Pós-Graduação
Pós-graduação em Engenharia de custos e gerenciamento de obras
Engenharia
Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 12 meses
Sobre o curso
A pós-graduação em Engenharia de Custos e Gerenciamento de Obras é voltada para engenheiros e arquitetos que desejam aprimorar suas habilidades em orçamentação, planejamento, controle e gestão de obras. Com um currículo abrangente, o curso capacita os profissionais a dominarem as ferramentas e técnicas necessárias para a gestão eficiente de projetos, desde a fase inicial de planejamento até a entrega final.
Ao longo da especialização, os participantes se aprofundarão em temas cruciais como engenharia de custos, planejamento e controle de obras utilizando softwares especializados, gestão de contratos e licitações, gestão integrada de qualidade, segurança do trabalho e meio ambiente, leitura e compatibilização de projetos, orçamento de obras de infraestrutura, prevenção e recuperação de manifestações patológicas em construções, avaliação econômica de empreendimentos, racionalização de canteiro de obras e Lean Construction, legalização de obras e reformas, financiamento imobiliário e gerenciamento de construtoras.
Através de aulas ministradas por experientes mestres e doutores, os alunos terão acesso a conhecimentos teóricos e práticos atualizados, preparando-se para atuar de forma estratégica e competitiva no mercado da construção civil. A pós-graduação em Engenharia de Custos e Gerenciamento de Obras proporciona uma formação completa e diferenciada, habilitando os profissionais a assumirem cargos de liderança e a conduzirem projetos com excelência, otimizando recursos e garantindo o sucesso dos empreendimentos.
1. Engenharia de custos e introdução ao orçamento de obras
Conceito de Orçamento de Obras; Elementos de um orçamento; Estrutura Analítica de Projeto; Levantamento de quantidades; Composições unitárias de serviço; SINAPI, Decreto 7983.2013; Custos diretos; Custos da mão-de-obra; Encargos sociais e complementares; Custos Indiretos; BDI e o acórdão 2622.2013; Estimativa de custos de obras pelo CUB; NBR 12.721; Tópicos de Licitações.
2. Planejamento e controle de obras usando softwares especializados
Estrutura analítica de projetos, vínculo entre atividades, diagrama de rede PERT/CPM, estimativa de duração de atividades, atividades e caminhos críticos, folgas, elaboração de cronogramas, curva S, recursos e superalocação, controle de obras e retroalimentação de cronogramas.
3. Gestão de Contratos e Licitações de obras públicas
A decisão de contratar, benefícios, custos, assimetria de informação. O Estado como principal contratante. O processo de licitação. Modalidades de licitação. Modalidades de contratos para prestação de serviços. Processo de contratação: adjudicação, assinatura do contrato. Execução do contrato. O gestor do contrato. Acompanhamento e controle do contrato. Avaliação dos resultados e dos impactos.
4. Gestão integrada de qualidade, segurança do trabalho e meio ambiente em canteiro de obras
Aspectos básicos da Qualidade; Normalização: normalização internacional, nacional e de empresas; normas básicas; elaboração de normas técnicas e especificações; aspectos básicos e análise da qualidade; PBQPH e normas ISO. Conceituação de auditoria. Objetivos e justificativas. Requisitos básicos. Características das Auditorias. O auditor e suas responsabilidades. Cuidados com as auditorias. Perfil dos auditores(características profissionais, técnicas, atributos éticos e pessoais). Etapas de uma auditoria. Escopo da auditoria(5W + 1H). Principais elementos envolvidos na auditoria. Aspectos básicos da segurança e meio-ambiente em canteiro de obras.
5. Leitura, interpretação e compatibilização de projetos prediais
Introdução à projetos; Critérios de projetistas; Erros comuns nos projetos que são resolvidos em obra; Leitura e interpretação dos projetos; Projeto arquitetônico, estrutural, Eletrico, e Hidrossanitario; Compatibilidade de projetos.
