Pós-Graduação

Pós-Graduação em Educação Integral e Integrada

Educação

Sobre a Pós-graduação em Educação Integral e Integrada

 

Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidade locais.

 

A pós-graduação em Educação Integral e Integrada visa contribuir para a formação de profissionais da área da educação com a missão de construir o conhecimento na área de Educação Integral, qualificando para atuação na ampliação de diferentes espaços das novas gerações e também para além dos espaços escolares.

 

Os conteúdos apresentados na matriz curricular objetivam a produção de saberes como síntese da formulação e implementação teórico-prática da proposta de Educação Integral.

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Educação Integral e Educação Inclusiva | 60H

A disciplina de Educação Integral e Educação Inclusiva aborda a perspectiva das diferenças e a mandala de saberes, a política nacional da educação especial sob a ótica da inclusão, o atendimento educacional especializado (AEE), a construção da escola de qualidade através do projeto político-pedagógico e os desafios da educação inclusiva no ensino superior.

 

2. Educação integral e novas tecnologias | 40H

A disciplina de Educação Integral e Novas Tecnologias explora as adequações estruturais necessárias para a implementação da educação em tempo integral, destacando a responsabilidade do Estado e os direitos da sociedade. Aborda também o papel das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na escola, enfatizando a importância da comunicação e o uso eficaz das TICs para promover uma educação integral e inclusiva.

 

3. Gestão em educação integral | 60H

Na disciplina de Gestão em Educação Integral são contemplados os desafios específicos da gestão escolar em escolas de tempo integral, políticas transversais, processos de gestão, monitoramento contínuo e avaliações periódicas, recursos e universalização das ações, além do monitoramento e avaliação da educação integral visando o reconhecimento de processos e o aprimoramento dos resultados, contemplando insumos, processos e a qualidade das ações educacionais.

 

4. Legislação para Educação Integral | 60H

Em Legislação para Educação Integral são abordadas as políticas públicas relacionadas à educação integral, a mandala de saberes, práticas pedagógicas, protagonismo infantojuvenil, letramento e cultura digital, monitoria entre pares, múltiplas interações, participação educativa da comunidade, personalização, sequências didáticas, tutoria e o banco de práticas, proporcionando uma compreensão abrangente da legislação e normativas que regem a educação integral.

 

5. Teoria e Prática no Trabalho por Projetos | 40H

A disciplina de Teoria e Prática no Trabalho por Projetos aborda as etapas fundamentais para o desenvolvimento de projetos educacionais, desde a concepção até a avaliação e encerramento, incluindo a elaboração do projeto, o plano de ação, a construção da rede de tarefas, o controle e avaliação do projeto. Também discute a integração dos projetos político-pedagógicos e a complementação da leitura teórica para embasar a prática por projetos.

 

6. Políticas públicas e legislação em educação | 40H

A disciplina de Políticas Públicas e Legislação em Educação oferece uma análise abrangente da legislação educacional brasileira e das políticas públicas que regem os diversos níveis e modalidades de ensino, incluindo o funcionamento dos sistemas de ensino, o currículo escolar do Ensino Fundamental, a Educação Infantil, o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Educação Profissional e Tecnológica, a Educação Inclusiva, a Educação Escolar Indígena, a Educação Quilombola, a Educação no Campo e a política nacional para a formação dos profissionais da educação.

 

7. Políticas e Programas Para a Educação em Tempo Integral | 40H

A disciplina de Políticas e Programas para a Educação em Tempo Integral explora os desafios enfrentados pela gestão escolar nesse contexto, a necessidade de uma nova arquitetura de gestão, as políticas transversais relacionadas, os processos de gestão específicos, o monitoramento e avaliação da educação integral para potencializar resultados, além da análise dos insumos, processos e qualidade das ações educacionais implementadas.

 

8. Docência no Ensino Superior | 40H

Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.

 

9. Metodologia do Trabalho Científico | 40H

Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.

 

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Pós-Graduação em Educação Integral e Integrada

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TCC opcional*

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Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

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