Pós-Graduação

MBA em Finanças Corporativas e Mercado Financeiro

Finanças

Sobre o MBA em Finanças Corporativas e Mercado Financeiro

 

A MBA em Finanças Corporativas e Mercado Financeiro tem como objetivo preparar o aluno para assumir desafios e gerar valor crescente para a sua organização, para assumir posições de maior responsabilidade na empresa. Neste sentido, proporcionará uma visão integrativa da empresa e de seu relacionamento com o ambiente externo, possibilitando mais rentabilidade, liquidez e capital de giro para as organizações.

 

O curso foi estruturado para os profissionais que buscam aprimorar sua atuação na área financeira de empresas de diferentes portes; em operações no mercado de capitais e financeiro; mercado de capitais; na análise orçamentária e fiscal entre outros.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Administração Financeira | 40H

Introdução à administração financeira. Demonstrativos financeiros e sua análise. Decisões de investimentos de longo prazo e estimativa dos fluxos de caixa nas decisões de investimentos. Custo de capital e criação de valor. Critérios de avaliação econômica de investimentos. Administração do Capital de Giro. Planejamento e Controle Financeiro. Gestão baseada no valor.

2. Economia e Mercado | 40H

Conceito de economia e os sistemas econômicos. O sistema de economia e mercado. Produção e mercado. A empresa x produção. Os custos e a remuneração dos fatores de produção. Mercado, preços e elasticidade. Concorrência, monopólio e oligopólio. Renda Nacional (enfoque macroeconômico). O emprego e distribuição de renda. Política fiscal. Comércio internacional. Mercado de câmbio. Desemprego.

3. Mercado Financeiro e de Capitais | 40H

Visão econômica e dos mercados financeiros e de capitais. Conceitos econômicos. Políticas econômicas. Sistema Financeiro Nacional. Mercados financeiros. Mercado de capitais. Segmentos do mercado de capitais. Aplicações financeiras. Investimentos das Sociedades Anônimas.

4. Finanças Corporativas | 60H

Custo de Capital; Retorno de Projetos; Administração da Liquidez; Administração de Capital de Giro, Alavancagem e Risco.

5. Análise das Demonstrações Financeiras | 60H

Princípios da contabilidade. Evolução da contabilidade. Estudo do patrimônio de uma entidade. Estrutura das demonstrações financeiras. Balanço Patrimonial. Classificação das contas do Ativo e do Passivo. Demonstração do Resultado do Exercício. Demonstração de Lucros e Prejuízos. Demonstração do Fluxo de Caixa. Demonstração do Valor Adicionado. Análise das demonstrações financeiras. Processos de análise. Modelos de análises.

6. Fundamentos de Contabilidade | 40H

A contabilidade. O Patrimônio. Contas e escrituração. Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial. Demonstração do Resultado. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstração do Fluxo de Caixa. Fundamentos de custos. Análise das demonstrações financeiras.

7. Contabilidade Geral | 40H

Evolução histórica da contabilidade. Conceitos básicos de contabilidade, patrimônio, contas, escrituração, demonstrações contábeis, Balanço Patrimonial, operações com mercadorias e outras informações contábeis importantes para tomada de decisão do gestor.

8. Análise Orçamentária e Fiscal | 40H

Conexão entre o controle, o planejamento, o orçamento, a área fiscal, as medidas de desempenho e as demonstrações contábeis projetadas. O conceito e a importância do controle para as empresas, a implementação de estratégias que desencadeiam um processo de gestão de tarefas, a fim de proporcionar um melhor desempenho das organizações. A importância do orçamento como uma peça gerencial que proporciona à empresa o controle financeiro de suas atividades. O conjunto de peças de gestão que permite projetar as demonstrações contábeis e analisar o resultado futuro das empresas.

9. Controladoria | 40H

Conceitos relacionados à empresa e à controladoria. Controller e suas funções. Sistemas empresariais: modelo de gestão, de decisão, de informação e de mensuração. Teoria da agência. Sistemas de informação. Tipos de planejamento. Sistemas de controle interno. Controle orçamentário. Controle de custos. Controle de preços de transferências. Formação do preço de venda. Avaliação de desempenho: análise econômica e financeira. Economic Value Added. Market Value Added. Balanced Scorecard.

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Conclusão mínima de 4 meses

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Investimento

Cartão de crédito

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Boleto parcelado

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Boleto à vista

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