6. Orçamento de obras de Infraestrutura
Estrutura de custos (custos diretos, indiretos) Caracterização dos custos de Obras Rodoviárias; Conceito e composição do LDI (BDI); Custo dos insumos (pessoal, material, equipamentos e veículos); Composição de custo unitário (interpretação e preenchimento); Especificações e critérios de medição de serviços Elaboração de planilhas de: Custo horário de equipamentos, Produção das equipes mecânicas, Custo unitário de Serviço e Índice de reajustamento; Cálculos e Avaliações de quantitativos de serviços; Serviços preliminares, Terraplanagem, Pavimentação, Drenagem, Obras de Arte, Obras complementares, Sinalização e Transportes; Impactos sobre regiões de passagem.
7. Prevenção e recuperação de manifestações patológicas em construções
Introdução; Inspeção Predial e sua Importância para a Manutenção; Laudo de Inspeção Predial; Manutenção Predial; Principais Anomalias e suas Orientações; Apresentação de caso de Inspeção Predial. Norma de desempenho e aplicações nos projetos e execução de edifícios residenciais. Importância e aplicação do laudo cautelar de vizinhança. Entrega de obra e manual do usuário.
8. Avaliação econômica de empreendimentos
Regimes de capitalização: definições de juros, taxa de juros, valor presente e valor futuro; capitalização simples, composta e contínua; equivalência de capitais e equivalência de taxas. Capitalização simples: montante e valor atual; classificação das taxas de juros (real, efetiva, diferentes moedas). Operação de Desconto: desconto simples; desconto composto; taxas de desconto x taxas de juros. Séries de pagamento uniformes: capitalização composta e contínua: equivalência de capitais: valor presente e valor futuro; termos antecipados, entrada, carência; séries com variação uniforme: aritméticas e geométricas. Fluxos de caixa genéricos: valor presente e valor futuro; taxa interna de retorno. Sistemas de Amortização: sistema price; sistema de amortização constante; sistema misto.
9. Racionalização de canteiro de obras e Lean Construction
Definição canteiros; tipos de canteiro; elementos do canteiro; elementos ligados à produção; sistema de transportes; apoio administrativo; outros elementos; legislação aplicada a canteiro de obras; dimensionamento segundo nr-18; as interferências externas; questões ambientais; questões de logística; faixas de domínio; interferência no entorno; projeto e planejamento das instalações de canteiro de obras; diretrizes para planejamento de canteiro de obras; planejamento do canteiro; análise e definições preliminares; escolhas relativas ao projeto do processo produtivo; período de utilização dos esquipamentos; demanda por materiais e mão de obra; demanda por espaços ; requisitos e recomendações da iso 9001; requisitos e recomendações do pbqp-h; definição do layout do canteiro; sistematização de projetos de arranjo físico; carta de interligações preferenciais.
10. Legalização de obras e reformas
Legalizando seu Projeto/Obra: Estudo de viabilidade; Certidão de informações; Projetos de Alinhamento e loteamento; Residência Uni/Bi Familiares; Remembramento de um lote; Desmembramento de um lote; Licença de obras e habite-se; Estudo de caso; Mais valia.
11. Financiamento Imobiliário
Crédito Imobiliário, Linhas de Financiamento, Tipos de Operações, Análise de Crédito, Assinatura do contrato, registro e liberação do recurso financeiro, Interveniente Quitante e Portabilidade, Utilização do FGTS dentro do Crédito Imobiliário, Indexadores e Correção Monetária (Crédito Imobiliário), Legislação (Crédito Imobiliário), Home Equity - Crédito com Garantia de Imóvel.
12. Gerenciamento de construtoras
O ambiente organizacional. Estrutura organizacional. Gestão de pessoas: o papel das pessoas nas empresas. A função do planejamento nas empresas. Diferenças entre os níveis de planejamento. Aspectos conceituais de empreendedorismo. Características dos empreendedores e desenvolvimento de negócios. Questões contemporâneas da gestão organizacional.
13. Metodologia Científica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.
Pós-graduação em Engenharia de custos e gerenciamento de obras
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 12 meses
Portaria do Curso no MEC