Pós-Graduação

Pós-graduação em Atendimento na Unidade Básica de Saúde

Saúde

Sobre a Pós-graduação em Atendimento na Unidade Básica de Saúde

 

As Unidades Básicas de Saúde, também conhecidas como UBS, foram instituídas em 2007 pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), substituindo os antigos Postos de Saúde. Por estarem ligadas aos municípios, essas unidades desempenham papel fundamental na atenção básica à saúde da população, demandando um altíssimo volume de postos de trabalho para profissionais de saúde nas mais diversas especialidades, como agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos da família, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos e técnicos em farmácia, entre outros. Mas, para atuar nas UBS, é importante que o profissional adquira certos conhecimentos e habilidades, uma vez que essas unidades necessitam de uma atuação multidisciplinar por parte de seu corpo técnico e administrativo. Em tempos de pós-pandemia, a atuação das unidades básicas de saúde tende a ser cada vez mais importante para a população, demandando um número crescente de vagas e oportunidades de trabalho de norte a sul do Brasil.

 

O curso de especialização lato-sensu em Atendimento na Unidade Básica de Saúde vai preparar você para trabalhar nas UBS, adquirindo conhecimentos e competências importantes para o exercício profissional em qualquer que seja a sua especialidade na área de saúde ou como integrante do corpo técnico-administrativo dessas unidades. O curso abordará temas como: controle e prevenção de infecção hospitalar; farmácia clínica e atenção farmacêutica; sistema de saúde e organização da atenção básica; regulação, controle, avaliação, auditoria e política de saúde; gerenciamento de perigos e riscos à saúde; entre outros temas relevantes.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Introdução à EaD | 40H

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

 

2. Pensamento Científico | 40H

A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.

 

3. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica | 40H

Histórico da farmácia clínica. Atuação profissional em farmácia clínica. Planejamento da atenção farmacêutica. Planejamento farmacoterapêutico. Princípios e conceitos da semiologia farmacêutica. Terminologia médica. Sinais e sintomas mais importantes para um farmacêutica. Processos infectocontagiosos sazonais. Patologias.

 

4. Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria em Saúde | 60H

Serviços e ações do SUS. Lei orgânica do SUS. Regulação de serviços e ações da saúde. Planejamento em saúde. Controle em ações e serviços da saúde. Histórico da auditoria e avaliação em ações e serviços da saúde. Sistema de regulação, controle e avaliação nas ações e serviços de saúde.

 

5. Sistema de Saúde e Organização da Atenção Básica: Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente | 40H

Morbimortalidade no processo reprodutivo humano e na situação ginecológica. Implicações fisiológicas e psicológicas do ciclo menstrual e da gestação. Planejamento familiar. Cuidado com os principais agravos da saúde da mulher. Problemática da saúde da criança e do adolescente no Brasil. Programa de atenção à saúde da criança e do adolescente. Membros da equipe de saúde e da família.

 

6. Sistema de Saúde e Organização da Atenção Básica: Saúde do Homem, Adulto e Idoso | 40H

Relações familiares. Envelhecimento biopsicosocial e ambiental. Condições crônicas de saúde. Assistência de equipes multidisciplinares à saúde do adulto e do idoso nas unidades de ESF. Epidemiologia do envelhecimento no Brasil. Indicadores de morbi-mortalidade nacionais e estaduais em saúde do adulto e idoso. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Pactos, políticas e programas de saúde do Adulto e do Idoso no Brasil e no mundo. Problemas mais comuns no Homem, Adulto e Idoso. Papel dos membros da equipe de ESF no planejamento de ações e avaliação de riscos em saúde do Homem, Adulto e Idoso. Relação médico-paciente. Ações da clínica e do cuidado nos principais agravos da saúde do Homem, Adulto e do Idoso.

 

7. Gerenciamento de Perigos e Riscos à Saúde (GPRS) | 40H

História e Evolução da Segurança Trabalho. Introdução: Principais Conceitos e Definições. Normatização e Legislação de Higiene e Segurança no Trabalho. Atos e Condições Inseguras. Embargo e Interdição. Noções de Acidente de Trabalho e suas implicações. Esboços de Mapas de Riscos Ambientais. Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva. Prevenção e Proteção dos Riscos Ambientais nos locais de trabalho. Definição e classificação: biológicos, físicos, químicos e ergonômicos e de acidentes. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Projetos Integradores. Práticas: metodologias e simulações.

 

8. Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar | 40H

Introdução ao estudo das infecções hospitalares. Conceituação, terminologias e abordagem epidemiológica. Vigilância das infecções hospitalares. Princípios básicos de desinfecção, degermação e esterilização, inserindo conceitos fundamentais para a prevenção e detecção de infecção hospitalar. Estruturação e organização em infecções hospitalares.

 

9. Política de Saúde | 40H

Desenvolvimento histórico das políticas de saúde no Brasil, reflexões sobre as influências micro e macro sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais. Conceito de saúde, o trabalho em saúde, os modelos tecnoassistenciais em saúde e a atenção integral à saúde das populações.

 

10. Educação das Relações Étnico-Raciais | 40H

Introdução à Educação Étnico-Racial. Fundamentos legais para Educação das Relações Étnico-Raciais. Histórias, culturas e sociedades africanas. O negro na sociedade brasileira. Literatura africana e afro-brasileira. Relações raciais no Brasil com recorte racial. Contribuições da matriz africana nas artes brasileiras. Resistência negra no Brasil. Literatura africana e afro-brasileira. Arte e cultura africana e afro-brasileira. Culturas indígenas no Brasil. Metodologia de Ensino em Educação para as relações étnico-raciais. Raça, currículo e práxis pedagógica.

 

 

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