Pós-Graduação
Pós-Graduação em Medicina da Dor
Saúde
Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 18 meses
Sobre o curso
A Pós-Graduação em Medicina da Dor é voltada para médicos que desejam aprimorar seus conhecimentos, habilidades e competências no cuidado de pacientes com dor aguda e crônica. O programa capacita os profissionais a liderarem o cuidado multidisciplinar do paciente com dor, de forma efetiva e segura, utilizando as mais recentes evidências científicas e abordagens terapêuticas. O curso aborda o diagnóstico, manejo e tratamento de diversos tipos de dor, incluindo dor aguda, dor crônica, cefaleia, lombalgia, dor neuropática, dor oncológica e dor em populações especiais como crianças, gestantes e idosos. As disciplinas exploram as particularidades de cada tipo de dor, as melhores práticas para diagnóstico e tratamento, bem como as medicações e terapias mais adequadas para cada caso. O programa também inclui um módulo dedicado à Medicina Integrativa e à Medicina Regenerativa no contexto da dor, apresentando aos alunos as mais recentes inovações e técnicas complementares para o tratamento da dor crônica, com foco em terapias não farmacológicas, como acupuntura, fisioterapia, meditação e terapias mente-corpo.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: ISABELADANTAS BEZERRA
1. Dor Aguda
Classificações de dor. Dor aguda e dor crônica. Tratamento de dor aguda no Pronto Socorro. Tratamento de dor aguda a nível ambulatorial / PSF. Tratamento de dor aguda refratária.
2. Dor Crônica
Tratamento de dor crônica no Pronto Socorro. Tratamento de dor crônica a nível ambulatorial / PSF. Tratamento de dor crônica refratária. Farmacologia dos analgésicos simples, AINES e adjuvantes. Dor pós COVID (diagnóstico, manejo e tratamento).
3. Cefaleia
Enxaqueca (diagnóstico, manejo e tratamento). Cefaleia tensional (diagnóstico, manejo e tratamento). Cefaleia cervicogênica (diagnóstico, manejo e tratamento). Cefaleia em salvas (diagnóstico, manejo e tratamento). Dores craniofaciais (diagnóstico, manejo e tratamento). Neuralgia occipital (diagnóstico, manejo e tratamento). Sinais de alarme / Tumor. Diagnósticos diferenciais em dor cervical (diagnóstico, manejo e tratamento). Bloqueios ambulatoriais para cefaleia.
4. Lombalgia
Diagnósticos Diferenciais em Dor lombar. Lombociatalgias e Estenose de coluna lombar (diagnóstico, manejo e tratamento). Dor discogênica (diagnóstico, manejo e tratamento). Tratamento minimamente invasivo X Tratamento cirúrgico. Dor glútea profunda / Sacroileíte.
5. Dor Neuropática
Dor neuropática X Dor nociplástica. Neuralgia pós herpética (diagnóstico, manejo e tratamento). Neuralgia diabética (diagnóstico, manejo e tratamento). Síndrome de dor complexa regional (diagnóstico, manejo e tratamento). Dores Faciais atípicas (diagnóstico, manejo e tratamento). Dor fantasma (diagnóstico, manejo e tratamento).
6. Dor Oncológica
Dor oncológica (diagnóstico, manejo e tratamento). Dor óssea. Dor pós radioterapia / quimioterapia. Dor visceral. Tratamento farmacológico e não farmacológico (procedimentos minimamente invasivos).
7. Dor em Populações Especiais
Dor na criança (diagnóstico, manejo e tratamento). Dor em gestantes (diagnóstico, manejo e tratamento). Dor em idosos (diagnóstico, manejo e tratamento).
8. Medicina Integrativa e Dor
O que é medicina integrativa e como auxilia no tratamento da dor crônica. Fisioterapia e dor. Acupuntura e dor. Conexão mente-corpo: bases científicas e caminhos terapêuticos. O processo metainflamatório (inflamação de baixo grau) e sua contribuição com a dor crônica.
9. Medicina Regenerativa e Dor
O que temos de novo? Medicina do futuro ou do presente? Células tronco e regeneração tecidual (PRP/ BMAC). Proloterapia. Terapia Neural. Terapia não farmacológica e complementar (procedimentos minimamente invasivos).
10. Metodologia científica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.
Pós-Graduação em Medicina da Dor
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 18 meses
Portaria do Curso no MEC