Pós-Graduação
Pós-graduação em Docência e Prática da História do Brasil
Educação
Carga Horária
360 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Docência e Prática da História do Brasil
O Ensino de História do Brasil tem se revelado fundamental para os alunos entendem a diversidade cultural e todo o movimento dialético envolvido no processo de desenvolvimento do país. Neste sentido, a sociedade do conhecimento tem requerido um novo olhar, um novo entendimento para construir uma visão histórica do passado, a fim de desenvolver o futuro.
As Metodologias Ativas para o Ensino de História, junto ao conhecimento específico dos conteúdos a serem abordados, tem exigido professores e profissionais da educação preparados para conseguir ministrar aulas com todos os fundamentos teóricos e didáticos necessários para o desenvolvimento dos alunos, tanto no ensino fundamental como médio.
Pensando nisto, a Faculdade Focus elaborou uma grade curricular com os conhecimentos necessários para preparar professores e profissionais da educação para ministrar aulas focadas nos conteúdos relacionados a História do Brasil
O conteúdo também é indicado para todo e qualquer aluno que tenha curso de nível superior e queira desenvolver ou aprofundar seus conhecimentos sobre a História do Brasil.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Teoria da História | 40H
Entre o Iluminismo e o Romantismo, a atualização do saber histórico. Hegel, Marx e Nietzsche: filosofias da História no século XIX. Ranke, Michelet e Burkhardt: a construção da disciplina histórica no pensamento oitocentista. Tendências historiográficas do século XX. História e ciências humanas. Tendências da escrita da História na contemporaneidade.
2. História, Política e Sociedade | 40H
Papel da história nas sociedades contemporâneas; história moderna e contemporânea; Iluminismo; Revolução Francesa; práticas sociais que configuram as sociedades atuais; surgimento do capitalismo; movimentos sociais e luta de classes; exploração colonial; formas de política; sociedade e trabalho; Guerra Fria; globalização; neoliberalismo; tecnologia e dominação; arte e sociedade.
3. História do Brasil: do início da colonização às conjurações | 40H
Sociedades autóctones. Interpretações clássicas do projeto colonial. Ideologias e justificativas do trabalho cativo. Expansão de fronteiras. O Império Português Atlântico. O santo ofício no Brasil colonial. A economia: extrativismo e pecuária. Revoltas coloniais. A crise do antigo sistema colonial.
4. História do Brasil: dos tempos do iluminismo à independência | 40H
A América Portuguesa em tempos de Iluminismo; a questão dos impostos coloniais; as diferentes revoltas e ressurreições ocorridas no período e seus ideais liberais; o império napoleônico e seus efeitos no Brasil; a chegada da corte portuguesa na América; as transformações no Rio de Janeiro; elites x povo; o processo de Independência.
5. História do Brasil: da Proclamação da República ao Golpe de 1930 | 40H
Aspectos teóricos do estudo do Brasil moderno e contemporâneo. Análise das diversas articulações entre cultura, memória e identidade no Brasil. A construção do estado nacional republicano. As estruturas políticas e econômicas. As relações internacionais. Resistência e insurreições populares na Primeira República. Pensamento e movimentos sociais. O modernismo brasileiro. Tenentismo. A Ascenção de Getúlio Vargas.
6. História do Brasil Contemporâneo: da Era Vargas aos Dias Atuais | 40H
Problematização dos aspectos políticos, econômicos e culturais da história do Brasil contemporâneo, partindo da década de 1930 até a atualidade. Impasses ocorridos nesse período e dados atuais sobre a sociedade brasileira. A questão da democracia e dos direitos humanos. Perspectivas de análises para a história contemporânea do Brasil.
7. História da África e da Cultura Afro-Brasileira | 40H
Análise sobre a historiografia africana: fontes de pesquisa e os debates teórico-metodológicos. Estudo sobre a presença humana no continente africano e a história da África: da Pré-História à Antiguidade. Religiosidade africana: Orixás, Islamismo e Cristianismo. A dinâmica escravista no Continente Africano. A África no contexto da expansão mercantil. O processo de colonização e a diáspora africana nas Américas. Neolocolonialismo e a partilha da África. Os processos de independência.
8. Metodologia do Ensino de História no Ensino Fundamental | 40H
Metodologias e procedimentos didáticos no ensino de História no Ensino Fundamental. História do Ensino de História no Brasil. Estudos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para História. A História e suas implicações no processo educativo. Análise da situação do ensino de História na realidade educacional brasileira no Ensino Fundamental.
9. Metodologia do Ensino de História no Ensino Médio | 40H
Problematização das práticas educativas na escola de Ensino Médio. A História nas propostas curriculares do ensino médio. A relação entre métodos, metodologias, técnicas e a prática do professor de História no Ensino Médio e na Educação de jovens e adultos. Seleção de conteúdos, organização e elaboração/construção de materiais didáticos para o ensino de História no Ensino Médio.
Pós-graduação em Docência e Prática da História do Brasil
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 1198,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 1198,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 1198,80 por R$ 322,92
de R$ 1198,80 por R$ 358,80