Pós-Graduação

Pós-Graduação em Análise Psicocomportamental com Ênfase em Linguagem Silenciosa

Saúde

Sobre o curso

 

A Pós-Graduação em Análise Psicocomportamental com ênfase em Linguagem Silenciosa é um programa inovador que capacita profissionais de diversas áreas, como psicologia, psiquiatria, terapia e educação, a desvendar os segredos da comunicação não verbal e utilizá-la como ferramenta poderosa em sua prática profissional. Aprenda a identificar emoções, interpretar comportamentos e construir relações mais eficazes por meio da Linguagem Silenciosa, expandindo suas habilidades de comunicação, persuasão e influência.

 

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto

Coordenador Técnico/Científico: Ricardo Ribeiro Ventura

 

1. Linguagem Silenciosa

Nesta disciplina o aluno vai aprender as bases e o surgimento da Linguagem Silenciosa, as emoções universais de Paul Ekman, além das principais ferramentas como Rapport, Escuta Consciente, Mapa Mental das Pistas Oculares e do Protocolo V.E.N.T.U.R.A. de análise. Tudo isso para entregar ao aluno um arcabouço de conhecimento e como analista poder utilizar do poder da Linguagem Silenciosa em seu dia-a-dia acoplando em sua expertise.

 

2. Antropologia

Nesta disciplina os alunos serão conduzidos a uma jornada de conhecimento e reflexão sobre a complexidade da natureza humana ao longo da história da filosofia. Desde as visões espiritualistas de Platão e Aristóteles até as abordagens naturalistas de Hobbes e Spinoza, passando pela visão racionalista de Kant, também serão apresentadas as diferentes concepções filosóficas do homem. O objetivo final é capacitar os alunos a analisar criticamente as diversas perspectivas sobre a natureza humana, integrando esse conhecimento em seu repertório profissional de forma reflexiva e fundamentada.

 

3. Sociologia

Nesta disciplina, os alunos serão conduzidos por uma jornada que explora profundamente a natureza do homem como ser social e as complexidades das relações humanas. Iniciando com a reflexão sobre se "o inferno são os outros", abordaremos o problema do aparecimento do Outro como potencial ameaça ao Eu, examinando as perspectivas de filósofos como Jean-Paul Sartre, Thomas Hobbes e Nicolau Maquiavel. Além disso, mergulharemos nas concepções de Aristóteles sobre o Zoon Politikon e de Platão sobre a Pólis, destacando a importância da comunidade na constituição do indivíduo. Abordaremos a necessidade do outro em nossas vidas, como destacado por Aristóteles, e exploraremos a alteridade como um elemento constitutivo do homem, conforme analisado por Emmanuel Levinas. Ao discutir as formas de interação, enfocaremos especialmente a amizade, tanto segundo Aristóteles quanto segundo C. S. Lewis, reconhecendo-a como fundamento de uma sociedade sólida. Além disso, contemplaremos a família como a primeira sociedade e o trabalho como elemento formador da personalidade e ocasião de desempenho do papel social. Introduziremos os fundamentos da sociologia, explorando o estudo da sociedade, sua definição, características e o papel do bem comum como seu fim. Investigaremos também o papel da autoridade na sociedade, a diferença entre sociedade e Estado, e os diferentes grupos sociais ao longo da breve história da sociologia, desde os filósofos clássicos até os pensadores contemporâneos como Weber, Durkheim e Marx. Finalmente, abordaremos questões éticas e morais, incluindo definições de cultura, ética e moral, e o papel das virtudes na promoção do agir moral.

 

4. Pedagogia

Nesta disciplina, os alunos serão guiados através dos primórdios da pedagogia, explorando o nascimento da educação da criança na Grécia antiga e a importância das 5 dimensões da criança para a formação da pessoa humana como única e irrepetível. Será discutida a relevância da educação da afetividade e do desenvolvimento da autoconsciência da pessoa humana, assim como a influência dos temperamentos e a comunicação eficaz com a criança. Serão abordadas as consequências de não educar corretamente e as possíveis soluções para essas desordens humanas, destacando o papel crucial da família no desenvolvimento da pessoa humana e a diversidade de modelos familiares que permeiam a sociedade contemporânea. Será uma jornada rica e esclarecedora sobre a complexidade e a importância da educação na formação integral do ser humano.

