Pós-Graduação
Pós-graduação em Criminologia e Polícia Judiciária
Direito
Carga Horária
360 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o curso
A Pós-Graduação em Criminologia e Polícia Judiciária é voltada para graduados de todas as áreas, especialmente profissionais da segurança pública e do direito, como policiais, agentes penitenciários, delegados, advogados, magistrados, membros do Ministério Público, procuradores e servidores públicos. O curso visa aprofundar o conhecimento sobre os principais temas da Criminologia teórica e aplicada na área da Segurança Pública, com foco no papel da Polícia Judiciária.
Com um corpo docente altamente qualificado, composto por especialistas, mestres e doutores, o curso oferece uma análise aprofundada da Criminologia contemporânea, explorando seu desenvolvimento histórico, escolas, métodos e objetos de estudo. As teorias sociológicas explicativas da criminalidade são abordadas em detalhes, incluindo as Teorias do Consenso, Teorias do Conflito e suas vertentes, além de outras teorias contemporâneas. A Vitimologia também é explorada, examinando o papel da vítima no Direito Penal, os processos de vitimização, a classificação das vítimas e as diferentes teorias e síndromes que explicam o comportamento das vítimas.
O curso abrange temas como sistemas de segurança pública, atribuições institucionais, controle interno e externo, áreas de atuação, forças policiais globais, análise de cenários, estudos de caso, criminalidade moderna, investigação policial e o inquérito policial constitucional. A Criminologia no Estado Democrático de Direito é analisada, com foco em sistemas de prevenção ao crime, modelos de reação ao delito, criminalidade de massa, moderna e organizada, teorias de legitimação da pena e estatísticas criminais. O curso também explora temas controversos como teorias psicanalíticas da criminalidade, a sociedade punitiva, a política criminal de drogas, o sistema penal e a reprodução da realidade social, além do cárcere e a marginalidade social.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
1. Características e estrutura da criminologia contemporânea
Evolução histórica do conceito, métodos, objetos e finalidades da Criminologia, bem como suas diferenças em relação a outras Ciências Criminais (Direito Penal e Política Criminal)
2. Etapas evolutivas e escolas criminológicas
Evolução histórica da Criminologia, desde sua pré-cientificidade (pseudociências e Escola Clássica), passando pelo início do marco científico (Escola Positiva), até o estudo das diversas escolas ecléticas.
3. Teorias sociológicas explicativas da criminalidade (macrossociologia)
Estudo das Teorias do Consenso e Teorias do Conflito e todas as teorias respectivamente derivadas, bem como todas as demais teorias sociológicas da criminalidade que foram surgindo até os dias atuais
4. Vitimologia
Etapas evolutivas do papel da vítima no Direito Penal, conceito de Vitimologia, Processos de Vitimização, Classificação das vítimas e as diversas teorias e síndromes explicativas dos comportamentos das vítimas
5. Polícia judiciária, política criminal e segurança pública
Abordagem sobre os sistemas de segurança pública; atribuições de cada instituição; análise sistêmica de segurança pública; controle interno e externo; áreas de abrangências de cada instituição de segurança pública; forças policiais no mundo; análises de cenários e estudos de casos; moderna criminalidade; investigação policial; e, inquérito policial constitucional
6. Criminologia no estado democrático de direito
Sistemas de prevenção do delito; modelos de reação ao delito; criminalidade de massa, moderna e organizada; teorias legitimadoras da pena; estatística criminal (Criminologia em cifras/cores)
7. Temas controvertidos da criminologia e demais ciências criminais
Temas diversos e controvertidos como: Teorias Psicanalíticas da Criminalidade e Sociedade Punitiva; Política Criminal de Drogas e aspectos criminológicos sobre drogas; Sistema Penal e Reprodução da Realidade Social; Cárcere e Marginalidade Social
8. Metodologia cientifica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.
Pós-graduação em Criminologia e Polícia Judiciária
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC