Pós-Graduação

Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Escolar

Educação

Sobre a Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Escolar

A educação tem exigido cada vez mais dos profissionais da área uma formação multidisciplinar de alto nível, além de ter a capacidade de gerir recursos dentro da escola, coordenar ações pedagógicas e prover planejamentos institucionais.

 

A Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Escolar, visa desenvolver nos profissionais que pretendem atuar na área da educação, habilidades estratégicas por meio de uma formação multiprofissional, ou seja, uma expansiva e presente atuação para compreender de forma competente as necessidades dentro do espaço da escola.

 

As disciplinas criteriosamente selecionadas para compor a ementa do curso, tem a missão de desenvolver habilidades e competências nas funções técnico-pedagógicas, atuação junto a administração, coordenação e planejamento escolar.

 

No atual cenário, é importante que os profissionais da educação ou que atuem na área, aprofundem seus conhecimentos para unir competências e habilidades das áreas relacionadas a coordenação pedagógica e Gestão escolar.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

1. Escola e Sociedade | 30H

Conceituação de sociedade e de comunidade; homem e vida coletiva; a escola como espaço de viver junto e aprender junto; comunidade, escola e papel do entorno; a violência contra a escola e no seu interior. 1.Introdução ao conceito de sociedade e de vida coletiva 2.Escola e pensamento social 3. Teorias educacionais, sociedade e escola 4. O conhecimento e suas relações sociais 5.Educação e temas sociais contemporâneos 6. A escola e seu entorno 7.Violência e educação 8.Indisciplina e educação

2. Fundamentos da Ação Pedagógica | 40H

Educação, pedagogia e didática. Didática e tendências pedagógicas. Tendências pedagógicas norteadoras da Didática e sua relação com o processo de organização didático-pedagógica. Pedagogia, heutagogia e andragogia. Planejamento, plano e projeto. Análise e compreensão da ação pedagógica em espaços educativos formais e não formais. Relações interpessoais na sala de aula.

3. Administração de Instituições Escolares | 40H

Teorias da administração aplicadas à gestão escolar. Função da equipe gestora na liderança e na gestão dos processos educativos. Gestão democrática e a função social da escola. Elaboração do projeto político-pedagógico. Espaços institucionais de participação na consolidação da gestão democrática. Estabelecimento de padrões de qualidade nos processos educativos. Avaliação e planejamento institucional. Instrumentos de trabalho da gestão escolar. Dimensões da gestão escolar. Estrutura administrativa da escola.

4. Gestão de Recursos da Escola | 40H

Organização da escola pública e privada. Estrutura física e pedagógica. Gestão do espaço físico e do patrimônio da escola. Estrutura administrativa e financeira. Gestão financeira da escola privada. Gerenciamento da aplicação de recursos públicos federais e estaduais. Financiamento da educação pública. Recursos do Fundeb. Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Transparência na aplicação dos recursos financeiros. Critérios para aplicação de recursos públicos. Prestação de contas. Desperdício de recursos na escola. Falta de controle e organização de estoque. Parceria com o Conselho Escolar. Visão estratégica da administração dos recursos humanos. Engajamento dos colaboradores com os resultados da instituição.

5. Planejamento Institucional | 40H

O setor de educação no Brasil. Autonomia e identidade institucional. Escola, gestão e projeto político pedagógico. Missão institucional. Valores e princípios. Visão de futuro da instituição. Imagem institucional e ações de marketing escolar. Objetivos estratégicos da instituição. Avaliação das forças e fraquezas da instituição. Planejamento estratégico institucional e planejamento participativo. Inter-relação entre políticas educacionais e planejamento institucional. Avaliação institucional. Plano de desenvolvimento da instituição. Monitoramento do plano.

