Pós-Graduação (EaD)
Pós-graduação em Educação Inclusiva
Educação (EaD)

Carga Horária
620 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o Curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva
Em um mundo que clama por equidade e respeito às diferenças, o educador especializado em inclusão não é mais uma opção, mas uma necessidade fundamental. A Pós-graduação em Educação Inclusiva da Faculdade Focus é a sua ponte para se tornar este profissional indispensável, capacitando-o com as ferramentas e estratégias mais eficazes para derrubar barreiras de aprendizagem e garantir o direito de todos a uma educação de qualidade. Domine as competências para criar ambientes educacionais verdadeiramente acolhedores e transforme-se no agente de mudança que toda instituição de ensino precisa.
Ao concluir esta especialização, você não receberá apenas um certificado, mas sim um passaporte para um novo patamar em sua carreira. Estará plenamente qualificado para assumir posições de liderança, consultoria e destaque em escolas, empresas e projetos sociais, tornando-se uma referência na área. Este não é um custo, mas o investimento mais estratégico que você pode fazer em seu futuro profissional e no impacto que gera na sociedade. Dê o passo decisivo para se tornar um especialista valorizado e disputado pelo mercado. Sua trajetória de sucesso na Educação Inclusiva começa aqui.
Para quem é este curso
Este curso é para você, professor, coordenador pedagógico, psicopedagogo ou gestor escolar, que sente o desafio diário de construir uma sala de aula verdadeiramente acolhedora para todos. Se você busca ir além da teoria e deseja adquirir ferramentas práticas para adaptar currículos, criar planos de ensino individualizados e responder com segurança às diversas necessidades de aprendizagem, esta especialização foi desenhada para transformar sua prática e seu impacto na vida dos alunos.
A pós-graduação também é ideal para psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais que atuam no contexto escolar e buscam uma intervenção mais integrada. Se o seu objetivo é uma especialização que abrirá novas portas na carreira, uma atualização crucial para os desafios atuais ou mesmo uma transição para uma área de grande impacto social, aqui você encontrará o conhecimento para se tornar um profissional de referência em inclusão.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Fundamentos da Educação | 60h
O papel da Pedagogia e o papel do Pedagogo. O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como ponto de partida e de chegada dos estudos e da reflexão dos cientistas. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Análise da pedagogia, concepções e tendências.
Educação Inclusiva | 80h
Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
Psicopedagogia | 60h
Psicopedagogia; evolução conceitual e histórica; objeto da psicopedagogia; em que atua o psicopedagogo; Aspectos teórico e metodológicos da psicopedagogia; ética do psicopedagogo; prática psicopedagógica e suas modalidades
Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem | 60h
Estudo do desenvolvimento neuropsicomotor e suas relações com o aprendizado. Bases neurobiológicas do desenvolvimento motor e cognitivo. Marcos do desenvolvimento infantil. Influências ambientais, sociais e biológicas no desenvolvimento. Alterações neuropsicomotoras e seus impactos na aprendizagem. Avaliação e intervenções para promover o desenvolvimento e a aprendizagem. Integração entre saúde, educação e família no contexto do neurodesenvolvimento.
Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem | 60h
Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.
TEA - Transtorno do Espectro Autista | 60h
Proporcionar uma compreensão ampla e integrada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando seu histórico, etiologia, características diagnósticas, funcionamento cognitivo e neuroanatômico, além de discutir a inclusão social e os marcos legislativos relacionados ao tema.
Tecnologias Assistivas | 60h
Tecnologias assistivas: fundamentos e inclusão. Desenvolvimento, tipos de ferramentas, bases legais. Comunicação e acessibilidade, interação com as pessoas. Tecnologias para surdos e deficientes auditivos, cegos e deficientes visuais. Ferramentas de geração de voz. Dispositivos de apoio à locomoção. Tecnologias para autonomia de pessoas com modalidades reduzidas, adaptação domiciliar. Controle e automação residencial, Veículos e transportes adaptados, Inovações e Perspectivas em Tecnologias Assistivas, Acessibilidade e design universal, Desafios e barreiras na adoção de tecnologias assistivas, capacitação em tecnologias assistivas.
Políticas Públicas e Educação | 60h
Natureza política da educação. Relações entre realidade educacional, Estado, ideologia, legislação e políticas públicas. Concepções de estado: liberal, intervencionista e neoliberal. Políticas educacionais configuradas no Estado brasileiro em seu desdobramento histórico- social. Cidadania global, consumo e política educacional. Processo nacional de elaboração de políticas públicas no bojo da mundialização da política e internacionalização da economia. Mudanças das relações entre Educação e Estado: políticas públicas para os diferentes níveis de ensino.
Neuropsicopedagogia Clínica | 80h
Fundamentos da neuropsicopedagogia. Epistemologia genética. Funções neuropsicológicas cognitivas: cognição e aprendizagem. Neurofisiologia - como o cérebro aprende e bases de plasticidade cerebral. Neurociência e comportamento humano. Neurociência - emoções; atenção; memória; inteligência. Neurociência - linguagem (leitura e escrita). Neurociência - habilidades matemáticas. Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Educação especial inclusiva. Neuropsicofarmacologia. Avaliação e intervenção neuropsicopedagógica nas dificuldades e transtornos.
Docência no Ensino Superior | 60h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Educação Inclusiva
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
Investimento
de R$ 1198,80 por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
de R$ 1198,80 por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
de R$ 1198,80 por R$ 383,04