 

5. Filosofia

Nesta disciplina, os alunos serão conduzidos a mergulhar nos conceitos fundamentais da filosofia, partindo da origem na admiração até o desenvolvimento do amor à sabedoria e as virtudes do filósofo na vida intelectual. Serão explorados os métodos: hermenêutico (histórico) e analítico (conceitual) como formas de interpretação e investigação filosófica. Além disso, serão abordadas as ciências práticas, como ética, política, poética e técnica, assim como as ciências teóricas, como ontologia, epistemologia e lógica. Serão discutidas as anti-filosofias, como sofística, positivismo e relativismo, e será feito um percurso histórico da filosofia clássica, abordando figuras como Sócrates, Platão, Aristóteles, Agostinho, Aquino e suas contribuições filosóficas. O estudo se estenderá até a filosofia moral e política moderna, incluindo correntes como o utilitarismo, o liberalismo libertário e igualitário, a razão pública, o comunitarismo, a liberdade e a razão prática. Será uma jornada fascinante para compreender a evolução do pensamento filosófico ao longo da história e suas implicações na contemporaneidade.

 

6. Storytelling

Nesta disciplina, os alunos serão conduzidos a explorar o poder do storytelling por meio da análise da jornada do herói, das narrativas ocultas que cativam a audiência e da estrutura dos 3 atos que sustentam enredos envolventes. Serão discutidos os diferentes arquétipos presentes nas histórias e a complexa relação entre dialética e sofisma na construção narrativa. Além disso, serão abordados os gatilhos mentais que capturam a atenção do público e a humanização da vilania.

 

7. Psicanálise

Nesta disciplina, os alunos serão guiados através de uma jornada para compreender a formação e desenvolvimento da Psicanálise desde o seu surgimento em meio à histeria do século XIX até a parceria entre Freud e Breuer, marcada pela aplicação da hipnose e do método catártico nos tratamentos. Será explorado o processo d abandono da hipnose em favor da associação livre, revelando as complexidades do conflito psíquico, dos mecanismos de defesa e das resistências psicológicas. O curso abordará o desenvolvimento psicossexual humano, destacando o papel crucial da sexualidade na origem das neuroses, a descoberta da sexualidade infantil e as diferentes fases do desenvolvimento psicossexual, incluindo a fase oral, anal-sádica, fálica, o período de latência e a fase genital, bem como a importância do complexo de Édipo nesse contexto. Serão discutidas as manifestações do inconsciente, as particularidades do pensamento inconsciente, atos falhos e sonhos, bem como as características dos modelos de mente propostos por Freud, como o Id, Ego e Superego, os mecanismos de defesa, incluindo o recalque, e como esses mecanismos se manifestam nos modos neurótico, psicótico e no cotidiano. Será uma imersão profunda e esclarecedora no universo da Psicanálise.

 

8. Psicologia

Nesta disciplina o aluno irá aprender sobre a evolução da psicologia ao longo do tempo, desde suas origens filosóficas até o desenvolvimento como ciência autônoma. Serão abordados os principais autores e suas contribuições para o campo da psicologia, destacando suas teorias e pesquisas que moldaram o entendimento da mente humana. Além disso, o curso fornecerá noções essenciais sobre psicopatologias, permitindo ao aluno compreender os transtornos mentais mais comuns, suas manifestações trazendo uma visão abrangente e fundamentada da psicologia.

 

9. Psiquiatria

Nesta disciplina, o aluno será imerso na fascinante jornada pela história da psiquiatria, explorando sua evolução ao longo dos tempos. Serão abordados temas cruciais, como os diferentes tipos de transtornos de personalidade, incluindo os do Cluster A e C, e do Cluster B, proporcionando uma compreensão profunda das características e manifestações de cada um. Além disso, serão discutidos os transtornos do humor e os transtornos psicóticos, oferecendo uma visão abrangente das condições que afetam a saúde mental.

 

10. Neurociências

Nesta disciplina, o aluno irá aprender sobre a complexidade e funcionamento do sistema nervoso, desde a introdução ao seu papel fundamental até a compreensão aprofundada da neurofisiologia e neuroanatomia. Além disso, serão exploradas as interações entre neurociências e emoções, proporcionando um entendimento abrangente sobre como o cérebro influencia e é influenciado pelas nossas experiências emocionais.

 

11. Programação Neurolinguística

Nesta disciplina, o aluno será introduzido aos fundamentos da Programação Neurolinguística, explorando os princípios e técnicas que regem essa abordagem. A compreensão do Mapa e Metaprogramas, juntamente com a análise da Geração de Crenças e das Submodalidades, permitirá ao aluno mergulhar em estratégias eficazes de comunicação e mudança de padrões mentais. O estudo do Metamodelo e a compreensão de que todo comportamento tem uma intenção positiva serão essenciais para a aplicação prática dos conceitos aprendidos, capacitando o aluno a atuar de forma mais consciente e eficaz na análise psico-comportamental da Linguagem Silenciosa.

 

12. Metodologia Científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

 

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Análise Psicocomportamental com Ênfase em Linguagem Silenciosa

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC