Pós-Graduação

Pós-graduação em Educação Infantil

Educação

Sobre a Pós-graduação em Educação Infantil

 

A Pós-graduação em Educação Infantil foi criada para atender às demandas contemporâneas da formação dos profissionais para o atendimento da criança em idade escolar na rede de ensino. Para isso, considerando uma formação ampla, multidisciplinar e atendendo às exigências legais e pedagógicas atuais, o profissional vai ampliar seus conhecimentos acerca da educação infantil e suas especialidades, conhecendo princípios e metodologias que alimentarão os processos de desenvolvimento e aprendizagem na infância. Neste sentido, conta uma organização curricular que permite o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes profissionais baseadas na nova BNCC.

 

O especialista nesta área terá conhecimentos e o entendimento do desenvolvimento e das necessidades para o crescimento para esta fase, além de ser estimulado a usar sua criatividade para as práticas pedagógicas e alfabetização e letramento.

 

Aprimorar e construir competências profissionais para as atividades ligadas à Educação Infantil.

 

Promover o conhecimento das diversas abordagens e metodologias didáticas para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Novos caminhos para profissionais de educação | 60H

Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.

2. Fundamentos da ação pedagógica | 40H

Educação, pedagogia e didática. Didática e tendências pedagógicas. Tendências pedagógicas norteadoras da Didática e sua relação com o processo de organização didático-pedagógica. Pedagogia, heutagogia e andragogia. Planejamento, plano e projeto. Análise e compreensão da ação pedagógica em espaços educativos formais e não formais. Relações interpessoais na sala de aula.

3. Didática | 40H

Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.

4. Formação docente para a diversidade | 40H

Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.

5. Literatura Infantil Nacional | 40H

Processo histórico de consolidação da literatura infantil como gênero literário de expressão e a formação de uma literatura infantil nacional. Público-alvo da literatura infantil, suas particularidades e o papel da literatura na sua formação. Estrutura do livro infantil: linguagem, forma e conteúdo. Papel e prática dos professores no trabalho com a literatura infantil. Legislação educacional e as diretrizes para o trabalho com literatura na escola. Literariedade em obras infantis para diferentes idades. Tendências atuais para o público infantil na literatura.

6. Metodologia da educação física escolar: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental | 40H

Aspectos pedagógicos e metodológicos da Educação Física Escolar. Conteúdos e objetivos da Educação Física na educação infantil e nos anos iniciais. Planejamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem na Educação Física.

7. Metodologia do Ensino de Ciências e Saúde Infantil | 40H

O ensino de ciências. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de ciências. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de ciências nos anos iniciais. A ciência como atividade humana: história e desenvolvimento. Epistemologia e ensino de ciências. Caracterização do conhecimento científico e o senso comum. As diferentes concepções que influenciaram o ensino de ciências. Elaboração de projetos didáticos e proposta de mediação para o ensino de ciências e saúde.

8. Metodologia do Ensino de Matemática - Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 40H

Conceito histórico da matemática na educação. Conteúdos e metodologias para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e Educação Infantil. Análise das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais ? PCNs, Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil ? RECNEI, BNCC para o ensino de Matemática. Processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Elaboração de projeto didático para o ensino de matemática nos anos iniciais e na educação infantil e seus conteúdos básicos. Análise crítico- construtiva de livros didáticos de matemática para os anos iniciais.

9. Metodologia do Ensino de Natureza e Sociedade | 40H

Construção histórica dos ensinamentos das ciências humanas e naturais para crianças pequenas. A natureza e a sociedade na educação infantil: conceitos, objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação dos conhecimentos construídos pelas crianças. A relevância do profissional professor e de sua práxis nesse contexto. Propostas educativas coerentes com a faixa etária da educação infantil que priorizem vivências e reflexões sobre as ciências humanas e naturais. Embasamento teórico para o trabalho pedagógico com o eixo natureza e sociedade: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular e Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Educação Infantil

Início imediato

100% online

Autorizado pelo MEC

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Livro Digital em PDF

Videoaulas

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 1198,80

por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 479,04

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC