Pós-Graduação

MBA em Práticas de Gestão na Administração Pública

Gestão

Sobre o MBA em Práticas de Gestão na Administração Pública

 

O MBA em Práticas de Gestão na Administração Pública da Faculdade Focus objetiva formar gestores nas técnicas de gestão, avaliação e o conjunto de ferramentas que são concebidas para o setor público na tomada de decisões estratégicas.

 

O curso foi desenvolvido para todos aqueles que buscam exercer atividades em órgãos públicos e do terceiro setor, ou os que tenham aspirações ao exercício público.

 

Com uma matriz curricular que elenca disciplinas da área de gestão, o curso visa capacitar gestores capazes de entender as mudanças no cenário público, além de compreender o papel do Estado na economia e na sociedade, e como as ferramentas de gestão podem ser aplicadas ao setor público, dessa forma, prestará um serviço mais especializado e de melhor qualidade para a sociedade.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Fundamentos da Gestão Pública | 40H

Introdução à gestão pública. Organização do Estado e da administração pública. O Estado e as Políticas Públicas. Modelo de gestão pública. Orçamento público. Lei da Responsabilidade Fiscal. Empreendedorismo e inovação na gestão pública. Indicadores de desempenho da gestão pública.

2. Desafios Contemporâneos e Inovação na Gestão Pública | 40H

A evolução da administração pública no Brasil. Planejamento e gestão no Brasil contemporâneo e nas maiores economias do mundo. Tendências da administração pública contemporânea. Políticas públicas e a burocracia sob o viés mercadológico. Desafios voltados ao crescimento e desenvolvimento econômico com análise governamental. Possibilidade de obter equilíbrio nas contas públicas.

3. Finanças Públicas e Orçamento | 40H

As atividades financeiras do Estado. O Estado na economia. Eficiência econômica e distribuição de renda. Equilíbrio fiscal. Competências tributárias. Tributos: reforma tributária, imposto sobre valor agregado, guerra fiscal, planejamento tributário. O Fundo Público e a Seguridade social. Orçamento segundo a Constituição Federal (1988). Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias no contexto brasileiro.

4. Contabilidade pública | 40H

Contabilidade presente no setor público. Tomada de decisão com base na contabilidade. Terminologia usada na Administração Pública. Informações e análises dos demonstrativos contábeis. Legislação empregada na contabilidade pública. Receitas e despesas públicas. Balanço Orçamentário. Balanço Financeiro. Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração das Variações Patrimoniais, Balanço Patrimonial. Notas Explicativas.

5. Planejamento e Gestão de Obras Públicas | 60H

Análise da governança pública. Contratos de prestação de serviços/produtos (benefícios, custos). O processo de licitação. Responsabilidade fiscal em obras públicas. Fiscalização de contratos para prestação de serviços. Acompanhamento e controle dos contratos. Documentação exigida na fiscalização. Garantias contratuais. Avaliação dos resultados e seu impacto social.

6. Gestão e Avaliação de Políticas Públicas | 40H

Conceito de políticas públicas. Objetivo, natureza e dinâmica das políticas públicas. Ciclo de vida das políticas públicas. Indicadores de monitoramento. Regimes democráticos. O papel do Estado x demandas da sociedade. As políticas públicas de corte social. Pesquisa avaliativa em políticas públicas e modelos analíticos. Pré-requisitos, relevância, técnicas e métodos utilizados nas pesquisas.

7. Introdução à Segurança Pública | 40H

Evolução histórica da segurança pública. Ideologias da segurança pública. O direito fundamental à segurança pública. Dever de segurança pública e serviço público de segurança pública. A polícia como (apenas) um dos órgãos de segurança pública. Divisão Polícia Administrativa x Polícia Judiciária.

8. Gestão de Segurança Pública | 40H

Segurança pública. Organização dos órgãos de segurança pública. Competências legais. Gestão administrativa e financeira. Materiais e tecnologias disponíveis. Treinamento policial. Desafios da segurança pública nacional.

9. Tecnologia da Informação em Gestão Pública | 40H

Dimensões do uso da tecnologia de informação. Negociações na era digital. O uso da informação. A mudança no ambiente de negócios na era digital. Estado/Governo e Administração Pública. Gestão de pessoas e projetos públicos. Estratégias, competitividade, governança e administração da tecnologia da informação. O uso do TI como alavanca de negócios. Aplicação estratégica de ERP e CRM.

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