Pós-Graduação
MBA em Créditos de Carbono
Gestão
Carga Horária
450 h
Tempo de conclusão
A partir de 6 meses
Sobre o curso
O MBA em Créditos de Carbono, oferece uma capacitação prática para profissionais de qualquer área que desejam ingressar no crescente Mercado de Créditos de Carbono. O programa, com 450 horas de duração, aborda os aspectos essenciais desse mercado, incluindo a legislação, os tipos de projetos, as metodologias de elaboração e comercialização, os estudos de viabilidade, o inventário de GEE, a precificação e as oportunidades em diferentes setores, como florestas, agropecuária e energia.
O curso é estruturado em cinco módulos: Mercado e projetos de créditos de carbono, Projetos de créditos de carbono em florestas e agropecuária, Estudos de viabilidade, inventário de gee e propostas de projetos, Legislações jurídicas e científicas e Metodologia científica. Os participantes terão a oportunidade de aprender com especialistas renomados, como a coordenadora Lorena Dambiski, MSc., e o Dr. Carlos Roberto Sanquetta, com ampla experiência em projetos de créditos de carbono. O conteúdo abrange desde a origem do mercado, as mudanças climáticas, o Protocolo de Quioto, o Acordo de Paris, os diferentes tipos de mercado, os padrões VERRA, as metodologias de elaboração de projetos, os cases de sucesso, a comercialização de créditos, a precificação, as perspectivas do mercado, os projetos REDD, a agricultura e pecuária no contexto do carbono, os inventários de GEE em florestas e os aspectos jurídicos e legais do ESG, das mudanças climáticas e do mercado de carbono.
A metodologia de ensino combina videoaulas gravadas e editadas, slides em PDF, leitura de artigos e materiais complementares, estudos de caso, exercícios avaliativos e mentoria ao vivo. A avaliação do aprendizado é realizada por meio de uma prova com 10 perguntas de múltipla escolha, abrangendo todos os módulos, com nota mínima para aprovação de 6,0. O MBA em Créditos de Carbono prepara os alunos para atuarem nesse mercado promissor, seja na elaboração e gestão de projetos, na consultoria, na comercialização de créditos ou em outras áreas relacionadas à sustentabilidade e à mitigação das mudanças climáticas.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
1. Mercado e projetos de créditos de carbono
A origem do mercado de créditos de carbono; As mudanças climáticas; Do protocolo de quioto ao acordo de paris; Os diferentes tipos de mercados de carbono; Mercados regulados de carbono; O mdl e o mds; Mercados voluntários de carbono; Os padrões verra; O mercado de carbono na américa latina; Formas de atuação no mercado de carbono. Como iniciar, o ciclo do projeto; Consideração prévia; A elaboração do pin (project idea note); Exemplos de pin; Elaboração de pd/pdd; Exemplos de pd/pdd; Validação, verificação e certificação; Monitoramento; Emissão dos créditos de carbono; Formas de atuação na elaboração de projetos. Tipologias de projetos de créditos de carbono; Exemplo de projetos de energia eólica; Exemplo de projeto de energia de biomassa; Exemplo de projeto de tratamento de efluentes de abatedouro de bovino; Exemplo de projeto de aterro sanitário; Exemplo de projeto de suinocultura; Exemplo de projeto de reflorestamento; Exemplo de projeto redd; Outros tipos de projetos; Projetos com maior potencial. Formas de comercializar créditos de carbono no mercado; Compradores e vendedores; Acordo de confidencialidade; Contratos de compra e venda de créditos de carbono; Market places; Preços dos créditos de carbono; Comissionamento; Perspectivas no mercado de créditos de carbono na américa latina; Perspectivas do mercado de créditos de carbono.
2. Projetos de créditos de carbono em florestas e agropecuária
A essência do redd; Mercado de carbono para redd: verra, vcs, redd framework, ccb; Projetos redd na plataforma verra; Metodologia para projetos redd; Região de referência, cinturão e área de manejo de vazamento, risco de não permanência, outros; A nova metodologia vm0048; Módulo vmd0055; Ferramenta vt0001; Ferramenta de risco de não permanência; Perspectivas de redd para a américa latina. Atividades agropecuárias no contexto de créditos de carbono; Categorias de projetos; Emissão e remoção de gee em propriedades rurais; Plano abc do brasil; Padrões e metodologias do mercado; Metodologia vm 0042; Plataformas de carbono nas atividades agropecuárias; Exemplo de projeto 1; Exemplo de projeto 2; Perspectivas de projetos agrícolas e pecuários na américa latina. As florestas e as mudanças climáticas; Metodologias aplicadas aos inventários de carbono em florestas; Como planejar um inventário de carbono em florestas; Como quantificar o carbono; Quantificando o carbono nas biomassas acima e abaixo do solo; Quantificando o carbono na serapilheira; Quantificando o carbono na madeira morta; Quantificando o carbono nos solos; Quantificando o carbono em produtos florestais (hwp); Modelagem; Geotecnologias.
3. Estudos de viabilidade, inventário de gee e propostas de projetos
Introdução: conceitos, áreas temáticas em sustentabilidade e critérios esg; Elementos e passo-a-passo na elaboração de projetos; Business plan; Definindo o escopo e a estrutura do projeto; Materiais, métodos, procedimentos, tecnologias; Recursos e insumos necessários à execução do projeto; O cronograma; O orçamento; Apêndices, anexos, referências; A viabilidade técnica do projeto; A viabilidade econômico-financeira do projeto; Aspectos sociais, legais, regulatórios e de governança; Captação de recursos e financiamento; Ferramentas, aplicações e softwares de gestão de projetos; Análise de risco; Resultados esperados, impactos, indicadores; Exemplo; Síntese da disciplina. Como elaborar uma proposta; Como precificar uma proposta; Tipos de propostas no mercado de carbono; Cases: proposta de inventário de emissões de gee; Proposta de pin; Proposta de pd/pdd; Proposta em projetos redd; Propostas de consultoria e outros negócios. Mudanças climáticas e acordos internacionais; Gestão de carbono e os inventários de gee; Guias do painel intergovernamental sobre mudanças climáticas; Inventários de emissões de gee – metodologias: metodologia ghg protocol; Outras metodologias; Normas abnt nbr iso 14.064 e outras normas afins; Exemplos práticos de cálculos, relatórios e processo de auditoria: exercício com a ferramenta ghg protocol; Exemplos de inventários de gee; Exemplo de inventário de um banco; Exemplo de inventário de uma empresa florestal; Estruturação do relatório de auditoria; Monitoramento e ações de descarbonização; Especificação para demonstração de neutralidade de carbono - abnt pr2060; Perspectivas e oportunidades.
4. Legislações jurídicas e científicas
Aspectos jurídicos e legais sobre esg, mudanças climáticas e mercado de carbono. Metodologia científica.
5. Metodologia científica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.
MBA em Créditos de Carbono
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 6 meses
Portaria do Curso no MEC