Pós-Graduação (EaD)
Pós-graduação em Gestão escolar, administração, supervisão e orientação
Educação (EaD)

Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o Curso de Pós-graduação em Gestão escolar, administração, supervisão e orientação
A educação de qualidade é o pilar fundamental para o futuro da sociedade, e no centro de cada instituição de sucesso, existe uma liderança visionária e competente. A Pós-graduação em Gestão Escolar, Administração, Supervisão e Orientação da foi desenhada para formar exatamente este profissional: um líder completo, capaz de navegar pelos desafios complexos do ambiente educacional moderno. Aqui, você não apenas aprenderá teorias, mas desenvolverá as competências práticas para transformar realidades, otimizar processos e, acima de tudo, criar um ambiente de aprendizado que inspira alunos e capacita educadores. Prepare-se para ser a força motriz por trás de uma educação de excelência.
Ao concluir esta pós-graduação, você não receberá apenas um certificado; você conquistará um novo patamar em sua carreira. Estará plenamente qualificado para assumir posições de liderança e destaque, como diretor, coordenador pedagógico, supervisor ou orientador educacional, com a segurança de quem domina as ferramentas mais eficazes de gestão. Este curso é o investimento definitivo no seu futuro profissional, abrindo portas para oportunidades que exigem uma visão estratégica e integrada da educação. Dê o próximo passo com a confiança de quem está se preparando não apenas para o mercado de trabalho de hoje, mas para ser o líder que construirá a escola do amanhã.
Para quem é este curso
Este curso foi desenhado para você, profissional da educação que já atua como gestor, diretor, coordenador, supervisor, orientador ou que sente o chamado para assumir uma posição de liderança. Se o seu desafio diário é equilibrar as demandas administrativas com a excelência pedagógica, inspirar equipes e promover um ambiente de aprendizado positivo e inovador, aqui você encontrará as ferramentas e a confiança para transformar a sua realidade e a da sua comunidade escolar.
Ideal tanto para quem busca uma especialização que aprofunde seus conhecimentos e o destaque no mercado, quanto para educadores que planejam uma transição de carreira para cargos de gestão. Esta pós-graduação é o caminho para você que deseja não apenas administrar, mas liderar com visão estratégica, impacto humano e ser um agente de mudança real na educação.
Este curso foi desenhado para você, profissional da educação que já atua como gestor, diretor, coordenador, supervisor, orientador ou que sente o chamado para assumir uma posição de liderança. Se o seu desafio diário é equilibrar as demandas administrativas com a excelência pedagógica, inspirar equipes e promover um ambiente de aprendizado positivo e inovador, aqui você encontrará as ferramentas e a confiança para transformar a sua realidade e a da sua comunidade escolar.
Ideal tanto para quem busca uma especialização que aprofunde seus conhecimentos e o destaque no mercado, quanto para educadores que planejam uma transição de carreira para cargos de gestão. Esta pós-graduação é o caminho para você que deseja não apenas administrar, mas liderar com visão estratégica, impacto humano e ser um agente de mudança real na educação.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Gestão Educacional | 60h
A gestão democrática da Educação: os Sistemas de Ensino e os mecanismos de gestão - a descentralização. Os fundamentos teóricos e as experiências práticas da gestão escolar. A política educacional no contexto da sociedade brasileira. A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola. Gestão democrática do ensino público. A organização democrática da escola pública: bases legais e os desafios. A gestão da escola como processo coletivo. A gestão escolar democrática e o projeto político pedagógico na perspectiva de uma educação para a cidadania. A gestão da escola básica e o princípio da autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Os desafios da escola e a formação do educador. A gestão e o desenvolvimento profissional na escola. A escola que temos, a escola que queremos.
Liderança e Gestão de Equipes | 40h
A formação da equipe. Fundamentos do comportamento de grupo. Tipos de equipe. Formação de equipes eficazes. Liderança: Liderança versus chefia. Liderança nas fases de evolução de equipes. Características dos líderes. Estilos de liderança. Conceitos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício da liderança aplicáveis à realidade organizacional, alavancadoras da eficiência e eficácia na condução de um negócio. Visão sistêmica imprescindível à gestão dos recursos empresariais. A liderança e os resultados. Mantendo e desenvolvendo a equipe.
