Pós-Graduação

Pós-graduação em Computação Gráfica

Tecnologia

Sobre a Pós-graduação em Computação Gráfica

 

Prepare-se para dar um salto quântico na sua carreira com o nosso curso de pós-graduação em Computação Gráfica. Se você é graduado em Ciência da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia da Informação ou qualquer outra área e está pronto para levar suas habilidades ao próximo nível, este curso é para você. Não é da área de tecnologia? Sem problemas! Se você tem a paixão e está procurando uma transição de carreira para o mundo digital e possui diploma de ensino superior, essa é sua chance de decolar!

 

Imagine dominar o campo da Computação Gráfica, desvendando os segredos da Matemática Aplicada, desbravando os desafios da Geometria Plana e Espacial, e tornando-se fluente em Python. Veja-se criando projetos de design digital impressionantes, aperfeiçoando técnicas de processamento de imagens, e gerenciando projetos de software com agilidade. Agora, faça tudo isso se tornar realidade com o nosso programa de pós-graduação!

 

Não perca esta oportunidade única de acelerar sua carreira, ampliar seus horizontes profissionais no criativo e inovador mundo da Computação Gráfica. Seja bem-vindo ao próximo nível da sua jornada profissional. Inscreva-se já no nosso curso de pós-graduação em Computação Gráfica e comece a transformar seu futuro hoje!

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Matemática Aplicada | 40H

Fundamentos de matemática básica (potenciação, radiciação, razão, proporção, regra de três e porcentagem). Estudo dos conjuntos. Funções: gráficos e aplicações. Funções: outros modelos. Sequências progressões aritméticas e geométricas. Análise combinatória e probabilidades. Probabilidades - distribuições. Matrizes e Sistemas lineares. Funções polinomiais e aplicações. Limites. Introdução ao estudo da derivada.

 

2. Geometria Plana | 40H

Axiomas básicos da geometria euclidiana: axiomas de incidência e ordem; axiomas de medição de segmentos; axiomas de medição de ângulos. Congruências de triângulos. Teorema do ângulo externo e implicações. Postulado das paralelas. Semelhança de triângulos. Teorema de Pitágoras. Circunferências. Área de figuras planas.

 

3. Geometria Espacial | 40H

Postulados. Paralelismo de retas e planos. Perpendicularidade de retas e planos. Ângulos. Seções cônicas e propriedades óticas. Semelhança e homotética. Área de figuras planas. Volumes e áreas de sólidos de revolução. Transformações geométricas. Polígonos, poliedros, simetrias. Troncos. Inscrição e circunscrição de sólidos. Teorema de Euler. Sólidos platônicos.

 

4. Introdução a Computação | 60H

Histórico. Tecnologias e aplicações de computadores. Introdução ao mercado de informática. Representação e processamento da informação. Sistemas de numeração. Unidade Central de Processamento. Memória. Sistemas de entrada e saída. Linguagens de programação.

 

5. Desenvolvimento de Soluções com Python | 40H

Fundamentos de lógica de programação e algoritmos; variáveis e tipos; input e output de dados; lógica booleana; estruturas de condição; estruturas de repetição; listas; tuplas; funções; manipulação de arquivos.

 

6. Digital Design | 40H

Apresenta conceitos fundamentais do design centrado no ser humano. Trata do design de interação e seu contexto de aplicação por meio de elementos visuais seguindo elementos funcionais e informacionais. Aborda as principais aplicações e procedimentos de softwares para produção e planejamento de interfaces digitais interativas.

 

7. Processamento de Imagens | 40H

Introdução ao processamento de imagens: representação do pixel, compressão, formatos. Operações sobre pixels: escala de cinza, binarização, briho, soma, subtração e marcação. Operações pela vizinhança: kernels, bordas e morfologia matemática. Histogramas, histograma acumulado, redistribuição de histograma. Espaço de cor RGB e HSV. Segmentação: pontos conectados. Classificação: k-nearest neighboors (knn), k-means. Biblioteca gráfica OpenCV.

 

8. Computação Gráfica | 60H

Áreas de aplicação. Transformações geométricas bi e tridimensionais. Primitivas gráficas de saída. Visualização tridimensional. Representação de Objetos Tridimensionais. Modelos de iluminação. Animação. Jogos. Simulações. Imagens. Realidade Virtual e aumentada.

 

9. Gestão Ágil de Projetos de Softwares | 60H

Nesta disciplina o aluno irá compreender como se dá o desenvolvimento de um projeto de software, desde a sua concepção, gerenciamento até a implementação final. Discutiremos o conceito de projeto de software e todas as suas peculiaridades essenciais para seu sucesso, tais como: Escopo, Cronograma, Investimentos, Comunicação, Reuniões, Riscos, Qualidade e Recursos humanos. Será apresentado um desafio real para que os alunos possam implementar metodologias ágeis de desenvolvimento de software. Apresentaremos o manifesto ágil, a metodologia Scrum e o desafio de como um software pode ajudar a cuidar da saúde das pessoas. Com este desafio os alunos serão inspirados a desenvolverem um software utilizando os conhecimentos das demais disciplinas do curso. Finalizaremos com a implementação de um software em Python.

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Estude onde e quando quiser

TCC opcional

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Conclusão mínima de 4 meses

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Investimento

Cartão de crédito

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Boleto parcelado

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Pix à vista

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Boleto à vista

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