Pós-Graduação (EaD)
Pós-graduação em Educação Especial
Educação (EaD)

Carga Horária
360 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o Curso de Pós-graduação em Educação Especial
Em um mundo que busca cada vez mais a equidade e o respeito às diferenças, o educador especialista em inclusão não é apenas necessário, é fundamental. A Pós-graduação em Educação Especial é a sua porta de entrada para se tornar um agente de transformação real, capaz de impactar positivamente trajetórias de vida. Aqui, você não apenas estuda teorias, mas domina as estratégias pedagógicas mais eficazes e as ferramentas práticas para atender às necessidades individuais de cada aluno, tornando-se um profissional indispensável e preparado para desbloquear o verdadeiro potencial em qualquer ambiente de aprendizagem.
Ao concluir este curso, você não terá apenas um certificado, mas uma nova visão de futuro e a competência para liderar a vanguarda da educação inclusiva. Encare esta pós-graduação não como um custo, mas como o investimento definitivo em sua carreira e em seu propósito de vida, capacitando-o para assumir posições de destaque, aumentar seu valor no mercado e, o mais importante, fazer a diferença. O mercado de trabalho busca especialistas que não apenas entendem de inclusão, mas que sabem como aplicá-la com maestria. Este especialista pode ser você. Dê o passo decisivo para se tornar uma referência na área e comece sua jornada de impacto hoje mesmo.
Para quem é este curso
Este curso foi desenhado para você, profissional da Educação e da Saúde (pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e áreas afins), que sente a urgência de promover uma inclusão real e eficaz em seu ambiente de trabalho. Se você busca ir além da teoria e deseja dominar ferramentas e estratégias para atender às necessidades específicas de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento (TEA), altas habilidades/superdotação e outras condições, esta especialização fornecerá a segurança e a competência que você procura para transformar vidas através da educação.
Ideal tanto para recém-graduados que almejam uma inserção qualificada no mercado de trabalho, quanto para educadores experientes que buscam atualização frente às novas legislações e abordagens pedagógicas. Este é o caminho certo para quem deseja se tornar uma referência em educação inclusiva, seja em sala de aula regular, em salas de recursos multifuncionais (AEE), em clínicas ou na gestão educacional, fazendo a diferença no desenvolvimento pleno de cada estudante.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Educação Inclusiva | 40h
Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem | 40h
Estudo do desenvolvimento neuropsicomotor e suas relações com o aprendizado. Bases neurobiológicas do desenvolvimento motor e cognitivo. Marcos do desenvolvimento infantil. Influências ambientais, sociais e biológicas no desenvolvimento. Alterações neuropsicomotoras e seus impactos na aprendizagem. Avaliação e intervenções para promover o desenvolvimento e a aprendizagem. Integração entre saúde, educação e família no contexto do neurodesenvolvimento.
Psicopedagogia | 40h
Psicopedagogia; evolução conceitual e histórica; objeto da psicopedagogia; em que atua o psicopedagogo; Aspectos teórico e metodológicos da psicopedagogia; ética do psicopedagogo; prática psicopedagógica e suas modalidades
Políticas Públicas e Legislação Educacional | 40h
A disciplina abordará temas centrais relacionados às políticas públicas e à legislação educacional. Serão explorados conceitos fundamentais de políticas públicas no contexto da educação, estruturas legais que regem os sistemas educacionais, o papel das políticas educacionais no desenvolvimento social e a análise crítica de políticas educacionais implementadas. Técnicas para a formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais, juntamente com a legislação educacional vigente em diferentes contextos.
Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem | 40h
Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.
TEA - Transtorno do Espectro Autista | 40h
Proporcionar uma compreensão ampla e integrada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando seu histórico, etiologia, características diagnósticas, funcionamento cognitivo e neuroanatômico, além de discutir a inclusão social e os marcos legislativos relacionados ao tema.
Língua Brasileira de Sinais - Libras | 40h
Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como instrumento de comunicação e inclusão. Fundamentos linguísticos e gramaticais de LIBRAS. Estrutura sintática, semântica e pragmática da língua de sinais. História e cultura surda no Brasil. Aspectos sociolinguísticos e a importância da LIBRAS para a inclusão social e educacional. Estratégias pedagógicas para o ensino e aplicação de LIBRAS em diferentes contextos. Desenvolvimento da habilidade prática em LIBRAS para comunicação básica..
Tecnologias Assistivas | 40h
Tecnologias assistivas: fundamentos e inclusão. Desenvolvimento, tipos de ferramentas, bases legais. Comunicação e acessibilidade, interação com as pessoas. Tecnologias para surdos e deficientes auditivos, cegos e deficientes visuais. Ferramentas de geração de voz. Dispositivos de apoio à locomoção. Tecnologias para autonomia de pessoas com modalidades reduzidas, adaptação domiciliar. Controle e automação residencial, Veículos e transportes adaptados, Inovações e Perspectivas em Tecnologias Assistivas, Acessibilidade e design universal, Desafios e barreiras na adoção de tecnologias assistivas, capacitação em tecnologias assistivas..
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Educação Especial
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
Investimento
de R$ 1198,80 por R$ 478,80
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