Pós-Graduação

Pós-graduação em Design Instrucional com Foco em Treinamento Online Corporativo

Gestão

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Soani Vargas

Sobre o curso

 

A pós-graduação em Design Instrucional com foco em Treinamento Online Corporativo tem como objetivo capacitar profissionais de T&D, RH, Gestão de Pessoas, professores, instrutores e gestores de treinamento corporativo a criarem e implementarem treinamentos online eficazes e eficientes. O curso se concentra no design instrucional, área responsável por planejar, desenvolver e implementar estratégias e materiais de aprendizagem para alcançar os objetivos de treinamento, abrangendo técnicas e metodologias para a criação de treinamentos online, desde a identificação das necessidades até a avaliação dos resultados.

 

O programa aborda temas como A Profissão e o Profissional, Levantamento de Necessidade de Treinamento, Análise e Planejamento, Soluções, Estratégias e Proposta de Treinamento, Design da Solução, Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem, Implementação, Avaliação de Resultados e Projeto de Consolidação do Conhecimento, proporcionando uma visão ampla e prática das etapas envolvidas no design instrucional. Além disso, o curso inclui um módulo dedicado à Metodologia Científica, preparando os profissionais para a pesquisa e produção de conhecimento na área.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

 

1. A Profissão e o Profissional

Essa disciplina inicial: - apresenta as competências técnicas e comportamentais que formam Designer Instrucional, assim como as atitudes esperadas pelas organizações para profissionais que farão parte de sua estratégia de aprendizagem; - oferece uma visão macro dos profissionais e do cenário envolvidos no cotidiano do desenvolvimento de soluções de treinamento online, bem como a importância, o papel e a responsabildade de cada ator nos projetos de capacitação - inicia a discussão, que permeia todo o curso, sobre a aprendizagem de adultos e o seu engajamento como protagonista do seu processo de aprendizagem; - expõe as principais metodologias de desenvolvimento de e-learning usadas nas empresas brasileiras (Modelo ADDIE, 6Ds e SAMModel), ressaltando seus pontos fortes e em quais situações devem ou não ser usadas.

 

2. Levantamento de Necessidade de Treinamento

A disciplina de LNT se propõe a: - esclarecer a importância de um levantamento de necesidade de treinamento consistente e efetivo; - orientar o aluno na condução da entrevista de LNT com perguntas relevantes e direcionadas aos resultados do negócio; - apontar caminhos para o momento de briefing do projeto de treinamento, de forma que todas as informações relevntes sejam compartilhadas em função da condução do projeto em direção ao valor estratégico que será entregue ao cliente.

 

3. Análise e Planejamento

Esta disciplina marca o início do processo de design instrucional propriamente dito e para isso: - apresenta técnicas e ferramentas de plajamento de projetos; - expõe características que devem ser buscadas na população impactada pelo treinamento online, bem como seu estilo de aprendizagem; - esclarece a importância de compreender o cenário do cliente, seu nível de maturidade e de consiciência organizacional; - aborda a questão de prazos e cronogramas; - trata do valor da análise de conteúdo em função do alcance dos objetivos de aprendizagem e, por consequêcia, dos objetivos de desempenho; - orienta boas práticas na gestão de fornecedores no intuito do estabelecimento de alianças estratégicas.

 

4. Soluções, Estratégias e Proposta de Treinamento

O objetivo desta disciplina é: - apresentar os conceitos e os requisitos dos principais formatos utilizados em treinamento corporativo: e-learning, v-learning, rapid learning, b-learning e microlearning; - discutir a aplicabilidade e efetividade de cada formato frente ao contexto do projeto; - orientar o uso de estratégias como gamificação, storytelling e curadoria em treinamentos online observando o escopo e as restrições do projeto com foco no alcance dos objetivos de aprendizagem; - apresentar técnicas e boas práticas de elaboração de trilhas de aprendizagem e de e-learnings interativos; - orientar o aluno na elaboração de propostas de treinamento que forneçam ao cliente uma visão geral do projeto e defina os principais acordos entre os stakeholders.

 

5. Design da Solução

Esta disciplina: - apresenta o processo de elaboração de storyboard, cuidando para que a linguagem e abordagem do conteúdo reflita as análises realizadas anteriormente; - discute aspectos cognitivos da aprendizagem e apresenta o conceito de chunk; - orienta o preenchimento do template com vistas à garantir a melhor comunicação entre o designer instrucional e o restante da equipe de produção; - apresenta boas práticas na elaboração de questões que irão compor os exercícios de autoavaliação e a avaliação de conhecimento, observando os objetivos de aprendizagem acordados e o nível de conhecimento que o projeto se propõe a entregar; - discute o processo de validação da documentação criada nesta fase do projeto, orientando o relacionamento que é pertinente estabelecer com o especialista no conteúdo-base do projeto.

 

6. Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem

Esta disciplina: - discute os aspectos de escolha de uma ferramenta de autoria, com base na sua curva de aprendizagem, potencialidades no uso e aderência ao tipo de projeto de e-learning; - apresenta diversas ferramentas de autoria e expõe suas capacidades de entrega; - apresenta recursos gratuitos que podem ser usados para enriquecer graficamente o projeto, observando direito de uso e licença Creative Commons; - propõe experiências práticas em ferramenta de autoria para a criação de objetos de aprendizagem, como cursos, online, infográficos, vídeos, animações e outros materiais de suporte à aprendizagem.

 

7. Implementação

Esta disciplina: - conceitua a diferença entre AVA, CMLS, LMS, LxP e LRM; - apresenta o conceito de SCORM e a diferença entre SCO e SCORM; - discute boas práticas na garantia da qualidade de projetos de e-learning; - orienta o processo de homologação do projeto em LMS; - discute os principais pontos a serem considerados na escolha de um LMS que atenda aos requisitos da organização.

 

8. Avaliação de Resultados

Esta disciplina: - apresenta a relevância estratégica do processo de avaliação de resultados de um projeto de treinamento corporativo; - orienta o desenho e a implementação do processo de avaliação de resultados, de acordo com os requisitos do projeto; - discute o conceito de ROI e sua utilização em projetos corporativos.

 

9. Projeto de Consolidação do Conhecimento

Esta disciplina: - orienta o aluno para a execução e finalização do projeto de treinamento online desenvolvido ao longo do curso.

 

10. Metodologia Científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

Pós-Graduação

Pós-graduação em Design Instrucional com Foco em Treinamento Online Corporativo

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

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