Pós-Graduação

Pós-graduação em Formação Pedagógica Docente

Educação

Sobre a Pós-graduação em Formação Pedagógica Docente

 

A pós-graduação em Formação Pedagógica Docente é destinada a profissionais que desejam ingressar no campo da educação ou aprimorar suas habilidades pedagógicas como educadores. Este curso tem como objetivo capacitar os participantes no planejamento, desenvolvimento e avaliação de processos de ensino e aprendizagem, considerando as necessidades específicas dos alunos e o contexto educacional. A formação visa contribuir para a formação de docentes reflexivos, críticos e comprometidos com a qualidade do ensino.

 

O curso visa desenvolver conhecimentos relacionados com a diversidade presente na sala de aula, objetivando a preparação dos profissionais da educação para compreender e atuar diante das diferenças individuais, culturais, sociais e étnicas de seus alunos, promovendo um ambiente de ensino inclusivo e respeitoso.

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. História da Educação | 40H

História da educação e da pedagogia; Primeiros agrupamentos humanos: a educação difusa; O tradicionalismo pedagógico: a antiguidade oriental; O humanismo pedagógico: a antiguidade clássica; A educação no período medieval; A organização escolar no Brasil Colonial; Movimento Iluminista e a Pedagogia liberal e laica; Sociedade industrial e educação; A educação brasileira no período imperial e republicano; Movimentos para renovação da escola no século XX; A educação para o século XXI. 1.A educação antes da escola. 2.Educação na Antiguidade greco-romana. 3.Idade Média: a educação mediada pela fé. 4.Renascimento e educação. 5.Iluminismo e educação. 6.Século XIX: a educação nacional. 7.A educação na contemporaneidade.

 

2. Filosofia da Educação | 40H

Conceito de filosofia; origens da filosofia; história da filosofia ocidental; principais filósofos ocidentais (Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicuro, Santo Agostinho, Tomás de Aquino, Plotino, René Descartes, Francis Bacon, Espinosa, John Locke, Kant, Hegel, Marx, Schopenhauer, Comte, Nietzsche, Heidegger, Adorno, Habermas, Horkheimer, Marcuse Pierce, Kierkegaard, Sartre e outros); relações entre filosofia e educação; ética; ética na educação; filosofia clínica e educação. 1.Convite à filosofia. 2.Sócrates e a filosofia moral ocidental. 3.Platão e o nascimento da razão ocidental. 4.Aristóteles e a filosofia como totalidade dos saberes. 5.De Aristóteles à Renascença. 6.Espinosa: uma filosofia da liberdade. 7.O Iluminismo e o Século das Luzes. 8.Immanuel Kant e o idealismo alemão. 9.A dialética idealista e materialista. 10.Schopenhauer: o mundo como representação. 11.O positivismo e o desenvolvimento da ciência. 12.Nietzsche educador. 13.A Escola de Frankfurt. 14.Pragmatismo e existencialismo. 15.Filosofia e educação. 16.Ética e educação. 17.Filosofia e formação humana na escola. 18.Filosofia Clínica e Educação.

 

3. Psicologia da Educação | 40H

Questões psicológicas que envolvem a constituição subjetiva do ser humano e sua vida em sociedade, especialmente no espaço relacional da escola. Conexões entre psicologia, psicanálise e educação. A responsabilidade social dos pais. Relação entre família e escola. Educação da criança. O espaço educativo e o desenvolvimento cognitivo. Fracasso e violência escolar. O campo de transferência e o papel do professor. Conceito psicanalítico de ética e seus princípios educativos. 1. O encontro entre a Psicologia e a Educação. 2.O mundo moderno e as tecnologias. 3.Problemas dos pais: crescendo com o outro. 4.O bebê e o enfrentamento do educativo. 5.Sobre a educação da criança. 6.O fracasso escolar nos dias de hoje. 7.Questões relativas à violência na vida em sociedade. 8.O desafio da diferença. 9.O campo transferencial. 10.O campo da ética e o mal-estar na educação.

 

4. Formação Docente para a Diversidade | 40H

Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.

 

5. Legislação Educacional | 40H

Resgaste histórico da trajetória da educação brasileira, desde a Constituição Federal de 1988 até a atualidade com as Políticas Nacionais de Educação (PNE 2014-2024). Tensões, contradições, continuidades, adaptações e rupturas que caracterizam as políticas educacionais de diferentes períodos. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). Legislação educacional no âmbito nacional: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental; reforma do Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular; Plano Nacional de Educação.

 

6. Gestão Educacional | 40H

A administração e gestão da escola: concepções e escolas teóricas. A gestão da educação em diferentes espaços educativos e da escola. Atuação do gestor educacional no contexto atual nos sistemas de ensino. Democratização da gestão escolar: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar. Gestão estratégica na educação e qualidade. As políticas e a construção do trabalho coletivo na escola. O processo de tomada de decisões e o papel dos trabalhadores da educação nas unidades educacionais e na gestão escolar.

 

7. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica | 40H

Principais fatos históricos da educação brasileira no âmbito das políticas educacionais, das reformas de ensino e dos planos e diretrizes para a educação escolar brasileira. A organização do sistema de ensino brasileiro em seus aspectos legais, organizacionais, pedagógicos, curriculares, administrativos e financeiros no âmbito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). O planejamento educacional em âmbito federal, estadual e municipal. Política de formação de professores no Brasil. Avaliação Institucional. 2.Organização da educação brasileira e sua trajetória histórica. 3.Os sistemas de ensino no Brasil. 4.Estado, sociedade e educação. 5.Financiamento Educacional Brasileiro. 6.Avaliação.

 

8. Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 40H

Aspectos conceituais da surdez e das línguas de sinais. Políticas educacionais para surdos: aspectos históricos e legais. Sobre as línguas de sinais e os artefatos culturais da comunidade surda. Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Comunicação básica em Libras. Educação bilíngue para surdos. 1. Aspectos conceituais e históricos sobre os surdos e a surdez. 2. Políticas educacionais para surdos e Língua Brasileira de Sinais. 3. Aspectos introdutórios das línguas de sinais. 4. A comunicação visual e a Libras como língua natural. 5. Libras no cotidiano. 6. Fazendo contato. 7. Calendário e datas festivas. 8. Profissões e celebridades. 9. Um passeio pelo mundo. 10. Regiões do Brasil e aspectos culturais.

 

9. Novos Paradigmas Educacionais | 40H

Novos Paradigmas Educacionais, Mudanças de paradigma na educação. Novas formas de ensino. Ensino híbrido. Flexibilidade e adaptação. Planejamento de aulas. Ser professor em sala de aula e a distância. Ferramentas de mediação on-line. Qualidade na educação. Uso criativo de ferramentas digitais. Professor como sujeito da práxis docente. Curadoria de conteúdo. Autonomia crítica e reflexiva. Importância da afetividade. Protagonismo docente. Mudança de mindset. 1.Propósito educativo e desafios cotidianos. 2.A vida presente na escola. 3.Planejamento e uso criativo de ferramentas digitais. 4.Professor como sujeito da práxis docente.

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