Pós-Graduação

Pós-graduação em Educação e Cultura

Educação

Sobre a Pós-graduação em Educação e Cultura

 

Bem-vindo ao curso de pós-graduação lato sensu em Educação e Cultura, uma formação abrangente, interdisciplinar e inovadora que visa aprofundar o conhecimento e as habilidades dos profissionais da educação em aspectos cruciais da cultura contemporânea. Este curso oferece uma combinação única de disciplinas que abrangem desde as bases sociológicas da educação até a compreensão crítica da literatura e cultura midiática, proporcionando uma experiência enriquecedora e contextualizada.

 

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento e as habilidades dos profissionais da educação em face dos desafios da cultura contemporânea, o curso é uma resposta para as rápidas transformações sociais e culturais, torna-se imperativo preparar os educadores para compreender e lidar com a diversidade cultural, integrando-a de maneira eficaz no processo de ensino-aprendizagem.

 

A articulação de disciplinas como Sociologia da Educação, Literatura e Cultura Midiática, Cultura e Literatura Africana e Indígena, Educação e Movimentos Populares, Arte e Cultura, e Didática no Ensino Superior visa oferecer uma formação ampla e relevante, capacitando os profissionais para os desafios contemporâneos.

 

Articulando os saberes entre a exploração das interseções e a valorização da diversidade em prol do engajamento social, o curso explora as interações entre literatura, cultura, meios de comunicação, valorizando a compreensão das culturas como a africana e indígenas, contribuindo ativamente para a construção de práticas educacionais sensíveis e inclusivas.

 

Para quem é este curso

 

O curso destina-se a profissionais da área da educação, como professores, coordenadores pedagógicos, gestores educacionais e demais interessados em aprimorar suas práticas pedagógicas e compreender as complexas relações entre educação e cultura. Este programa foi elaborado para atender às demandas de um cenário educacional diversificado e em constante mudança, proporcionando ferramentas essenciais para enfrentar os desafios contemporâneos.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

Matriz Curricular

 

1. Sociologia da Educação | 60H

A sociedade como objeto de estudo da sociologia. A vida social em seus múltiplos aspectos. Relação existente entre sociedade e educação pela perspectiva sociológica. Papel do educador no atual contexto educacional brasileiro. Problemas educacionais brasileiros. Práticas pedagógicas ratificadora e/ou transformadoras dos contextos cultural, social, político, econômico e ecológico. Perspectivas da educação no Brasil.

 

2. Literatura e Cultura Midiática | 60H

Breve histórico da cultura. Elementos definidores da cultura. Cultura, mídia e literatura. Literatura, ferramentas eletrônicas e novos circuitos do texto literário. Diluição de fronteiras entre os meios, os suportes e os campos artísticos. Convergência entre os textos literários e a arte audiovisual: textos midiáticos. Literatura, cinema e televisão. Narrativas gráficas. Poesia digital. Clássicos literários em quadrinhos. Literatura para celular. Crise do paradigma estético da modernidade, hierarquia cultural e a questão do valor.

 

3. Cultura e Literatura Africana e Indígena | 60H

Estudos da história (aspectos da colonização e da independência), da cultura e da literatura dos cinco países africanos de língua portuguesa (Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique). Estudos sobre a história, a cultura e os modos de vida contemporâneos dos povos indígenas no Brasil. Situação dos afro-brasileiros e dos indígenas no Brasil na contemporaneidade.

 

4. Educação e Movimentos Populares | 60H

Principais teorias dos movimentos sociais e seus reflexos na trajetória dos movimentos sociais no Brasil. As concepções de educação: educação burguesa e nova escola. Educação popular e as práticas participativas. Colaboração e organização social como forma de expressão cultural. Os movimentos sociais como espaço educativo na formação da cidadania, a relação entre poder e saber no processo de construção e apropriação do conhecimento. As principais formas de organização popular. As demandas sociais para a educação nos anos de 1980 no Brasil. A crise dos movimentos populares nos anos 1990 e as novas formas de associativismo. Os movimentos sociais na contemporaneidade e novas práticas democráticas, como a educação não formal. O papel do educador social. O papel dos movimentos sociais na articulação da educação não formal com o sistema formal de ensino. Tendências e perspectivas da educação dos movimentos sociais na educação brasileira atual.

 

5. Arte e Cultura | 60H

Interfaces e perspectivas de abordagem da arte. Arte e sociologia. Arte e história. Arte e comunicação. O sistema da arte e a indústria cultural. Movimentos da arte moderna e das vanguardas. O impacto da comunicação de massa na arte. Reflexões sobre a arte contemporânea com base em conceitos como consumo, globalização e pós-modernidade. Movimentos artísticos contemporâneos. Conceitos básicos relacionados à preservação de bens culturais. A importância da educação para a preservação do patrimônio. Cuidados para a conservação de obras de arte. Considerações gerais de preservação.

 

6. Didática no Ensino Superior | 40H

O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.

 

7. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

A pesquisa e a construção do conhecimento. Conhecimento popular e conhecimento científico. Ética na pesquisa. Discussão e elaboração de projetos de pesquisa. Dimensões da pesquisa. Pesquisar para quê? Desenvolvimento de projetos. Tipos de pesquisa. Fontes e base de dados de pesquisa. Normas e relatórios de pesquisa.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Educação e Cultura

Início imediato

100% online

Autorizado pelo MEC

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Livro Digital em PDF

Videoaulas

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 1198,80

por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 479,04

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC