Pós-Graduação

Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente

Meio Ambiente

Sobre a Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente

 

O Curso de Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente destina-se a moldar carreiras profissionais com um impacto positivo e sustentável no meio ambiente. Este curso vai além de uma mera oferta educacional, posicionando-se como um convite à liderança e engajamento ativo na conservação ambiental e na gestão de recursos de forma sustentável. É uma proposta educativa voltada para aqueles que almejam desempenhar um papel central na transformação ambiental.

 

Neste curso, os participantes irão se envolver com estudos em geociências, explorando conceitos essenciais de geologia e geografia que são fundamentais para a compreensão e interpretação de fenômenos naturais. Uma ênfase significativa é colocada no desenvolvimento de competências práticas em geotecnologias e técnicas de geoprocessamento, habilidades cruciais para o eficaz mapeamento e análise de informações ambientais. Essas competências são vitais para o desenvolvimento de estratégias inovadoras de gestão e conservação ambiental. O curso também visa preparar os alunos para funções educativas no ensino superior, equipando-os para comunicar conceitos complexos de maneira eficaz e promover práticas ambientais sustentáveis, incentivando a pesquisa científica e o desenvolvimento de metodologias práticas voltadas para a realização de estudos e investigações nas áreas de geociências e meio ambiente.

 

Com foco na aplicabilidade e resolução de desafios reais, a pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente reflete um compromisso com a integração da teoria e prática. Esta é uma oportunidade para profissionais que buscam não apenas evoluir em suas carreiras, mas também causar um impacto substancial na construção de um futuro ambientalmente sustentável.

 

Para quem é este curso

 

O curso destina-se a profissionais das áreas de geologia, geografia, biologia, engenharia ambiental, bem como a gestores públicos, consultores ambientais, professores universitários e demais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre as interações entre os elementos da Terra e o meio ambiente. Ele também é voltado para aqueles que buscam ampliar suas competências técnicas e científicas para a promoção de práticas sustentáveis e estratégias de conservação ambiental.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

Matriz Curricular

 

1. Fundamentos da Geologia | 60H

A ciência geológica: evolução histórica, objetivos e divisão. O tempo geológico. Constituição do interior e da crosta terrestre. Minerais, argilominerais e rochas. Teoria da tectônica de placas. Ciclo de formação das rochas. Dinâmica interna e externa da Terra. Intemperismo e pedogênese. Problemas geológicos em ambientes urbanos, rurais e naturais

 

2. Fundamentos de Geografia Física | 60H

Introdução à Geografia Física. Teoria, método e paisagem como categoria de análise. Conceitos de natureza e meio ambiente. A Terra no universo, movimentos e sua constituição física. História ecológica da Terra: dinâmica e evolução. A superfície da Terra, sua estrutura geológica, formas do relevo e processos de formação dos solos. A estrutura, composição e dinâmica da atmosfera e da hidrosfera (bacias hidrográficas, mares e oceanos). Fundamentos de climatologia, seus elementos e fatores. Dinâmica e classificação climática. Os biomas terrestres e as paisagens mundiais e brasileiras. A crise ambiental, as mudanças globais e o futuro da humanidade na Terra. 1.Introdução à Geografia Física. 2.O planeta Terra. 3.A superfície terrestre. 4.A atmosfera e a hidrosfera da Terra. 5.A biosfera terrestre. 6.Mudanças globais.

 

3. Geomorfologia Geral | 60H

Noções básicas sobre a dinâmica e evolução do modelado terrestre. Relação das formas com processos, agentes, materiais nas diferentes escalas temporais e espaciais. Dinâmica interna e externa da Terra. Definição e perspectivas em geomorfologia. Teorias geomorfológicas. Controle tectônico, estrutural e climático. Ambiente fluvial, costeiro e de encostas.

 

4. Introdução às Geotecnologias | 60H

Evolução das geotecnologias. Dados espaciais. Fontes de dados: fontes digitais, dados obtidos no campo. Conceitos de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Componentes de um SIG. Modelo de dados. Estrutura da dados: vetoriais e matriciais. Gerenciamento dos dados. Relações topológicas. Funções de um SIG: consulta e análise, tomada de decisões, mapeamento. Introdução ao sensoriamento remoto (SR):conceitos, princípios físicos, resposta espectral, plataformas e sistemas sensores: sensores ativos e receptivos (imageadores). Características das imagens: tipos de resolução. Processamento digital de imagens: análise e classificação. Exemplos práticos em software.

 

5. Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais | 60H

Compreensão da superfície terrestre. Leitura, análise e interpretação de documentos cartográficos. Referência de posicionamento na superfície. Interpretação planimétrica e altimétrica da superfície. Introdução à ciência da geoinformação. Ambiente computacional de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Funções de um SIG. Representação de dados geográficos. Tratamento e construção de banco de dados geográficos. Aplicação das geotecnologias em estudos ambientais.

 

6. Docência no Ensino Superior | 40H

O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.

 

7. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

A pesquisa e a construção do conhecimento. Conhecimento popular e conhecimento científico. Ética na pesquisa. Discussão e elaboração de projetos de pesquisa. Dimensões da pesquisa. Pesquisar para quê? Desenvolvimento de projetos. Tipos de pesquisa. Fontes e base de dados de pesquisa. Normas e relatórios de pesquisa.

 

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Conclusão mínima de 4 meses

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Investimento

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Boleto à vista

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