6. Currículo e Planejamento na Educação Básica | 40H

Concepções e histórico do currículo. Caracterização e fundamentos do currículo. Processo Metodológico da organização curricular. A relação entre Currículo e Cultura Escolar. Currículo e a organização do trabalho pedagógico. O currículo como construção do conhecimento. Planejamento e avaliação do currículo. 1. O currículo, a cultura e a sua prática: a concepção de currículo. Caracterização e fundamentos do currículo. 2.As teorias curriculares. Processo metodológico da organização curricular. 3. O currículo como construção do conhecimento 4.A relação entre Currículo e Cultura Escolar. Currículo e a organização do trabalho pedagógico. 5.A Importância do currículo no trabalho dos professores da Educação Básica. Os desafios da profissão docente na atualidade. 6.Planejamento e avaliação do currículo. 7.O Planejamento como fundamento da Ação Pedagógica. 8.Fases do Planejamento. 9.Avaliação do currículo.

7. Avaliação da Educação e da Aprendizagem | 40H

Conceito, ética e política da avaliação de aprendizagem escolar. Necessidade de avaliação. Modelos e paradigmas sobre a avaliação. LDB (Lei n. 9.394/1996), Plano Nacional de Educação e outras políticas acerca da avaliação. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Avaliação como elemento do processo institucional. Projeto pedagógico e sua relação com a avaliação. Avaliação docente. Avaliação do currículo escolar. Planejamento, acompanhamento, construção do conhecimento e avaliação. Modelos e funções da avaliação da aprendizagem. Critérios e instrumentos de avaliação. Observação, autoavaliação, pareceres, relatórios, fichas avaliativas, portfólios e outras metodologias avaliativas. Diferenças entre critérios e instrumentos de avaliação. Formas de registro e devolutivas às famílias. Avaliação como momento de aprendizagem, desconstruindo a ideia da avaliação como um fim em si mesma.

8. Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes | 30H

Evolução histórico-sociológica da infância e da adolescência. Teoria da situação irregular à teoria da proteção da criança e do adolescente. Direitos fundamentais da criança e do adolescente. Relação entre a menoridade e a responsabilidade penal. Política de atendimento. Atos infracionais. Tutela jurídica especial à criança e ao adolescente: condição peculiar de desenvolvimento. Medidas de proteção e medidas socioeducativas. Relação entre criança, adolescente e escola.",1.Evolução histórico-sociológica da infância e da adolescência 2.Direitos fundamentais da criança e do adolescente 3.Relação entre criança, adolescente, escola e família 4.Direito ao desenvolvimento escolar 5.Proteção da criança e do adolescente

9. Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais | 40H

Características do processo de aprendizagem. Necessidades educativas especiais do deficiente visual, do deficiente auditivo, do deficiente físico, dos portadores de déficits mentais e conduta típica, dos portadores de altas habilidades. A adaptação de ?alunos que vivem na rua?. A adaptação de jovens e adultos.

10. Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância | 40H

Abordagem dos principais conceitos teóricos, das perspectivas do mercado educacional e de um repertório de estratégias e técnicas que prepararão o futuro docente para atuar na modalidade de educação a distância. 1. O Advento das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação a Distância. 2. Diferenças fundamentais entre ensino presencial e educação a distância 3. A Formação dos Profissionais para a Prática da Educação a Distância 4. O Perfil dos Professores na EAD 5. A participação dos alunos na EAD 6. Metodologias da EAD apoiada nas TIC para o efetivo Ensino/Aprendizagem 7. O Ensino Superior através das TIC 8. Mediação Pedagógica através das TIC 9. Mobile learning ou aprendizagem com uso de dispositivos móveis 10. Perspectivas atuais em educação

11. Gestão e Avaliação de Políticas Públicas | 40H

Conceito de políticas públicas. Objetivo, natureza e dinâmica das políticas públicas. Ciclo de vida das políticas públicas. Indicadores de monitoramento. Regimes democráticos. O papel do Estado x demandas da sociedade. As políticas públicas de corte social. Pesquisa avaliativa em políticas públicas e modelos analíticos. Pré-requisitos, relevância, técnicas e métodos utilizados nas pesquisas.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Escolar

Início imediato

100% online

Autorizado pelo MEC

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Livro Digital em PDF

Videoaulas

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 1198,80

por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 479,04

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC