Pós-Graduação

MBA em Gestão de Serviço Privado de Imunização Humana

Gestão

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Rafael Tavares Da Hora

Sobre o curso

 

O MBA em Gestão de Serviço Privado de Imunização Humana capacita profissionais da área da saúde a gerenciar com excelência serviços privados de imunização, aliando conhecimentos técnicos em imunizações a uma sólida base em gestão empresarial. O curso aborda desde os conceitos introdutórios sobre o método de imunização, passando pela gestão de projetos de implantação e legislações pertinentes, até tópicos avançados de gestão. O módulo "Introdução ao método" apresenta a finalidade da pós-graduação, as vantagens competitivas do serviço privado de imunização, custos, investimento e margem de lucro, além de discutir a adesão do paciente e os obstáculos enfrentados pelo médico. No módulo "Gestão do projeto de implantação" serão abordados os requisitos para a estruturação da clínica, incluindo planta baixa, revestimentos, mobiliário, equipamentos, climatização, sinalização, decoração, gestão de resíduos e outros aspectos práticos. O módulo "Leis e resoluções em imunizações" oferece uma análise completa da legislação brasileira que regulamenta a imunização, incluindo resoluções da Anvisa, leis federais, resoluções de conselhos profissionais e documentos para regularização de serviços privados de vacinação. Já o módulo "Conceitos gerais em imunizações" explora temas como conflitos de interesse, ética, bases imunológicas, desenvolvimento e produção de vacinas, farmacovigilância, rede e cadeia de frio, entre outros.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto

Coordenador Técnico/Científico: Rafael Tavares da Hora

 

1. Introdução ao método

Apresentação da finalidade da pós-graduação; vantagens competitivas do serviço privado de imunização na clínica particular do médico; investimento; custos; margem de lucro; adesão do paciente; obstáculos do médico.

 

2. Gestão do projeto de implantação

Apresentação dos requisitos mínimos; estudo da planta baixa; revestimento; bancada e pia de lavagem; mobiliário; refrigerador de vacinas, freezer e bobinas de gelo; caixas térmicas e termômetros; climatização da sala; sinalização interna; decoração; gestão de resíduos sólidos em saúde; aquisição de eletrônicos; gestão de materiais descartáveis e não descartáveis; utilização de mecanismos de redução de dor; apresentação de kit de urgência.

 

3. Leis e resoluções em imunizações

Estudo das leis e resoluções que regulamentam a imunização no Brasil; resolução nº 197 da diretoria colegiada da agência nacional de vigilância sanitária; resolução nº 50 da diretoria colegiada da agência nacional de vigilância sanitária; a importância da portaria conjunta ANVISA – FUNASA; lei federal nº 14.675 dispõe sobre o funcionamento de serviços privados de vacinação humana; lei federal n º 7.498 que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências; apresentação das resoluções do conselho federal de medicina, do conselho federal de enfermagem, do conselho federal de farmácia, do conselho federal de biomedicina; apresentação dos documentos necessários para regularização de serviço privado de vacinação.

 

4. Conceitos gerais em imunizações

Conflitos de interesse; interesse público e interesse privado; ética em imunizações; bases imunológicas; desenvolvimento e produção de vacinas; farmacovigilância; perda de vacinas; perda de oportunidade vacinal; confiança em vacinas e hesitação vacinal; rede e cadeia de frio.

 

5. Imunobiológicos

Vacinas para prevenção de tuberculose; COVID-19; dengue; difteria, tétano e coqueluche; poliomielite; febre amarela; febre tifóide; influenza; hepatite A e B; herpes zoster; papilomavírus humano; meningite meningocócica; pneumonia; sarampo, caxumba, rubéola e varicela; raiva humana; gastroenterite viral; vírus sincicial respiratório.

 

6. Calendários de imunização humana

Apresentação dos calendários da sociedade brasileira de imunizações e do programa nacional de imunizações; calendário infantil; calendário do adolescente; calendário do adulto; calendário da gestante; calendário do idoso; calendário de pacientes especiais.

 

7. Gestão de pessoas

Perfil da vaga; seleção e recrutamento; capacitação em conceitos básicos de vacinação; conservação, armazenamento e transporte; preparo e administração segura; gerenciamento de resíduos; registros relacionados à vacinação; processo de investigação e notificação de evento adverso; calendário nacional de vacinação; higienização das mãos; conduta a ser adotada frente às intercorrências.

 

8. Gestão de tecnologia da informação

Software para imunizações; configurações; usuário; importação de pacientes e aplicações; configuração da clínica; cadastro de pacientes; carteira de vacinação; controle de estoque; vacinas e fabricantes; aplicações; fechamento de caixa; emissão de notas fiscais.

 

9. Gestão de processos

Definição de cotação de vacinas; recebimento de vacinas; conservação de vacinas; armazenamento de vacinas; transporte de vacinas, preparo de vacinas; administração de vacinas pela via intramuscular, subcutânea, intradérmica e via oral; registro de vacinas; aprazamentos; notificação de evento adverso; notificação de erro vacinal; condutas nas urgências após vacinação; gerenciamento de resíduos; acidente pérfuro-cortante; planos vacinais; impressos em imunizações; vacinação intramuro e extramuro; conferência de estoque de vacinas e estoque geral; plano de contingenciamento para queda de energia elétrica; higienização da sala de vacinação, superfícies e refrigerador de vacinas.

 

10. Gestão financeira

Definição de preço e valor; apresentação de estratégias para agregar valor ao serviço privado de imunização; demonstrativo do resultado do exercício; apresentação do orçamento projetado e realizado; pesquisa de mercado; cotação de preço de imunobiológico nos fornecedores; Precificação.

 

11. Gestão de marketing

Redes sociais; e-mail marketing; prescrição interna; aprazamento e revacinação; relacionamento médico; site na internet; campanhas de vacinação.

 

12. Metodologia Científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

Pós-Graduação

MBA em Gestão de Serviço Privado de Imunização Humana

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC