Pós-Graduação

MBA em Gestão de Negócios

Gestão

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Dr. Roberto Marx

1. Fundamentos de gestão

Exploração dos principais conceitos e teorias de gestão, incluindo estruturas organizacionais e comunicação empresarial como ferramenta estratégica.

2. Estratégia e métricas de gestão

Definição de missão, visão e modelo de negócio, análises estratégicas e desenvolvimento de métricas para monitoramento de desempenho.

3. Análise de dados aplicada

Utilização de técnicas analíticas para tomada de decisões empresariais, incluindo visualização de dados e criação de dashboards.

4. Marketing estratégico e marketing digital

Estratégias para gestão de marcas, planejamento de campanhas digitais e experiência do cliente.

5. Gestão de customer success: estratégias para reter e fidelizar clientes

Desenvolvimento de estratégias para retenção e fidelização de clientes com base em indicadores de sucesso e mapeamento da jornada do cliente.

6. Finanças corporativas

Gestão de orçamentos, análise de fluxos de caixa, avaliação de investimentos e indicadores de desempenho financeiro.

7. Gestão de operações, indústria 4.0 e supply chain

Exploração de práticas inovadoras na gestão de operações e cadeia de suprimentos, alinhadas aos conceitos de Indústria 4.0.

8. Gestão e estratégia para transformação digital

Análise de estratégias para adaptação digital em negócios, com foco em inovação tecnológica e competitividade.

9. Projeto e mudança organizacional

Abordagem de ferramentas e metodologias para gestão de mudanças organizacionais e estruturação de projetos empresariais.

10. Gestão de projetos

Técnicas de gestão de projetos com base em frameworks ágeis e tradicionais, incluindo gerenciamento de riscos e cronogramas.

11. Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade

Exploração do papel da inovação e do empreendedorismo em iniciativas sustentáveis, com foco em geração de valor para negócios.

12. Ética, sustentabilidade e governança empresarial

Discussão sobre práticas éticas e sustentáveis, com análise de governança corporativa e compliance empresarial.

13. Gestão de pessoas e comportamento organizacional

Gestão de talentos, liderança, comunicação interna e práticas para fortalecimento da cultura organizacional.

14. Soft skills para o gestor

Desenvolvimento de habilidades interpessoais, como inteligência emocional, comunicação eficaz e resolução de conflitos.

15. Inteligência artificial e tecnologias emergentes para gestão de negócios

Exploração de tecnologias como inteligência artificial e machine learning aplicadas à gestão estratégica de negócios.

16. Desenvolvimento de carreira e coaching

Planejamento de carreira, técnicas de coaching e desenvolvimento pessoal para gestores e líderes empresariais.

17. Projeto prático aplicado (business case)

Elaboração de um business case que integre os conceitos e práticas aprendidos durante o curso, com aplicação no ambiente organizacional.

18. Planejamento estratégico

Definição de metas estratégicas, análise de cenário e desenvolvimento de planos de ação para alcançar os objetivos organizacionais.

19. Cenário econômico e comércio internacional

Análise de cenários econômicos globais, políticas comerciais e estratégias para inserção de negócios no mercado internacional.

20. Metodologia científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

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Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

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