Pós-Graduação

Pós-graduação em Fundamentos do Direito e Teoria Geral do Estado

Direito

Sobre a Pós-graduação em Fundamentos do Direito e Teoria Geral do Estado

 

O curso de Pós-graduação em Fundamentos do Direito e Teoria Geral do Estado procura elencar as principais disciplinas introdutórias relacionadas às ciências jurídicas para desenvolver os conceitos relacionados à Teoria Geral do Estado e as Ciências Políticas, estabelecendo pontes com a Sociologia e a História.

 

O curso é ideal para os egressos de Direito que queriam se especializar na área e para alunos de outras áreas que tenham interesse em adentrar ao campo das ciências jurídicas.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Introdução às Ciências Sociais | 40H

O surgimento da sociologia no contexto do desenvolvimento do capitalismo no século XIX. Transformações sociais, econômicas e políticas no presente. Elementos teóricos e empíricos das ciências sociais que contribuem para a reflexão da realidade brasileira e internacional. Questões clássicas referentes ao trabalho e à sociedade, sob enfoque multidisciplinar. Debate teórico recente ? que analisa a sociedade, quanto às principais transformações: inovações tecnológicas, organizacionais e implicações sociais e políticas.

2. Fundamentos de Direito | 40H

Conceitos e princípios básicos do Direito. Ramos do direito. Direito Público e Privado. Novas tendências do Direito Constitucional e Administrativo. A administração pública. Legislação básica. Aspectos teóricos e práticos. Novas tendências do Direito Público frente ao contexto brasileiro e internacional. O Direito Penal.

3. Teoria do Direito | 40H

O Direito. Epistemologia jurídica. Temas fundamentais do Direito: Direito e moral; obrigação jurídica e obrigação moral; Direito e justiça; Direito público e Direito privado: superação da dicotomia; jusnaturalismo e positivismo jurídico; destinatários do Direito: noção geral de sujeito. Teoria da Norma Jurídica. Teoria do Ordenamento Jurídico. Direito, poder e democracia.

4. Filosofia do Direito | 60H

Introdução à Filosofia. Conceitos de Justiça e Direito. Estudo dos grandes filósofos e suas relações com o Direito. Sócrates. Aristóteles. Platão. Kant. Hegel. Marx. Correntes do Direito. Pensamento moderno.

5. Sociologia Jurídica | 40H

Relação entre o Direito e a sociedade. Sociologia Jurídica. Teorias sociológicas clássicas: Durkheim, Weber e Marx. Modernidade. Grupos sociais e hegemonia. Direito e ideologia. Controle social, violência e política. Democracia e globalização. Mudança social e justiça.

6. Ciência Política e Teoria do Estado | 40H

 

7. Ciências Políticas | 40H

A Ciência Política no conjunto das Ciências Sociais e como instrumento de análise do Homem, entendido como animal político?. A organização política da sociedade contemporânea e as estruturas de poder vigentes. Estado: análise do mesmo enquanto fenômeno jurídico e político. A formação do Estado. O Estado moderno. Formas de Estado. Formas de Governo. Sistemas de Governo. Sistema Eleitoral. Estado Liberal de Direito. Estados Não Liberais. Estado Social de Direito. Estado Neoliberal. Estado Brasileiro.

8. História, Política e Sociedade | 40H

Papel da história nas sociedades contemporâneas; história moderna e contemporânea; Iluminismo; Revolução Francesa; práticas sociais que configuram as sociedades atuais; surgimento do capitalismo; movimentos sociais e luta de classes; exploração colonial; formas de política; sociedade e trabalho; Guerra Fria; globalização; neoliberalismo; tecnologia e dominação; arte e sociedade.

9. Didática do Ensino Superior| 40H

O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.

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