Pós-Graduação
Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares
Educação
Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares
A Gestão de Bibliotecas Escolares é uma área de atuação que visa promover a gestão eficiente e eficaz dos recursos informacionais disponíveis em bibliotecas escolares. Essa gestão é essencial para garantir que os alunos tenham acesso a informações relevantes e atualizadas, de forma a contribuir para o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
O curso de Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares pretende especializar e potencializar o aluno frente a novos desafios, sendo um agente transformador da realidade bibliotecária nas escolas. promovendo a metódica organização dos livros, documentos e materiais propriedades da biblioteca. A referida organização possibilita ao estudante que encontre melhor o material de que precisa, além de proporcionar mais agilidade à vida tanto dos acadêmicos quanto do bibliotecário, que fará a posterior organização da biblioteca.
O curso de Pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares visa desenvolver conhecimentos e habilidades profissionais frente aos desafios de gerir uma biblioteca escolar, para uma boa gestão do ambiente de estudo. O curso aborda conhecimentos, temas específicos e transversais à área de gestão de bibliotecas escolares, para que o aluno aproveite melhor o que é ofertado a ele pelo ambiente escolar.
Para ingressar no curso de pós-graduação você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Desenvolvimento Profissional | 40H
Estudo sobre a profissão docente em suas dimensões histórica, política e pedagógica. A constituição do trabalho docente e o desenvolvimento profissional em diferentes perspectivas e abordagens.
2. Classificação, Indexação e Catalogação de Documentos | 40H
O Que é Classificação. Classificação dos Documentos pela sua Natureza. Arquivamento. Folha de Referência. A Contribuição de Bliss para a Classificação.
3. Administração, Tratamento e Organização de Bibliotecas | 40H
Planejamento. Organização. Coordenação. Controle. Avaliação. Comunicação. Carimbagem. Identificação do Assunto Principal. Sinalização Cromática. Preparo para Circulação. Conhecendo um livro. Armazenamento.
4. Biblioteconomia, Legislação e Normas | 40H
Informação. Suportes de Informação. Documento. Arquivo. Museu. Centro de Documentação ou Informação. Biblioteca.
5. Gestão de Arquivos e Bibliotecas Públicas | 60H
Tipos de arquivos. Organização e administração de arquivos. Principais métodos de arquivamento. Gestão documental. Microfilmagem. Gerenciamento Eletrônico de Documentos GED. O ambiente biblioteca. Acervo da biblioteca. Setor de empréstimo. Setor de leitura. Coleções especiais. Temperatura, umidade e ventilação. Iluminação.
6. Gestão de Biblioteca Escolar | 60H
Gestão de Bibliotecas Escolares tem como objetivo capacitar os profissionais (bibliotecários e professores) atuantes em bibliotecas escolares, públicas e particulares, bem como de centros de documentação e/ou informação, salas de leitura, salas de estudo, entre outros espaços ligados à informação, fornecendo-lhes conhecimento suficiente para gerenciar de forma adequada estas instituições, fomentando a leitura e proporcionando a disseminação de informações entre seus usuários.
7. Atividades de Dinamização dos Serviços em Bibliotecas Escolares | 60H
Biblioteca escolar. Organização de acervo bibliográfico. Dinamização da biblioteca. Mediação da leitura. Proporcionar aos alunos noções elementares sobre organização e dinamização de biblioteca escolar, de forma a melhorara sua atuação no processo de promoção e democratização do livro e da leitura a partir de atividades educativas na escola.
8. Docência no Ensino Superior | 40H
Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.
9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H
Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.
Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC