Pós-Graduação

Pós-graduação em Antropologia da Educação

Educação

Sobre a Pós-graduação em Antropologia da Educação

 

O nosso curso de Pós-Graduação em Antropologia da Educação é uma iniciativa inovadora e abrangente, ideal para profissionais da educação e entusiastas que buscam aprofundar seus conhecimentos na interseção entre educação e ciências humanas. O curso é um mergulho profundo nas dinâmicas culturais e sociais que moldam os processos educativos, oferecendo uma visão holística e atualizada sobre a influência da sociedade e cultura na educação. Com disciplinas como História da Educação, Antropologia da Educação, Sociologia da Educação, e um olhar especial sobre Cultura e Literatura Africana e Indígena, o curso proporciona uma base teórica robusta e uma perspectiva prática enriquecedora.

 

O destaque do curso é a sua abordagem na integração de Práticas Pedagógicas Inclusivas, preparando educadores para criar e gerir ambientes de aprendizagem que respeitam e valorizam a diversidade. A inclusão de disciplinas focadas na cultura africana e indígena enfatiza nosso compromisso em promover uma educação que abraça a multiplicidade cultural e social. Este curso une a teoria à prática educacional, permitindo aos participantes desenvolver habilidades para enfrentar os desafios contemporâneos no campo da educação.

 

Escolher nosso curso de Pós-Graduação em Antropologia da Educação significa investir em uma formação que vai além do convencional, preparando-se para ser um agente de transformação na educação. Este curso não só eleva sua carreira profissional, mas também contribui significativamente para a construção de práticas educativas mais inclusivas e respeitosas à diversidade cultural. Inscreva-se agora e dê um passo importante em direção a um futuro educacional mais inclusivo e igualitário.

 

Para quem é este curso

 

O curso destina-se a profissionais da educação, como professores da educação básica e do ensino superior, gestores educacionais, psicopedagogos, e demais interessados em aprofundar seus conhecimentos na área de inclusão na educação. Busca-se atender à demanda crescente por especialistas capazes de promover práticas inclusivas e contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária no âmbito educacional. O curso é estendido aos demais interessados em contribuir para a promoção de práticas sustentáveis e desenvolver conhecimentos interdisciplinares.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

 

1. História da Educação

História da educação e da pedagogia; Primeiros agrupamentos humanos: a educação difusa; O tradicionalismo pedagógico: a antiguidade oriental; O humanismo pedagógico: a antiguidade clássica; A educação no período medieval; A organização escolar no Brasil Colonial; Movimento Iluminista e a Pedagogia liberal e laica; Sociedade industrial e educação; A educação brasileira no período imperial e republicano; Movimentos para renovação da escola no século XX; A educação para o século XXI. 1.A educação antes da escola. 2.Educação na Antiguidade greco-romana. 3.Idade Média: a educação mediada pela fé. 4.Renascimento e educação. 5.Iluminismo e educação. 6.Século XIX: a educação nacional. 7.A educação na contemporaneidade.

 

2. Antropologia da Educação

Principais correntes e debates na atualidade: natureza e/ou cultura(s), socialização e/ou sociabilidade(s), diferença, diversidade e/ou alteridade. Etnocentrismo, relativismo cultural e educação. O trabalho de campo do pesquisador. Cultura(s) escolar(es), cultura(s) midiática(s), cultura(s) da infância e cultura(s) jovem(ns). Relações étnico-raciais e preconceito. Temas transversais na visão da antropologia da educação. Formação docente na perspectiva da antropologia.

 

3. Sociologia da Educação

A sociedade como objeto de estudo da sociologia. A vida social em seus múltiplos aspectos. Relação existente entre sociedade e educação pela perspectiva sociológica. Papel do educador no atual contexto educacional brasileiro. Problemas educacionais brasileiros. Práticas pedagógicas ratificadora e/ou transformadoras dos contextos cultural, social, político, econômico e ecológico. Perspectivas da educação no Brasil.

 

4. Cultura e Literatura Africana e Indígena

Estudos da história (aspectos da colonização e da independência), da cultura e da literatura dos cinco países africanos de língua portuguesa (Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique). Estudos sobre a história, a cultura e os modos de vida contemporâneos dos povos indígenas no Brasil. Situação dos afro-brasileiros e dos indígenas no Brasil na contemporaneidade.

 

5. Práticas Pedagógicas Inclusivas

Metodologia de ensino na Educação Especial e Inclusiva. O processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Práticas pedagógicas inclusivas e adequações curriculares e metodológicas para alunos com deficiências (visual, auditiva/surdez, intelectual, surdocegueira e físicas/motoras), transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. Participação da família. Aplicação do currículo adaptado. Aulas na sala de recursos multifuncional e tecnologias assistivas aplicadas ao ensino-aprendizagem. Uso de comunicação alternativa e ampliada nas aulas. Práticas de avaliação.

 

6. Didática no Ensino Superior

O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.

 

7. Metodologia da Pesquisa Científica

A pesquisa e a construção do conhecimento. Conhecimento popular e conhecimento científico. Ética na pesquisa. Discussão e elaboração de projetos de pesquisa. Dimensões da pesquisa. Pesquisar para quê? Desenvolvimento de projetos. Tipos de pesquisa. Fontes e base de dados de pesquisa. Normas e relatórios de pesquisa.

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Pós-graduação em Antropologia da Educação

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