólicas envolvidas na produção de energia. Bioenergética: metabolismo anaeróbio alático e lático, metabolismo aeróbio. Capacidade de trabalho anaeróbio e aeróbio.
3. Bioenergética: mobilização de gorduras e proteínas no exercício
Vias metabólicas envolvidas na produção de energia. Metabolismo de lipídeos. Metabolismo de proteínas.
4. Regulação e Integração Cardiovascular
Estrutura e função dos sistemas cardiovascular. Regulação intrínseca e extrínseca da frequência cardíaca. Distribuição do sangue. Resposta integrada ao exercício. Débito cardíaco (repouso e em exercício). Ajustes cardiovasculares ao exercício.
5. Componentes do sistema tubular
Resposta da pressão arterial ao exercício. Mecanismo de controle da pressão arterial.
6. Aspectos cardiopulmonares do exercício
Estrutura e função cardiopulmonar (anatomia da ventilação, mecânica da ventilação, volumes e capacidades pulmonares, função pulmonar, aptidão aeróbia e desempenho no exercício). Permuta e transporte de gases (concentrações e pressões parciais dos gases, permuta gasosa nos pulmões e tecidos, transporte de oxigênio e de dióxido de carbono no sangue). Dinâmica da ventilação pulmonar (regulação da ventilação durante o exercício, ventilação pulmonar durante o exercício, VO2máx).
7. Músculo esquelético: estrutura e função
Estrutura macroscópica do músculo esquelético. Alinhamento das fibras musculares. Mecanismo da contração muscular. Tipos de fibras musculares.
8. Aspectos neuromusculares e da força
Organização do sistema neuromotor. Inervação do músculo. Características funcionais da unidade motora. Receptores nos músculos, articulações e tendões.
9. Sistemas energéticos e fadiga
Fadiga muscula e fadiga central. Hipóteses relacionadas à fadiga durante o exercício.
10. Conceituação geral
Conceitos e fundamentos da avaliação física. Etapas e organização da avaliação física. Finalidades da avaliação física. Medir, testar e avaliar. Recomendações para a avaliação física.
11. Avaliação da composição corporal e antropométrica
Classificação da composição corporal. Métodos diretos, indireto e duplamente indireto para análise da composição corporal. Massa corporal. Estatura.
12. Medidas antropométricas: circunferências e pregas cutâneas
Pontos anatômicos. Circunferências (perímetro). Pregas cutâneas. Diâmetros ósseos.
13. Protocolos mais utilizados no cálculo do percentual de gordura corporal.
Protocolos mais utilizados no cálculo do percentual de gordura através das dobras cutâneas. Cálculo do peso ideal. Impedância bioelétrica (BIA).
14. Avaliação da Aptidão Cardiorrespiratória
Conceito de VO2máx. VO2máx absoluto e relativo. Teste de campo. Fórmulas para estimar a frequência cardíaca máxima. Estimar a pressão arterial. Como utilizar a escala de percepção subjetiva de esforço (escala de Borg). Relação da frequência cardíaca e o VO2máx. Cálculo da intensidade a partir do percentual de VO2máx e percentual de frequência cardíaca. Cálculo da zona alvo de treino.
15. Avaliação física completa (prática)
Anamnese. PAR-Q. Antropometria. Resistência muscular. Flexibilidade. Análise postural estática. Avaliação cardiorrespiratória. Planejamento.
16. Princípios do treinamento esportivo
Princípio da individualidade biológica. Princípio da adaptação. Princípio da sobrecarga. Princípio da continuidade. Princípio da especificidade. Princípio da reversibilidade. Princípio da progressão.
17. Como montar uma periodização
Macrociclo. Mesociclo. Microciclo.
18. Exercícios práticos e ação muscular (prático)
Ação muscular dos principais exercícios da musculação.
19. Metodologia Científica
Pós-Graduação em Raciocínio Físico Integrado: da Fisiologia do Exercício à Prática
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 12 meses