Pós-Graduação

Pós-graduação em Educação Física e Saúde

Saúde

Sobre a Pós-graduação em Educação Física e Saúde

 

O curso de Pós-graduação em Educação Física e Saúde é uma experiência educacional única desenhada para profissionais de saúde e bem-estar que almejam impactar positivamente a sociedade. Neste curso, você terá a oportunidade de explorar práticas educativas avançadas, focando na promoção do bem-estar integral. Com um currículo que abrange metodologias adaptativas e abordagens lúdicas, você estará equipado para enfrentar os desafios modernos na promoção da saúde física, mental e social.

 

 

Este curso é perfeito para profissionais que buscam expandir suas competências e enriquecer suas práticas na área da saúde. Destinado a educadores físicos, terapeutas, treinadores e especialistas em saúde pública, o curso proporciona um ambiente de aprendizado dinâmico e estimulante. Aqui, você aprenderá a desenvolver programas de educação física que não só engajam os alunos, mas também promovem inclusão e acessibilidade, assegurando oportunidades iguais para todos no campo da saúde física e mental.

 

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

 

1. Metodologia da Educação Física Escolar | 60H

Aspectos pedagógicos e metodológicos da Educação Física Escolar. Conteúdos e objetivos da Educação Física na educação infantil e nos anos iniciais. Planejamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem na Educação Física.

 

2. Educação Física Adaptada | 60H

Conceitos da Educação Física Adaptada. Deficiências: conceitos, tipos, causas e prevenção. Transtornos e superdotação. Necessidades de adaptações pedagógicas para pessoas com deficiências ou transtornos. Inclusão, universalização e equidade. Educação Física e as implicações pedagógicas para a prática. História do esporte adaptado. Educação paralímpica.

 

3. Recreação e Lazer | 60H

Caracterização e conceituação de lazer e recreação. Recreação e lazer no contexto escolar. Teorias e aspectos metodológicos da recreação e lazer. O jogo no processo de socialização. Espaços públicos de recreação e lazer. O lazer, a educação e o trabalho na sociedade. O recreacionista e sua função nos diversos campos de intervenção profissional. As políticas públicas de Educação Física, recreação e lazer. Lazer, mercado e indústria cultural. Planejamento, preparação, execução e avaliação de atividades de recreação. Desenvolvimento de atividades específicas de acordo com o nível de escolaridade.

 

4. Promoção da Saúde na Escola | 60H

Estudo reflexivo de abordagens relacionadas à promoção da saúde na escola, voltadas às crianças e aos adolescentes. O papel do profissional de Educação Física, em parceria com outros profissionais das áreas de educação e saúde, na promoção de um estilo de vida saudável, que corrobore para uma maior percepção de saúde e qualidade de vida. Conscientização para inibição de condutas que acarretem prejuízos psicossociais na adolescência, como gravidez precoce e uso de drogas.

 

5. Educação e Ludicidade | 60H

A ludicidade e formação do educador. Influência da cultura e da mídia sobre a ludicidade infantil. Ludicidade na educação da criança. Brinquedoteca e a ação docente. Importância da presença do jogo, do brinquedo e da brincadeira no processo de desenvolvimento humano. O lúdico e a prática pedagógica. Lúdico: espaço para pensar e aprender.

 

6. Didática no Ensino Superior | 40H

O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.

 

7. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

A pesquisa e a construção do conhecimento. Conhecimento popular e conhecimento científico. Ética na pesquisa. Discussão e elaboração de projetos de pesquisa. Dimensões da pesquisa. Pesquisar para quê? Desenvolvimento de projetos. Tipos de pesquisa. Fontes e base de dados de pesquisa. Normas e relatórios de pesquisa.

 

 

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Educação Física e Saúde

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 322,92

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 358,80