Pós-Graduação
Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios e Serviços
Gestão
Carga Horária
360 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios e Serviços
O curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios e Serviços visa equipar os profissionais com uma visão abrangente das oportunidades e técnicas de gestão, potencializando resultados empresariais sob uma ótica empreendedora.
A matriz curricular do curso foi cuidadosamente pensada para especializar profissionais em gerenciamento eficaz dentro do setor de serviços, oferecendo uma compreensão sólida das dinâmicas de mercado e práticas gerenciais contemporâneas. Este curso é estruturado em torno de disciplinas como Estratégia Empresarial, Gestão de Marketing, Finanças Corporativas, Gestão de Pessoas, entre outras, desenhadas para desenvolver uma visão integrada e estratégica do ambiente de serviços. A intenção é desenvolver a competências de comunicação e liderança dos gestores, capacitando-os a interagir eficazmente com profissionais de todos os setores da empresa.
A excelência neste campo exige que o profissional assuma posições estratégicas na administração, esteja apto a tomar decisões informadas, inicie ações frente a um mercado competitivo e gerencie dinâmicas de mudança com eficiência.
Para ingressar no curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Estratégia Empresarial
Aplicação da gestão estratégia nas organizações, sua importância para a sustentabilidade a longo prazo e seus efeitos. Processo decisório e aplicação e execução da gestão estratégica como estado permanente. Conceito de ambientes externo e interno: ameaças, oportunidades, forças e fraquezas. Estratégia alinhada ao negócio da companhia: posicionamento das empresas em relação aos preços, à diferenciação e à vantagem competitiva. Modelos de estratégias aplicados nas empresas: razões de fusões e aquisições, parcerias estratégicas, join ventures, procura de novos mercados e internacionalização. Conceito da governança corporativa..
2. Finanças Corporativas
O papel da administração financeira na gestão das instituições. Estrutura do mercado financeiro. Introdução às demonstrações financeiras (obrigatórias e projetadas) e sua importância na gestão de empresas. Fontes e efeitos do financiamento. Planejamento financeiro: investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais. Técnicas para entender a variação do valor do dinheiro (valor futuro e valor presente). Globalização tecnológica, financeira, produtiva e comercial; Fundamentos do comércio internacional, taxa de câmbio e políticas externas.
3. Gestão de Pessoas
Comportamento e desempenho dos colaboradores no dia a dia e a compreensão da importância do feedback na gestão de pessoas. Conceito e mapeamento de competência, de acordo com o perfil organizacional, e avaliações periódicas. Conexão entre a gestão de pessoas, o coach, a formação de equipes de trabalhos e líderes e fatores de competitividade organizacional. Contribuição estratégica do direcionamento de carreiras na organização: coach, mentoring e gestão estratégica de pessoas e cargo. Tipos e classificações de processos organizacionais. Mudanças tecnológicas organizacionais: downsinzing, qualidade total, reengenharia, teletrabalho (Home office).
4. Gestáo de Marketing
Principais conceitos de marketing: marketing holístico, composto mercadológico, produtos, serviços e experiências. Aplicação e ferramentas de marketing. Mix de Marketing (4Ps) e pesquisa de mercado. Segmentação de Mercado e demográfica: pesquisa geográfica e psicográfica e o consumidor comportamental. A conceituação e o ferramental para o posicionamento de produtos e marcas e a aplicação desses conhecimentos em práticas profissionais. Propaganda, publicidade e merchandising. Estrutura do plano de marketing: introdução; análise macroambiental; análise microambiental; análise interna; análise SWOT; objetivos e metas de marketing; estratégias do composto mercadológico; planos de ação; orçamento, cronograma, avaliação e controle (ou projeção de vendas e lucros).
5. Gestão de Operações em Serviços
A importância dos serviços para a economia da organização. Princípios básicos do processo de desenvolvimento e gerenciamento de serviços. Principais conceitos, terminologias e processos de serviços. Tecnologias da informação voltadas para o controle, execução e inovação de serviços. Processos produtivos em empresas de manufatura ou de serviços. Os 8 Ps do marketing e sua influência no processo de serviços. Técnicas, planejamento e controle de operações.
6. Qualidade em Serviços
Conceitos de qualidade de serviços. Zona de tolerância e fatores que impactam nas expectativas dos clientes. Riscos e preocupações nas operações de serviço. Dimensões da qualidade em serviços. Lacunas (gaps) da qualidade: como medir a qualidade dos serviços por meio da escala SERVQUAL. O papel da tecnologia dos sistemas de informação na qualidade do serviço. Gestão de filas e de fluxos na qualidade do serviço. Seis Sigma para serviço. Importância da qualidade dos produtos para a competitividade da empresa. Análise da relação entre custos e despesas com dispêndios efetuados para produzir um produto ou serviço e colocá-lo no mercado.
7. Projetos de Negócios em Serviços
Elaboração, seleção e avaliação da viabilidade do projeto empresarial. Análise do ambiente de marketing: segmentação, comportamento dos clientes, estágios do processo decisório de compra e análise da concorrência. Planejamento e plano de marketing: estratégias e ações de marketing. Plano de Negócios: uma ferramenta gerencial que auxilia o empreendedor a tomar as melhores decisões para a empresa e para a manutenção e o crescimento do negócio. Análise de projetos empresariais com base no quadro de detalhamento das aplicações e fontes de investimentos. Análise da receita e horizonte do projeto quanto a benefícios, custos, financiamentos, depreciação, demonstração de resultados, fluxo de caixa, avaliação, comparação e seleção de projetos.
8. Gestão de Custos em Serviços
Fatores determinantes dos custos: cálculo e apuração dos custos de uma determinada atividade. Aspectos introdutores da formação do preço de venda. Conceitos básicos sobre gestão de custos: diretos e indiretos, fixos, variáveis e invariáveis. Classificações, principais características e análise dos custos de acordo com a sua natureza. Introdução à teoria das restrições e seus gargalos. Reconhecimento do controle da gestão de custos dentro de uma visão integrada. Redução de custos: análise, controle e reajuste de preços, condições de compra, embalagem, condições de pagamento, negociação e classificação de fornecedores.
9. Empreendedorismo e Novos Negócios
O potencial de uma ideia transformada em oportunidade. Empreendedorismo de oportunidade versus empreendedorismo de necessidade. Viabilidade de novas oportunidades e elaboração de modelos de negócios, físicos e virtuais. Plano de Negócios: uma ferramenta gerencial que auxilia o empreendedor a tomar as melhores decisões para a empresa e para a manutenção e o crescimento do negócio. Comportamento empreendedor: as competências de um empreendedor, os estilos de negociação e os meios de inovação em mercados altamente competitivos. Características do intraempreendedor: aspectos que potencializam ou limitam sua função. Organizações empreendedoras e inovadoras: a gestão da inovação, o empreendedorismo, a gestão do conhecimento, o capital humano ou capital intelectual e os tipos, intensidade e abrangência da inovação.
Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios e Serviços
100% online
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TCC opcional*
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Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
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