Pós-Graduação

Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

Educação

Sobre a Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

O curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica visa formar profissionais qualificados e comprometidos com a melhoria da qualidade da educação, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e para o sucesso das instituições de ensino. Este curso prepara os profissionais para atuar com eficácia frente aos diversos desafios contemporâneos existentes no meio educacional, promovendo um ambiente escolar inclusivo, democrático e eficaz, que proporcione aprendizagem significativa para todos os estudantes. Ao longo do curso os alunos têm a oportunidade de desenvolver a capacidade de liderança e tomada de decisão. A gestão escolar e a coordenação pedagógica demandam habilidades de comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos e planejamento estratégico, que também são desenvolvidas e aprimoradas durante a formação.

 

O curso é destinado a profissionais graduados em Pedagogia, Licenciaturas diversas, além de gestores educacionais e coordenadores pedagógicos. Também é indicado para profissionais de outras áreas que tenham interesse em adquirir conhecimento interdisciplinar sobre gestão escolar, como administradores, psicólogos, sociólogos e outros profissionais ligados à área de educação ou interessados em atuar nesse campo específico.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

1. Gestão Democrática na Escola

A disciplina de Gestão Democrática na Escola aborda a participação ativa dos diversos atores educacionais, incluindo professores e gestores, na tomada de decisões escolares. São analisadas as dimensões participativas da gestão escolar, os aspectos sociodemográficos dos envolvidos, a legislação educacional brasileira, os órgãos de participação como Conselho Escolar e Grêmio Estudantil, além de temas como avaliação da escola, poder, autoridade, e planejamento estratégico para promover uma gestão democrática e eficaz no contexto educacional.

 

2. Práticas e Métodos de Gestão Escolar

Na disciplina de Práticas e Métodos de Gestão Escolar é abordado o conceito e a evolução da gestão escolar no Brasil, desde os estudos clássicos até as tendências contemporâneas. São também explorados os princípios, concepções e estilos de gestão, diferenciando administração de gestão, e analisa o papel do gestor escolar, destacando a importância da liderança e as teorias de traços de personalidade, estilos e abordagens situacionais na gestão educacional.

 

3. Práticas Pedagógicas de Administração Escolar

A atuação do pedagogo ao longo da história, a influência neoliberal na reforma educacional, os fundamentos teóricos e legais da gestão democrática, as instâncias colegiadas como o Conselho Escolar, a Associação de Pais, Mestres e Funcionários, e o Grêmio Estudantil, são alguns temas dessa disciplina. São analisados também o planejamento escolar, os processos de avaliação e sua relação com a qualidade educacional e a democratização do conhecimento científico.

 

4. Práticas de Coordenação Pedagógica

Esta disciplina abrange a construção da identidade profissional e dos saberes necessários para atuação como coordenador pedagógico, considerando a trajetória histórica da coordenação no Brasil e sua perspectiva dentro do pensamento complexo. Destaca também a importância do projeto político-pedagógico, da formação continuada dos professores e do acompanhamento pedagógico, visando ao desenvolvimento integral da escola e à promoção da aprendizagem dos alunos.

 

5.Políticas e Gestão Educacional

A disciplina de Políticas e Gestão Educacional contempla a estrutura e o funcionamento da Educação Básica, analisando historicamente o papel do Estado e da sociedade civil. Explora o percurso legal das políticas educacionais no Brasil, desde a Constituição até o Plano Nacional de Educação, e discute a avaliação educacional, órgãos governamentais e organismos internacionais, incluindo a legislação básica do ensino a distância.

 

6. Planejamento e Avaliação Educacional

A disciplina de Planejamento e Avaliação Educacional oferece uma análise do sistema educacional e sua organização, incluindo um breve histórico da escola. Explora os componentes do planejamento de ensino, destacando a importância do plano de aula, e aborda os conceitos básicos da avaliação educativa, sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com a LDBN 9394/96. Abrange também a definição de problemas de avaliação e os fatores que podem dificultar a aprendizagem e a avaliação dos alunos.

 

7. Organização e Desafios da Gestão Escolar

A disciplina de Organização e Desafios da Gestão Escolar compreende a análise da legislação educacional, destacando suas possibilidades e limitações. Explora o papel do diretor escolar e a administração como ferramenta essencial, além de promover a gestão participativa analisar a importância da qualidade de vida no ambiente escolar.

 

8. Docência no Ensino Superior

Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.

 

9. Metodologia do Trabalho Científico

Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.

 

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC
Consulte o cadastro da Faculdade Focus no Sistema e-MEC