Pós-Graduação

Pós-graduação em Alfabetização e Letramento

Educação

Sobre a Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento

 

Com a expansão da educação no século XX, a temática do ato de alfabetizar tem recebido importantes contribuições de diversas áreas do conhecimento, principalmente com as novas tecnologias da educação à distância e os recursos digitais.

 

Esta dinâmica trouxe à educação novos desafios, exigindo dos profissionais, habilidades para superar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, com atenção a alfabetização e letramento, visto que, o aprendizado da linguagem escrita e o uso social configura como uma ferramenta para a aprendizagem das demais ciências.

 

Pensando nisso o curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento da Faculdade Focus, trouxe disciplinas voltadas para desenvolver no aluno os conhecimentos que vão desde os fundamentos teóricos da aprendizagem e sua relação com a psicopedagogia, além da didática até a discussão da aprendizagem na educação à distância.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. A Neuropsicopedagogia e o Processo de Aprendizagem | 40H

Conhecimento da neuropsicopedagogia aplicado à compreensão da aprendizagem e seus transtornos associados. Conceito e história da neuropsicopedagogia. Desenvolvimento da neuropsicopedagogia no Brasil. Objeto de estudo e áreas de atuação da neuropsicopedagogia. Ética e postura profissional. Diferentes autores e abordagens teóricas. Compreensão do processo cognitivo do homem desde os anos inicias, e principalmente as implicações na aprendizagem.

2. Didática | 40H

Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.

3. Alfabetização e Letramento: Conceitos e Processos | 40H

Abordagem histórica dos conceitos e métodos de alfabetização e letramento. Modelos de letramento e práticas de alfabetização. Os eixos das capacidades linguísticas na alfabetização: leitura, escuta, escrita e oralidade. Letramento e avaliação na prática pedagógica interdisciplinar. Avaliação na alfabetização. Distúrbios de aprendizagem. Ambiente alfabetizador. Perfil do Professor alfabetizador.

4. Alfabetização e Letramento: Desenvolvimento e Apropriação | 40H

Concepções teórico-metodológicas da alfabetização. A escrita como sistema de codificação ou representação. A abordagem teórica no enfoque socioconstrutivista. Didática dos níveis de alfabetização. Processos de ensinar e aprender alfabetização. A função social da escrita. Alfabetização e letramento. Inserção no cotidiano escolar da educação básica.

5. Prática Textual em Língua Portuguesa | 60H

Texto e textualidade. Mecanismos de coesão textual (reiteração, associação e conexão). Vocabulário e leitura. Técnicas de ampliação de vocabulário. Estrutura do parágrafo. Tipos de parágrafo. Informações básicas e complementares. Referenciação e progressão referencial. Princípios gerais de coerência. Tipos de coerência. Intertextualidade. Gêneros textuais e sequências discursivas. Produção de textos.

6. Práticas de Leitura e Escrita de Alunos com Deficiência Intelectual | 40H

A prática da leitura e da escrita para o letramento de alunos com deficiência intelectual; relações entre desenho e texto; estratégias pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita; mediações do professor para a aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental.

7. Avaliação da Aprendizagem | 40H

Contexto histórico da avaliação educacional, considerando o processo de ensino nos aspectos: classificatório, democrático, mediador e formativo (processual). Avaliação como instrumento para o planejamento educacional e o desenvolvimento dos estudantes, com base em metodologias adotadas no processo formativo. Concepções da avaliação e suas aplicações na prática de ensino. Procedimentos e instrumentos da avaliação do ensino e da aprendizagem.

8. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva | 40H

Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil. Formação de professores para a Educação Inclusiva. Necessidades educativas especiais. Altas habilidades e superdotação. Trabalhos pedagógicos com alunos portadores de paralisia cerebral. Hiperatividade. Autismo. O currículo inclusivo. Turmas multisseriadas e a diversidade. Reflexões sobre a Pedagogia da Qualidade Total. Políticas de ação afirmativa. Inclusão social.

9. Estudar e Aprender a Distância | 40H

Educação a distância. Técnicas de estudo. Estratégia de aprendizagem. Administração das ações. Construção do conhecimento a distância.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Alfabetização e Letramento

Início imediato

100% online

Autorizado pelo MEC

Encontro virtual mensal

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Livro Digital em PDF

Videoaulas

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 1198,80

por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 479,04

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC