Pós-Graduação

Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncionais

Educação

Sobre a Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncionais

 

As pessoas com necessidades educacionais especiais, têm direitos assegurados pela Constituição Federal de 1988, sendo eles o direito à educação realizada em classes comuns e ao atendimento educacional especializado complementar ou suplementar à escolarização, que deve ser realizado preferencialmente em sala de recursos na escola onde estejam matriculados, ou em outra escola, ou em centros de atendimento educacional especializado. (BRASIL, 1988).

 

O curso de Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncionais tem como objetivo desenvolver os conhecimentos e práticas apoiadas na organização e no Atendimento Educacional Especializado – AEE.

 

Por meio de sua matriz curricular, visa proporcionar aos alunos o conhecimento necessário para a prestação de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem, portanto, com foco na educação inclusiva.

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Sala de Recursos Multifuncionais, aspectos legais, pedagógicos e organizacional | 60H

Caracterização das deficiências do público-alvo das salas de recursos multifuncionais. Recursos Humanos. Material didático pedagógico . Na sala do tipo II será acrescido. Recursos e materiais pedagógicos. Importância das salas no ensino regular. A organização curricular. Orientação e atendimento às famílias.

 

2. Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação | 40H

Capacidades e talentos: conhecendo a superdotação. Caracterização dos tipos de educandos com altas habilidades / superdotação. Conceito dos termos alunos com altas habilidades / superdotados. Traços comuns do alunado que apresenta altas habilidades / superdotação. Identificação da superdotação na escola, família e sociedade. Modelo de sondagem inicial para a identificação da superdotação. Indicadores para observação em sala de aula. Escola inclusiva. Na classe regular heterogênea.

 

3. Deficiência Física e Mobilidade Reduzida | 60H

Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física; acessibilidade; barreiras; paralisia cerebral; distrofias musculares; lesões medulares (congênitas e adquiridas); a deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem. Prática pedagógica em Deficiência Física: A inclusão de crianças com deficiência física. Projeto Pedagógico da Escola. Adaptações Curriculares. Procedimentos de Ensino e Avaliação. Avaliação de Alunos com Deficiência Motora. Adaptações Necessárias. Orientação e Mobilidade / Autonomia e Independência.

 

4. Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira | 60H

Concepção de Deficiência Visual, definição, classificação e causas da Deficiência Visual. Breve histórico sobre a Deficiência Visual no Brasil e no mundo. A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. O Braile e suas características. O deficiente visual nos dias de hoje.

 

5. Comunicação Alternativa | 40H

Comunicação alternativa e suplementar - o que fazer quando um aluno não é capaz de falar. As várias formas de comunicação alternativa. Elementos básicos da Psicomotricidade. A relação entre aprendizagem e psicomotricidade.

 

6. Tecnologia Assistiva | 40H

Mobiliário. Equipamentos. Softwares. Cursos de capacitação. Sugestões de sites relacionados aos recursos de acessibilidade ao computador.

 

7. Educação Especial e Inclusão Escolar | 40H

Conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva: Políticas Públicas de Educação no cenário internacional e nacional. A educação especial, o ensino regular e o atendimento educacional especializado a partir da política nacional de educação inclusiva e os projetos políticos pedagógicos. Sujeitos com história de deficiência na educação básica: questões de currículo e gestão escolar. Processos educativos na escola de educação inclusiva: experiências em âmbito escolar e não - escolar. Fundamentos e recursos pedagógicos para inclusão: acessibilidade, tecnologia assistiva, desenho universal.

 

8. Docência no Ensino Superior | 40H

Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.

 

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Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncionais

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Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

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