Pós-Graduação

Pós-graduação em Ensino de Língua Inglesa e Língua Espanhola

Educação

Sobre a Pós-graduação em Ensino de Língua Inglesa e Língua Espanhola

 

O Brasil possui um déficit considerável na educação básica, com baixos indicadores em praticamente todos os fundamentos e matérias. Ter uma pós-graduação no ensino de qualquer uma dessas especialidades docentes pode representar um grande diferencial competitivo para a sua carreira na área da docência, além de se habilitar como professor em turmas do ensino fundamental ao superior (desde que atendidas as prerrogativas legais – vide descrição do público-alvo). O curso de pós-graduação em Ensino de Língua Inglesa e Língua Espanhola representa uma oportunidade para professores, pedagogos e educadores licenciados em geral, de assumirem turmas em instituições educacionais desde a educação básica até o ensino superior.

 

O curso de especialização lato-sensu em Ensino de Língua Inglesa e Língua Espanhola vai preparar você para lecionar em turmas de educação básica e ensino superior nessa área de conhecimento. O curso aborda temas metodológicos referente à esta área de atuação docente, bem como disciplinas gerais como fundamentos da educação, didática e avaliação da aprendizagem.

 

O curso é destinado a professores de línguas estrangeiras – Inglês, Espanhol, Português como língua não materna – a graduados em Letras e áreas correlatas, como Pedagogia e demais Licenciaturas, bem como aos diretores, supervisores, coordenadores e demais profissionais que atuam ativamente na educação, em escolas de idiomas, escolas bilíngues e instituições escolares públicas e privadas. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Didática | 40H

Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais.

 

2. Educação a distância e novas modalidades de ensino | 40H

Modalidade de Educação a Distância: regulamentações. História da Educação a Distância no mundo e no Brasil e suas especificidades. Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

 

3. Fonética e fonologia do espanhol | 40H

Fonética e Fonologia: diferenças. Aperfeiçoamento da compreensão e da expressão oral. Noções de fonética e fonologia da Língua Espanhola. Classificação dos fonemas da língua. Estudo do sistema fonológico da Língua Espanhola. A relação entre os estudos da fonética e da fonologia e o ensino da língua.

 

4. Gramática histórica da língua espanhola | 40H

Disciplina que visa desenvolver habilidades de observação, análise e crítica a partir de leituras comparativas dos textos gramaticais, tendo em vista o conhecimento das bases em que a gramática espanhola se organiza.

 

5. Semântica do espanhol | 40H

Introduzir o aluno na complexidade do fenômeno da significação, desde a conceituação e a discussão sobre a base tradicional semântica até as discussões que analisam o vínculo com as questões pragmáticas da língua.

 

6. Morfologia da língua espanhola | 40H

Noções de morfologia. Estrutura das palavras. Morfemas. Processo de formação de palavras.

 

7. Fonética e fonologia do inglês | 60H

Estudo do sistema fonológico da língua inglesa. Fonética e fonologia da Língua Inglesa. Produção oral. Aplicabilidade do ensino-aprendizagem de Inglês como língua estrangeira.

 

8. Gramática histórica da língua inglesa | 40H

Origem, formação e desenvolvimento da Língua Inglesa. Características estruturais do inglês. Análise diacrônica da Língua Inglesa através de textos.

 

9. Morfologia da Língua Inglesa | 40H

Noções de morfologia da língua inglesa em seus seguintes aspectos: estrutural, processo de formação de palavras e classes de gramaticais.

 

10. Semântica do inglês | 40H

Fundamentação básica da semântica. O estudo do significado. Coerência e coesão em língua inglesa. O estudo da metáfora. A teoria do significado e a teoria da enunciação. O léxico e os falsos cognatos em língua inglesa. Teoria dos gêneros textuais aplicados ao inglês. A prosódia semântica em língua inglesa. A multimodalidade como elementos comunicacional.

 

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Ensino de Língua Inglesa e Língua Espanhola

Início imediato

100% online

Autorizado pelo MEC

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Livro Digital em PDF

Videoaulas

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 1198,80

por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

em até 12x sem juros de R$ 49,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 479,04

Boleto à vista

de R$ 1198,80 por R$ 598,80

Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC