Pós-Graduação

Pós-Graduação em Alfabetização na Prática

Educação

Sobre o curso

 

A Pós-Graduação em Alfabetização na Prática é direcionada a professores alfabetizadores que desejam aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos para atuar com alunos em processo de alfabetização. O curso visa proporcionar uma formação completa, abordando desde os conceitos básicos da alfabetização até o planejamento e as dificuldades de aprendizagem. O Módulo I, "Conceitos da Alfabetização", aborda os conceitos básicos da alfabetização, como a diferença entre alfabetização e letramento, a idade ideal para iniciar a alfabetização, o sistema de escrita e suas propriedades, e as contribuições da Neurociência para o processo de aprendizagem. O módulo "Consciência Metalinguística" explora a consciência metalinguística e suas dimensões (pragmática, metatextual, morfológica, semântica e sintática), aprofundando o conhecimento sobre as habilidades de consciência fonológica (consciência lexical, rimas e aliterações, silábica e fonêmica) e sua aplicação prática no desenvolvimento da leitura e escrita. No módulo "Aprendizagem da Escrita", os alunos aprendem sobre os níveis de escrita, segundo a Teoria da Psicogênese da Língua Escrita, e como utilizá-los como base da prática docente.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto

Coordenador Técnico/Científico: Clarissa dos Santos Pereira

 

1. Conceitos da Alfabetização

Discussão sobre os conceitos básicos que envolvem a alfabetização: diferenças entre alfabetização e letramento; idade para iniciar a alfabetização; sistema de escrita — propriedades e contribuições da Neurociência.

 

2. Consciência Metalinguística

Consciência metalinguística e as suas dimensões (consciência pragmática, metatextual, morfológica, semântica e sintática); e aprofundamento nas habilidades de consciência fonológica (consciência lexical, rimas e aliterações, silábica e fonêmica) e sua aplicação prática.

 

3. Aprendizagem da Escrita

Exploração dos níveis de escrita segundo a Teoria da Psicogênese da Língua Escrita e exemplos de como essa pode ser utilizada como base da prática docente; Apresentação de cada um dos níveis (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético) e sugestões de atividades para que os alunos avancem nessas hipóteses. Sugestões de gestão de salas de aulas com diferentes níveis de aprendizagem e testagens para verificação dos níveis.

 

4. Aprendizagem da Leitura

Apresentação dos níveis de leitura e desenvolvimento da decodificação, compreensão e da fluência leitora; Amostras de estratégias de leitura eficazes para explorar as questões de oralidade com os alunos e dicas de livros de Literatura Infantil.

 

5. Métodos da alfabetização

Apresentação da história da alfabetização e a questão dos métodos; Como desenvolver as melhores escolhas didáticas para alfabetizar os alunos.

 

6. Planejamento

Considerações sobre planejamento pedagógico — metas, modalidades organizativas do planejamento, sequência didática, avaliação e exemplos práticos de aulas para Educação Infantil e para o ciclo de alfabetização.

 

7. Dificuldades e transtornos de aprendizagem

Conceitos sobre as dificuldades e transtornos de aprendizagem, dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sugestões pontuais para a alfabetização de alunos não alfabetizados nos anos iniciais com dificuldades.

 

8. Metodologia Científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

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Pós-Graduação em Alfabetização na Prática

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TCC opcional*

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Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 12 meses

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