Pós-Graduação

Pós-graduação em Gestão Escolar

Educação

Sobre a Pós-graduação em Gestão Escolar

 

A moderna Gestão Escolar tem exigido dos gestores capacidade de atuar frente aos cenários educacionais e suas mudanças, juntamente com a legislação e políticas envolvidas nos processos, além de amplo conhecimento nas áreas de tecnologias aplicadas à gestão educacional, recursos financeiros e humanos; tudo dentro de uma perspectiva empreendedora, habilitando na atuação junto as esferas da educação pública e privada.

 

A Pós-graduação em Gestão Escolar da Faculdade Focus traz, em seus conteúdos, os conhecimentos necessários para desenvolver competências para atuação na área de planejamento e gestão escolar frente as novas demandas da sociedade contemporânea e sua relação com à diversidade.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Gestão Educacional | 40H

A administração e gestão da escola: concepções e escolas teóricas. A gestão da educação em diferentes espaços educativos e da escola. Atuação do gestor educacional no contexto atual nos sistemas de ensino. Democratização da gestão escolar: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar. Gestão estratégica na educação e qualidade. As políticas e a construção do trabalho coletivo na escola. O processo de tomada de decisões e o papel dos trabalhadores da educação nas unidades educacionais e na gestão escolar.

2. Legislação Educacional | 40H

Resgaste histórico da trajetória da educação brasileira, desde a Constituição Federal de 1988 até a atualidade com as Políticas Nacionais de Educação (PNE 2014-2024). Tensões, contradições, continuidades, adaptações e rupturas que caracterizam as políticas educacionais de diferentes períodos. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). Legislação educacional no âmbito nacional: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental; reforma do Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular; Plano Nacional de Educação.

3. Escola e Sociedade | 40H

Conceituação de sociedade e de comunidade; homem e vida coletiva; a escola como espaço de viver junto e aprender junto; comunidade, escola e papel do entorno; a violência contra a escola e no seu interior.

4. Organização Didática da Educação Básica | 40H

As relações fundamentais do processo de trabalho docente (teoria/prática, conteúdo/forma, ensino e aprendizagem, professor/aluno e suas dimensões). Organização do trabalho pedagógico na educação básica (planejamento, rotinas e avaliação). Conteúdos, objetivos, métodos e técnicas de ensino e avaliação do processo ensino e aprendizagem. A Didática e as tendências pedagógicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, os Referenciais Curriculares e a BNCC.

5. Novos caminhos para profissionais de educação | 60H

Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.

6. Gestão de pessoas | 80H

Relação interpessoais. Planejamento estratégico de recursos humanos. Processo de recursos humanos. Recrutamento e seleção de pessoal. Dinâmicas de grupo. Cooperação e competição. Motivação nas organizações. Gestão de cargos e salários. Comunicação e suas interfaces. Importância do feedback. Gerenciamento de conflitos. Aspectos de liderança. Mudanças no ambiente de negócios. Gestão estratégica de pessoas nas organizações.

7. Gestão por competências | 40H

1. Definição de competências. 2. Perfil do gestor nos tempos atuais. 3. Gestão do desenvolvimento de carreira por competências. 4.Modelos de gestão por competência 5. O mapeamento e a descrição das competências na gestão com pessoas. 6.As competências individuais e seu alinhamento nas organizações.

8. Políticas Educacionais e organização da educação básica | 40H

Principais fatos históricos da educação brasileira no âmbito das políticas educacionais, das reformas de ensino e dos planos e diretrizes para a educação escolar brasileira. A organização do sistema de ensino brasileiro em seus aspectos legais, organizacionais, pedagógicos, curriculares, administrativos e financeiros no âmbito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). O planejamento educacional em âmbito federal, estadual e municipal. Política de formação de professores no Brasil. Avaliação Institucional.

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