Pós-Graduação

MBA em Gestão Social

Gestão

Sobre o MBA em Gestão Social

 

O terceiro setor da economia é caracterizado pelo conjunto das organizações sem fins lucrativos, aquelas que existem para empreender projetos sociais. Mas esses projetos não estão restritos apenas a essas organizações. Empresas comerciais também podem, devem e têm empreendido inúmeros projetos de cunho social como estratégia para fortalecerem suas marcas, rentabilizando-se com a dedução de impostos. Por incrível que pareça, o volume de recursos financeiros movimentados por empresas e organizações sociais sem fins lucrativos é assombroso. Os cargos executivos dessas organizações são muito bem remunerados. Por isto, fazer um MBA em Gestão Social é uma decisão inteligente e estratégica para a sua carreira de executivo. Este MBA desenvolve competências e habilidades de gestão para o terceiro setor, um campo de trabalho emergente e promissor em organizações sociais nacionais e estrangeiras, o que representa um enorme diferencial competitivo para você concorrer a essas posições.

 

O MBA em Gestão Social vai lhe proporcionar uma especialização lato-sensu de altíssimo nível no eixo de gestão e negócios para o terceiro setor. Este MBA abre portas em praticamente todas as organizações sociais sem fins lucrativos, assim como em empresas e grupos econômicos que empreendem projetos sociais de larga envergadura, com inúmeras oportunidades para ocupar cadeiras de gestão executiva à frente de departamentos e diretorias dessas organizações. O curso aborda conhecimentos e temas específicos e transversais à área de gestão, além de importantes ferramentas para o processo gerencial e decisório, tais como: gestão de projetos; análise de viabilidade econômica de projetos; meio ambiente e sustentabilidade; sistemas de informações gerenciais; educação em direitos humanos, além de, claro, técnicas e ferramentas de gestão do terceiro setor.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Introdução à EAD | 40H

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

2. Pensamento científico | 40H

A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.

3. Educação em direitos humanos | 40H

Tratados internacionais de direitos humanos. Regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira. Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. Direitos humanos no ambiente educacional. Educação em direitos humanos na educação não escolar. Desafios e tendências da educação em direitos humanos.

4. Segurança, meio ambiente, saúde e responsabilidade social | 40H

Segurança do Trabalho e Normas Regulamentadoras. Riscos Ocupacionais. Prevenção de Acidentes no Trabalho. CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. Primeiros Socorros. Ecologia e Preservação do Meio Ambiente. Prevenção e combate a incêndio. Norma ISO 14.000. ISO 26.000. Projeto de Responsabilidade Social.

5. Sistemas de informações gerenciais | 40H

Teoria geral dos sistemas (TGS). Conceito de sistemas de informação. Componentes da informação. Gestão da tecnologia da informação. Sistemas de informação pela organização. Sistemas de tomada de decisão (SIG, DSS e EIS). Customer Relationship Management (CRM). Supply chain management (SCM). Tecnologia e inteligência empresarial. Conceito de inteligência empresarial. Data mining e data warehouse. ferramentas OLAP. Business Intelligence. Planejamento estratégico de tecnologia da informação. Planejamento estratégico de TI. Enterprise Resource Planning (ERP).

6. Gestão de projetos | 40H

Metodologia de gestão de projetos. Ciclo de vida da gestão de projetos. Planejamento e organização do trabalho do projeto. Ferramentas de planejamento e acompanhamento de projetos. Planejamento de recursos humanos e montagem da equipe. Gerenciamento da equipe. Processos de gerenciamento de projetos.

7. Gestão do terceiro setor | 60H

Os elementos de composição, entidades, comunicação, empreendedorismo nacional e internacional, gestão de negócios, nomenclaturas, aspectos jurídicos, nomenclaturas, contratos, riscos e projetos do Terceiro Setor.

8. Meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade | 40H

A evolução da consciência ambiental. Novos padrões ambientais. Economia ambiental e aspectos regionais do meio ambiente no Brasil. Valoração ambiental e instrumentos econômicos para a gestão ambiental. Tomada de decisão ambiental na perspectiva pública. Sistema de gestão ambiental. Fundamentos de ecologia: princípios e conceitos. O meio ambiente como campo de conflitos sociais na defesa dos interesses difusos; as questões ambientais globais e acordos internacionais. O desenvolvimento sustentável: concepções e conceitos.

9. Análise da viabilidade econômica e financeira de projetos | 40H

Conceitos e definições de projetos. Importância dos projetos nas organizações. Gestão estratégica de projetos. Controle e monitoramento de projetos. Importância do planejamento para a viabilidade de projetos. Viabilidade econômica e financeira de um projeto.

10. Sociologia e ética profissional | 40H

Panorama do surgimento da sociologia. Conceitos fundamentais da sociologia. A sociologia como ciência. A consolidação da sociologia como campo científico. Perspectiva teórica de Augusto Comte, Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. Estrutura social. Organização social. Comunidade e Sociedade. Teorias formativas econômicas capitalistas. Organização do trabalho. A ética e a sociedade. Ética nas empresas e a pós-modernidade. A profissão e a ética.

 

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

MBA em Gestão Social

Início imediato

100% online

Autorizado pelo MEC

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Livro Digital em PDF

Videoaulas

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 1198,80

por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 479,04

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC