Pós-Graduação

Planejamento de Desenvolvimento Individual do Estudante

Educação

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Guaciara Fornaciari Alexandre

Sobre o curso

 

A Pós-Graduação em Planejamento de Desenvolvimento Individual do Estudante é voltada para professores da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), professores da Educação Inclusiva, gestores educacionais, psicopedagogos, neuropsicopedagogos e demais profissionais da área. O curso visa capacitar os educadores a elaborarem e aplicarem Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) eficazes para estudantes com deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento, transtornos funcionais e transtornos de aprendizagem.

 

O curso aborda desde os conceitos introdutórios do PDI, passando pelas legislações pertinentes, até a identificação das necessidades específicas dos alunos. O programa inclui o desenvolvimento de habilidades para a elaboração de planos individualizados, considerando as particularidades de cada estudante e os objetivos de curto, médio e longo prazo. A avaliação constante do progresso do aluno, a comunicação com os responsáveis e a reestruturação dos objetivos, quando necessário, também são tópicos abordados no curso.

 

Além disso, o curso explora as diferentes deficiências, transtornos, altas habilidades, condições de saúde e atrasos escolares que podem demandar a construção de um PDI. A importância do trabalho em equipe, envolvendo professores, coordenadores, especialistas e familiares, é enfatizada ao longo do programa. A avaliação do estudante e a validação do PDI, garantindo a participação dos responsáveis e o respaldo documental, são etapas cruciais do processo e são abordadas com atenção. O curso visa, portanto, fornecer as ferramentas e o conhecimento necessários para que os educadores promovam uma educação mais inclusiva e individualizada, impulsionando o desenvolvimento de cada estudante de forma completa.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

 

1. Entendendo o plano de desenvolvimento individual (pdi)

Introdução do Plano de Desenvolvimento Individual, Variação de Nomenclaturas e suas utilizações e por que fazer o PDI.

 

2. Quem são os alunos do pdi

O que a lei fala e Expectativa X realidade e propósito da Educação

 

3. Deficiências, transtornos, altas habilidades, condições de saúde e atraso escolar.

Deficiências, Transtornos do neurodesenvolvimento, Altas Habilidades, Transtornos de aprendizagem, Condições de saúde, Atraso escolar persistente e sem laudo.

 

4. Quem deve fazer o pdi

O que a lei fala sobre quem deve fazer o Plano de desenvolvimento individual, Papel do professor regente, Papel do professor do AEE, Papel do coordenador pedagógico, Papel dos especialistas, Papel da família, e o Papel dos cuidadores (babá, ATs).

 

5. Anamnese para construção do pdi

Anamnese - conceito, abrangência e aplicabilidade, Identificação geral do estudante, Levantamento sobre dados de desenvolvimento do estudante, Levantamento sobre dados de saúde do estudante, Levantamento sobre os hábitos familiares e rotina, Levantamento pedagógico do estudante, Solicitação do laudo e relatório de especialistas, Entrevista com os especialistas - para rede de apoio e troca de informações

 

6. Iniciando o plano de desenvolvimento individual

Por onde começar? Estudo do caso e do CID, O diagnóstico versos MEU estudante, Definindo prioridades

 

7. Construção do pdi

Estrutura comum a todos os PDIs, Objetivos de curto, médio e longo prazo, Cronograma escolar, Sondagem inicial, Avaliação constante do estudante, Expectativas e intercorrências

 

8. Validação o plano de desenvolvimento individual

Alinhamento com os responsáveis e ciência; Documentação e respaldo; Encaminhamentos e solicitação de serviço de apoio.

 

9. Concretização do do plano de desenvolvimento individual

O que me faz saber que o PDI funciona para meu estudante? Acompanhamento do progresso ou estagnação do rendimento do estudante. Reestruturação dos objetivos e por que? Alinhamento com os responsáveis bi/trimestral

 

10. Avaliação do estudante

A sondagem como ponto de partida, Articulação com especialistas, cuidadores e outros professores, Ganhos de curto, médio e longo prazo conforme o PDI - devem estar no relatório.

Pós-Graduação

Planejamento de Desenvolvimento Individual do Estudante

100% online

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TCC opcional*

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Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 12 meses

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