Organização e Legislação em Educação | 60h
LDB. Princípios e fins da educação nacional. Sistema escolar brasileiro. PNE. Objetivos, duração e organização da educação infantil. O ensino fundamental de 9 anos. O ensino médio. A educação especial. A evolução do currículo na educação. Os parâmetros curriculares nacionais. A formação dos profissionais de educação. Os recursos financeiros para a escola. A resolução 001/2012 e os direitos humanos na educação. Educação em direitos humanos. A importância da educação em direitos humanos para a cidadania. O marco legal das relações étnico-raciais na educação.
Gestão da Sala de Aula | 40h
Gestão de Sala de Aula: fundamentos, importância e objetivos. Teorias pedagógicas e gestão. Perfis de alunos e necessidades diversas. Ambiente físico da sala de aula. Estratégias Proativas e Preventivas. Estabelecimento de regras e rotinas. Técnicas de engajamento dos alunos. Comunicação eficaz e feedback positivo. Uso de tecnologia como ferramenta de gestão. Gestão de Comportamentos e Conflitos. Identificação de comportamentos disruptivos. Técnicas de intervenção e modulação comportamental. Mediação de conflitos entre alunos. Promoção de uma cultura de respeito e empatia. Avaliação e Melhoria contínua. Ferramentas de autoavaliação para professores. Feedback dos alunos sobre a gestão da sala de aula. Planejamento e ajuste de estratégias. Desenvolvimento profissional contínuo.
Planejamento e Trabalho Pedagógico | 40h
A disciplina "Planejamento e Trabalho Pedagógico" explora os principais conceitos, métodos e técnicas essenciais para o planejamento e execução eficaz do trabalho pedagógico. Serão abordados temas como fundamentos do planejamento educacional, elaboração de planos de ensino, metodologias de ensino e aprendizagem, avaliação educacional, desenvolvimento de projetos pedagógicos, gestão da sala de aula e práticas inclusivas, bem como a integração de tecnologias no processo educativo.
Currículos e Projetos Pedagógicos | 40h
Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.
Supervisão e Orientação Escolar | 60h
O que significa Supervisão e Orientação Escolar? Qual a trajetória da Supervisão e Orientação Escolar no Brasil? Os Impactos e Dimensões Filosóficas, Políticas, Sociais e Pedagógicas da Supervisão e Orientação Escolar no contexto educacional. Desafios e Avanços na da Supervisão e Orientação Escolar no atual contexto da educação. Supervisão e Orientação escolar como agentes integradores e transformadores na escola. Atuação e perspectivas do Supervisor e Orientador Escolar. Práticas de Orientação Escolar na Infância e na Adolescência. Supervisão e Orientação Escolar no contexto do Projeto Político Pedagógico.
Avaliação da Aprendizagem | 40h
Estudo da evolução histórica da avaliação educacional. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na escola. Instâncias, modalidades e funções da avaliação: critérios, instrumentos e procedimentos avaliativos. Análise dos pressupostos epistemológicos, políticos e éticos subjacentes às políticas, à legislação e as práticas da avaliação. A construção do sucesso e de situações de fracasso escolar: repercussões na formação da autoimagem dos estudantes. Utilização pedagógica do erro no processo de ensino-aprendizagem. Os desafios impostos às instituições educacionais na construção de um ressignificado para a avaliação no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional. Planejamento e Avaliação educacional no contexto global das políticas públicas e específico da escola. Concepções de avaliação e suas modalidades: avaliação do sistema educacional; avaliação institucional; avaliação da aprendizagem, assim como destaca o modelo de avaliação emancipatória como promotora da melhoria da qualidade do ensino na escola.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Gestão escolar, administração, supervisão e orientação
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
Investimento
de R$ 1198,80 por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
de R$ 1198,80 por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
de R$ 1198,80 por R$ 383,04
