Pós-Graduação
Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento
Ciências da Informação
Carga Horária
380 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Informação e do Conhecimento tem como objetivo fornecer aos profissionais uma formação sólida e detalhada nos princípios fundamentais para a gestão eficaz da informação e do conhecimento nas organizações. A matriz curricular é composta por disciplinas que abordam conceitos essenciais e práticos, preparando os alunos para lidar e resolver complexidades reais no ambiente organizacional.
No cenário atual, a complexidade e a necessidade de gestão da informação e do conhecimento são crescentes, demandando profissionais altamente qualificados em inteligência, contrainteligência e inovação. Dessa forma, este curso justifica-se pela necessidade de especialistas que compreendam a fundo os aspectos teóricos e práticos da gestão da informação e do conhecimento, sendo capazes de aplicar esses conhecimentos para superar desafios contemporâneos nas organizações.
Com o estudo de disciplinas como Gestão de Conhecimento, Inteligência e Contrainteligência, Gestão do Conhecimento nas Organizações, Gestão do Conhecimento e Inovação, Sistemas de Informações Gerenciais, e Abordagens e Ferramentas de Inovação, os profissionais estarão aptos a enfrentar uma ampla gama de desafios nas organizações. Por exemplo, na implementação de sistemas de gestão do conhecimento, eles poderão aplicar métodos avançados para maximizar a criação, compartilhamento e utilização do conhecimento, potencializando a inovação e a eficiência organizacional.
No campo da inteligência e contrainteligência, os conhecimentos adquiridos no curso possibilitam a aplicação de estratégias eficazes para a proteção de informações críticas e a geração de insights valiosos para a tomada de decisões. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais habilita os profissionais a implementar e gerir sistemas que suportam as operações e a estratégia organizacional, integrando soluções tecnológicas avançadas para processos mais eficientes e eficazes.
Para quem é este curso
O curso é direcionado a profissionais graduados em áreas como Administração, Ciências da Informação, Tecnologia da Informação, e outras áreas correlatas, que buscam especialização para atuação eficaz na gestão da informação e do conhecimento em organizações. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Gestão De Conhecimento, Inteligência E Contrainteligência | 60H
Conceitos fundamentais da gestão de conhecimento. Estratégias de implantação da gestão do conhecimento. Segurança da informação. Características do processo da inteligência. Estudo dos fundamentos da inteligência e contrainteligência. Definição de inteligência operacional, inteligência estratégica. Aplicação de fontes de inteligência. Análise de dados. Inteligência e contrainteligência numa abordagem multidimensional. Principais correntes teóricas relevantes à compreensão desta atividade. Aspectos práticos no que tange à produção de conhecimento e suas aplicações como ferramenta estratégica. Estabelecimentos de relações entre Inteligência e segurança documental.
2. Gestão do Conhecimento nas Organizações | 60H
O que são Organizações do Conhecimento. A Gestão do Conhecimento e sua ação para a melhoria do desempenho organizacional. As principais práticas de Gestão do Conhecimento nas Organizações. Estratégias para a criação e o compartilhamento do conhecimento. Pensando estratégias para a Transferência do Conhecimento. Práticas de Gestão do Conhecimento nas Empresas e no Serviço Público. O Diagnóstico de Gestão do Conhecimento nas Organizações e o Mapeamento das Práticas de GC. Obstáculos para a implantação da GC. Elementos facilitadores da GC. Como instituir a Gestão do Conhecimento na Organização. A Gestão do Conhecimento e a Inovação nas Organizações. O Design Thinking como estratégia de inovação.
3. Gestão Do Conhecimento e Inovação | 60H
A sociedade da gestão e do conhecimento. Principais aspectos e conceito. Organização do conhecimento. Competitividade. Tecnologia. Estratégias de inovação. Modelos e processos de gestão. Fatores facilitadores e dificultadores da inovação. Apoio à inovação (financeiro, técnico, humano e gerencial).
4. Sistemas de Informações Gerenciais | 60H
Sociedade do Conhecimento, economia digital e sistema empresa. Definição, obtenção e implantação de sistemas de informação gerencial (SIG) e das tecnologias da informação (TI), como ferramentas centrais na tomada de decisões. Novos valores e paradigmas do cenário de atuação empresarial na sociedade do conhecimento. Conceitos e tecnologias básicos de SIG para a segurança de informações e de sistemas de apoio à decisão. Planejamento estratégico de SIG e TI nas empresas. Projeto e especificações de SIG.
5. Abordagens e Ferramentas de Inovação | 60H
Design Thinking (solução de problemas por meio do trabalho colaborativo; aplicação do Design Thinking na empresa). Ferramentas de modelagem de negócios: Canvas de Modelo de Negócios; Business Model Navigator (Navegador de Modelo de Negócios); Processo decisório e estruturas organizacionais; gestão em projetos e processos de inovação; Estrutura Analítica do projeto (EAP); PM Mind Map - Tipo Modelo Canvas; Ferramentas de planejamento de tempo; ferramentas 5W2H e 5W2HTW; reuniões interativas, conceitos Kanban e Scrum; Apresentação de projetos (Ferramenta Pitch e suas variações); Projeto Modelo Canvas.
6. Didática no Ensino Superior | 40H
O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.
7. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H
A pesquisa e a construção do conhecimento. Conhecimento popular e conhecimento científico. Ética na pesquisa. Discussão e elaboração de projetos de pesquisa. Dimensões da pesquisa. Pesquisar para quê? Desenvolvimento de projetos. Tipos de pesquisa. Fontes e base de dados de pesquisa. Normas e relatórios de pesquisa.
Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
de R$ 1198,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 1198,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 1198,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 1198,80 por R$ 322,92
de R$ 1198,80 por R$ 358,80