Pós-Graduação
Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho
Saúde
Carga Horária
670 h
Tempo de conclusão
A partir de 12 meses
Sobre o curso
A especialização em Enfermagem do Trabalho é voltada para egressos e profissionais de Enfermagem devidamente registrados no Conselho Regional de Enfermagem. O programa visa desenvolver a competência teórico-científica para atuação em todos os níveis de gestão e de atenção à saúde, com foco na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida da população, pautado em princípios éticos, legais, na compreensão da realidade social, cultural, política e econômica, e no rigor científico e intelectual. O curso exige a apresentação de comprovante de conclusão do curso superior em enfermagem e cópia de documentos pessoais. O Módulo I, "Saúde Coletiva, SUS, Políticas de Saúde Pública e Atenção Primária", aborda a evolução histórica, os conceitos, os fundamentos e a organização da saúde coletiva e da saúde pública no Brasil. A disciplina "Introdução à Saúde Coletiva e Saúde Pública" apresenta os principais objetos de intervenção e investigação da área, a relação entre saúde, ambiente, qualidade de vida, sociedade, cultura e seus determinantes, além da história e dos modelos de organização da atenção à saúde no país. "Proteção Social, Sistemas de Saúde e Legislação do SUS" é o tema da segunda disciplina, que aborda o debate sobre a crise do Welfare State e a reforma sanitária no contexto brasileiro, explorando os antecedentes históricos do SUS, a seguridade social e a legislação que sustenta o sistema. A disciplina "Políticas e Programas de Saúde Pública" analisa a situação de saúde da população brasileira, as transições demográfica, epidemiológica e nutricional, as políticas de saúde em vigor no Brasil, e os programas de saúde específicos. O módulo também contempla as "Redes de Atenção à Saúde e Tópicos de Atenção Primária à Saúde", com foco no funcionamento das redes de atenção, como a Rede Cegonha, a Rede de Urgência e Emergência, a Rede de Atenção Psicossocial, a Rede de Atenção às Pessoas com Deficiência e a Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, além de analisar a organização, o financiamento, o processo de trabalho e as práticas profissionais da Atenção Primária à Saúde no Brasil.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Igor de Andrade Ximenes
1. Saúde Coletiva, SUS, Políticas de Saúde Pública e Atenção Primária
Abordaremos uma introdução abrangente à Saúde Coletiva e Saúde Pública, explorando seus conceitos, fundamentos e a evolução histórica. Discutiremos os principais objetos de intervenção e investigação em Saúde Coletiva, aplicando conceitos básicos da epidemiologia, ciências sociais, gestão, planejamento e políticas de saúde. Analisaremos a relação entre saúde, ambiente, qualidade de vida, sociedade, cultura e seus determinantes, além de examinar a história e os modelos de organização da atenção à saúde no Brasil. Mergulharemos na proteção social, discutindo o debate sobre a crise do "welfare state" e a reforma sanitária no contexto brasileiro. Exploraremos os antecedentes históricos do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua inserção na Constituição Federal de 1988. Investigaremos a seguridade social como pilar fundamental da legislação do SUS. Além disso, discutiremos a legislação de saúde no Brasil, incluindo a estrutura legal que sustenta o sistema de saúde. Realizaremos uma análise detalhada da situação de saúde da população brasileira, explorando as transições demográfica, epidemiológica e nutricional. Investigaremos as principais políticas de saúde em vigor no Brasil, com foco em programas de saúde específicos, como tuberculose, hanseníase, diabetes, obesidade, hipertensão, saúde da criança, saúde da mulher, saúde do homem, tabagismo, doenças crônicas não transmissíveis, saúde do idoso, saúde na escola e saúde bucal. Estudaremos a implementação e os impactos dessas políticas e programas na melhoria da saúde pública. Aprofundaremos nosso entendimento sobre as redes de atenção à saúde e a continuidade do cuidado. Investigaremos o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, com enfoque em áreas como a Rede Cegonha, a Rede de Urgência e Emergência, a Rede de Atenção Psicossocial, a Rede de Atenção às Pessoas com Deficiência e a Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas. Também analisaremos a organização da Atenção Primária à Saúde no Brasil, considerando seu financiamento, processo de trabalho e práticas profissionais. Abordaremos o apoio matricial na Atenção Primária à Saúde e a importância da avaliação da APS no contexto brasileiro.
2. Vigilância e Promoção da Saúde, Epidemiologia e Fundamentos da Gestão em Saúde
Abordaremos os conceitos de Vigilância em Saúde, como a sanitária, ambiental, do trabalhador e epidemiológica. Serão apresentados conhecimentos específicos de vigilância epidemiológica e medidas de controle de doenças e agravos, com foco na aplicação prática no cotidiano. Introdução à Epidemiologia, abrangendo a Epidemiologia Analítica, Descritiva e os Estudos Epidemiológicos. Serão apresentados os Indicadores Epidemiológicos, Medidas de Saúde Coletiva e os Sistemas de Informação em Saúde e Epidemiologia. Bases conceituais e metodológicas do planejamento em saúde. Abordaremos a origem e o desenvolvimento do planejamento em saúde na América Latina e no Brasil, as principais propostas metodológicas, a situação atual e as perspectivas do planejamento em saúde no SUS, em nível federal, nacional e municipal, além do papel do sanitarista no processo. Abordaremos o Sistema de saúde Brasileiro: o Público e o Privado na gestão em Saúde, os Modelos de gestão e a Gestão do Sistema Único de Saúde. Também será discutida a Participação e controle social na gestão do SUS e a Saúde Suplementar.
3. Educação, Comunicação, Inovação e Avaliação em Saúde com Ênfase em Saúde Coletiva Avançada
Serão apresentados os Modelos conceituais de Comunicação e Educação e analisadas as práticas institucionais de Comunicação e Educação em Saúde para a promoção da saúde. Abordaremos o contexto social e o processo político institucional em que se desenvolvem bem como sua adequação às necessidades de saúde da população, com base em conceitos sobre Educação em Saúde, Educação Popular em Saúde, Educação Permanente, Educação Continuada, Educação em Saúde e Autocuidado. Conceitos de avaliação e Modelos e ferramentas de avaliação em saúde. Abordaremos a Institucionalização da avaliação em saúde através de processos contínuos de monitoramento, controle e avaliação do processo de implementação de políticas, planos e programas de saúde, além das Abordagens, métodos e atributos em avaliação e o trabalho com indicadores de saúde. Abordagens teóricas no estudo de raça, racismo e gênero serão articuladas ao campo da Saúde Coletiva, com foco no processo saúde-doença-cuidado em saúde mental no contexto da sociedade brasileira, o sistema de saúde no contexto da pandemia por COVID-19 e os desafios e atualidades da Reforma Sanitária Brasileira.
4. Metodologia Científica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normalização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão. Processo de Orientação: Caso o aluno opte por realizar o TCC, nossa equipe de coordenação acadêmica irá designar um orientador que melhor corresponda aos seus interesses e área de pesquisa. O orientador será responsável por auxiliá-lo na definição do tema, estruturação do trabalho, revisão bibliográfica, coleta e análise de dados, bem como na elaboração do documento final.
Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 12 meses