Pós-Graduação
Pós-Graduação em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas
Educação
Carga Horária
360 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas
A Pós-graduação em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas visa capacitar e desenvolver conhecimentos e habilidades voltadas para a supervisão escolar, orientação educacional, inspeção, gestão e administração escolar, tornando o aluno formado em um multiprofissional, com condições técnicas de intervenção em qualquer uma dessas práticas pedagógicas.
O curso promoverá conhecimentos relacionados as políticas nacionais de Segurança e Saúde do Trabalhador e como inserir novas tecnologias da informação e comunicação em sala de aula, sendo elaborado com foco em profissionais licenciados em docência e pedagogia que desejam especializar-se e gestão pedagógica, inspeção escolar, administração e supervisão escolar ou profissionais de diferentes áreas que tenham como objetivos desenvolver conhecimentos e habilidades nas áreas de atuação do curso.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Práticas e Métodos de Gestão Escolar | 40H
Administração dos processos educacionais das diversas modalidades de educação brasileira, políticas públicas e sistemas de ensino e da gestão escolar incorporados aos sistemas produtivos de qualidade. .
2. Práticas de Liderança e Gestão de Equipes | 40H
A lenda de Hyoku. Equipes Auto Geridas. Equipes Multifuncionais. Equipes de Alta Gerência. Grupos de Afinidade. Equipes virtuais. Vantagens do Trabalho em Equipe. Fatores que Afetam o Funcionamento da Equipe. Papel emocional da equipe. Racionalização. Modelação.
3. Práticas Pedagógicas de Administração Escolar | 40H
É uma organização social constituída pela sociedade para cultivar e transmitir valores sociais elevados e contribuir para a formação dos seus alunos .A qualidade do ambiente escolar como um todo determina a qualidade do processo pedagógico da sala de aula e esta é determinada por uma série de cuidados, dentro os quais, como destaca a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
4. Tendências Atuais da Educação | 40H
Planejamento Educacional. Planejamento Educacional, de Currículo e de Ensino. Etapas do Planejamento de Ensino. O Plano da Escola. Plano Bimestral.
5. Organização do Trabalho Pedagógico e as Tecnologias na Educação | 40H
Estuda os novos paradigmas sociais e os processos de informatização da sociedade; As possibilidades e limites do uso dessas Tecnologias na educação infantil e no ensino fundamental como recursos facilitadores da aprendizagem. As políticas públicas de acesso tecnológico na escola; Alternativas metodológicas para inserção das novas TDICs como ferramentas de aprendizagem.
6. Fundamentos da Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar | 40H
Fundamentos da Orientação Escolar; Fundamentos da Supervisão Escolar; Fundamentos da Inspeção Escolar; Gestão Democrática da Educação X Projeto Político-Pedagógico.
7. Fundamentos Teóricos e Práticas da Gestão Escolar | 40H
As competências do formador. Aprende-se de forma ativa. Aprende‐se resolvendo problemas. Aprende-se através da reflexão e do confronto de ideias e perspectivas. Aprendemos se estamos motivados. Definir os resultados de aprendizagem. Selecionar os conteúdos. Selecionar métodos de aprendizagem. Selecionar os recursos didáticos. As apresentações de slides (power point) como recurso didático. Definir a estratégia de avaliação da aprendizagem. Como desenhar uma agenda formativa.
8. Docência do Ensino Superior | 40H
Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.
9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H
Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.
Pós-Graduação em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC