Pós-Graduação

Pós-graduação em Ensino de Ciências

Educação

Sobre a pós-graduação em Ensino de Ciências

Alfabetizar é o ato de tornar o cidadão capaz de ler e escrever, não só na educação infantil, mas também na educação de jovens e adultos. Em um mundo cada vez mais globalizado, a aquisição da escrita é uma prioridade para a formação do indivíduo que precisa se apropriar desta função social para se tornar um cidadão ativo na sociedade. Fazer uma pós-graduação em Ensino de Ciências é, portanto, um diferencial competitivo para profissionais que desejam se especializar nesta tão nobre atividade dentro do campo da educação. O curso de pós-graduação em Ensino de Ciências vai preparar você para assumir importantes posições no mercado de trabalho da área de educação, adquirindo várias competências e conhecimentos, como o desenvolvimento de habilidades para contribuir com o processo de aprendizagem, dos conceitos básicos das ciências da natureza e o trabalho com a interdisciplinaridade, fomentando a base pedagógica e preparando o aluno para outras etapas do ensino.

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Introdução à EAD | 40H

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

 

2. Pensamento Científico | 40H

A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.

 

3. Fundamentos da Educação | 40H

O papel da Pedagogia e o papel do Pedagogo. O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como ponto de partida e de chegada dos estudos e da reflexão dos cientistas. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Análise da pedagogia, concepções e tendências.

 

4. Didática | 60H

Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais

 

5. Metodologia do Ensino da Linguagem | 60H

Linguagem audiovisual, interatividade e educação. Uso de multimodos como desencadeadores de situações de aprendizagem. Tecnologia e cognição.

 

6. Metodologia do Ensino de Ciências | 60H

A sala de aula como espaço de produção de conhecimentos sobre a natureza e a ciência. Contextualização e tipologia do trabalho de campo como estratégia de ensino de ciências: o planejamento, preparação e desenvolvimento do trabalho. Utilização de diferentes fontes de informação como estratégia e como conteúdo do ensino das ciências naturais na educação infantil.

 

7. Avaliação Teoria e Prática | 40H

Estudo dos fundamentos pedagógicos da avaliação da aprendizagem e de seus estruturantes. Análise dos instrumentos e procedimentos da avaliação da aprendizagem, relacionando-os ao quotidiano das salas da Educação Básica. Reflexão crítica sobre a base teórico-metodológica do processo de avaliação da aprendizagem escolar, a partir do estudo e reflexão sobre os sujeitos, lugares e formas em que este processo se desenvolve.

 

8. Neuroeducação e Tecnologias Educacionais | 40H

Definição de tecnologias educacionais. Competências docentes na interface das tecnologias educacionais. Cidadania digital: a prática docente reflexiva. Surgimento da neuroeducação. Estilos de aprendizagem. Neuroeducação e as doenças e distúrbios da mente. Programa de neuroeducação para a felicidade.

 

9. Educação à Distância e Novas Modalidades de Ensino | 40H

Modalidade de Educação a Distância: regulamentações. História da Educação a Distância no mundo e no Brasil e suas especificidades. Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Ensino de Ciências

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 322,92

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 358,80