Pós-Graduação

Pós-graduação em Ciências Ambientais

Meio Ambiente

Sobre a Pós-graduação em Ciências Ambientais

 

 

O curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais proporciona uma formação integral que atende às exigências do campo ambiental contemporâneo. O curso é estruturado para desenvolver uma compreensão abrangente dos aspectos ecológicos, sociais e técnicos da gestão ambiental.

 

Os alunos irão adquirir habilidades em métodos sustentáveis de gestão de recursos, estratégias de conservação, técnicas de análise e monitoramento ambiental, e desenvolvimento de políticas e planos de gestão eficazes. O curso é para profissionais que aspiram a expandir suas habilidades e liderar com eficácia em iniciativas voltadas para a preservação e melhoria do ambiente natural e da saúde pública.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

 

1. Educação Ambiental

Relação entre ser humano e natureza. Revolução Industrial e os impactos ambientais. Transformações nos processos produtivos. Consumo, consumismo, economia e meio ambiente. Geração de resíduos sólidos urbanos e as consequências para o meio ambiente. Políticas públicas de Educação Ambiental. Legislações ambientais. Correntes filosóficas de educação ambiental. Educação ambiental e sustentabilidade. Práticas de educação ambiental no dia a dia.

 

2. Ecologia, Manejo e Conservação

Conceitos ecológicos essenciais para a compreensão da natureza como um sistema que influencia o homem e é influenciado por ele, sendo apresentados e discutidos aspectos sobre: o histórico, principais conceitos, níveis de organização e métodos e áreas de estudo em ecologia; os níveis de organização ecológica e os princípios físicos e biológicos que controlam os sistemas ecológicos; as relações ecológicas e sua importância na dinâmica e estrutura de comunidades e ecossistemas; a aplicação de conceitos fundamentais de ecologia para a compreensão do significado da biodiversidade biológica, dos padrões de distribuição de espécies no tempo e espaço e dos processos responsáveis pela distribuição das espécies, nas escalas regionais e globais; a biodiversidade brasileira e os biomas brasileiros; o valor da biodiversidade e importância de sua conservação; as ameaças à conservação da biodiversidade; os aspectos sobre da conservação de comunidades e ecossistemas; e os desafios para conservação da biodiversidade, considerando o papel da sociedade e do desenvolvimento sustentável.

 

3. Saneamento e Saúde Ambiental

Introdução ao saneamento. Saneamento básico e saneamento ambiental. Doenças de veiculação hídrica. Política Nacional do Saneamento Básico. Saneamento e urbanização. Instrumentos da Política Nacional dos Recursos Hídricos. Indicadores de qualidade da água. Parâmetros e limites de qualidade da água. Usos múltiplos da água. Tratamento convencional e avançado da água de abastecimento. Origem e características dos efluentes. Tratamento convencional e avançado de efluentes. Introdução aos resíduos sólidos. Origem e classificação dos resíduos. Tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Recuperação de energia e materiais com base em resíduos sólidos.

 

4. Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais

Proporcionar uma compreensão aprofundada dos fundamentos das geociências, abrangendo conceitos geológicos e geográficos essenciais para a análise e interpretação dos fenômenos naturais. Capacitar os participantes no uso de geotecnologias e técnicas de geoprocessamento para a análise e mapeamento de informações ambientais, contribuindo para a elaboração de estratégias de gestão e conservação do meio ambiente. Desenvolver habilidades de docência no ensino superior, preparando os profissionais para transmitir conhecimentos complexos de forma clara e acessível, promovendo a disseminação de boas práticas ambientais. Incentivar a produção de pesquisa científica e o desenvolvimento de metodologias adequadas para a condução de estudos e pesquisas no campo das geociências e do meio ambiente, com ênfase na aplicação prática e na resolução de problemas reais.

 

5. Sistema de Gestão e Planejamento Ambiental

Teoria dos sistemas. Sistemas, operacionais, administrativos e de informação. Sistema de Gestão da qualidade. Princípios, requisitos, vantagens e custos do sistema de Gestão Ambiental. Gestão integrada de processos e indicadores de desempenho. ISO - 14000. Conceito, histórico e planejamento ambiental. Órgãos de regulamentação ambiental.

 

6. Didática do Ensino Superior

O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.

 

7. Metodologia da Pesquisa Científica

A pesquisa e a construção do conhecimento. Conhecimento popular e conhecimento científico. Ética na pesquisa. Discussão e elaboração de projetos de pesquisa. Dimensões da pesquisa. Pesquisar para quê? Desenvolvimento de projetos. Tipos de pesquisa. Fontes e base de dados de pesquisa. Normas e relatórios de pesquisa.

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