Pós-Graduação (EaD)
Pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada a Educação
Educação (EaD)

Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre o Curso de Pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada a Educação
A revolução na educação já começou, e a Inteligência Artificial é o seu principal motor. Para educadores, gestores e inovadores que desejam não apenas acompanhar, mas liderar esta nova era, o desafio é claro: como dominar essas tecnologias para criar experiências de aprendizagem verdadeiramente personalizadas, eficientes e impactantes? A Pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada a Educação é a resposta definitiva. Este curso foi meticulosamente desenhado para capacitar você a utilizar a IA para personalizar o ensino em escala e otimizar processos educacionais, transformando teoria em resultados tangíveis e colocando você na vanguarda do setor.
Ao concluir esta pós-graduação, você não será apenas um especialista em uma nova tecnologia; você será um arquiteto do futuro da educação. Estará preparado para assumir posições de liderança, desenvolver projetos inovadores em edtechs, consultorias ou instituições de ensino, e se tornar uma referência na aplicação ética e eficaz da IA no ambiente de aprendizagem. Este não é apenas um curso, é um investimento estratégico no seu capital intelectual e um passo decisivo para um avanço de carreira significativo. Junte-se à Faculdade Focus e posicione-se na vanguarda da revolução educacional. O futuro da aprendizagem começa com a sua decisão hoje.
Para quem é este curso
Esta pós-graduação foi desenhada para educadores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e designers instrucionais que estão na linha de frente da transformação educacional. Se você busca ir além dos métodos tradicionais e sente a necessidade de personalizar o aprendizado em escala, otimizar processos avaliativos e preparar seus alunos para um futuro impulsionado pela tecnologia, este curso fornecerá as competências práticas e estratégicas para você se tornar um líder inovador em sua instituição.
É também o caminho ideal para profissionais de tecnologia, como desenvolvedores, analistas de dados e consultores, que desejam direcionar suas competências técnicas para um setor com propósito e alto potencial de crescimento. Se o seu objetivo é especializar-se, fazer uma transição de carreira ou criar soluções que realmente impactem a forma como aprendemos e ensinamos, aqui você encontrará o conhecimento pedagógico necessário para aplicar a IA de forma ética, eficaz e verdadeiramente transformadora.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Educação e Tecnologias | 40h
As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.
Inteligência Artificial | 60h
História e princípios fundamentais da IA. Como a IA trata a incerteza e como toma decisões. Processos de aprendizado da IA. Apresentação dos modelos avançados de comunicação.
Big Data e Ciência de Dados | 40h
História e evolução do Big Data. Aplicabilidade das tecnologias de Big Data. Técnicas de visualização de dados. Onde aplicar Big Data. Conceitos e escopos da ciência de dados. Princípios e diferenças entre ciência de dados e big data. O papel e a importância do cientista de dados. Aplicações da ciência de dados. Processamento de grandes volumes de dados. Inteligência de negócio para Big Data. Bancos de dados para Big Data. Recuperação de informações. Técnicas de aprendizado de máquina. Gerência de dados e computação na nuvem. Bioinformática. Inovação tecnológica e novas tendências.
Design Educacional | 60h
Tecnologias educacionais. Ferramentas de autoria. Modelo ADDIE. Matrizes instrucionais. Recursos didáticos e objetos de aprendizagem. Roteiros e storyboards. Métricas editoriais. Gerenciamento de projetos pedagógicos. Plataformas EAD. Protocolos de comunicação digital: LTI, QTI, Scorm. Recursos humanos na esteira editorial. Orçamento de produção pedagógica. Trilhas adaptativas. Metodologias ativas para EAD.
Metodologias Ativas | 40h
O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,
Neuroeducação e Tecnologias Educacionais | 40h
Definição de tecnologias educacionais. Competências docentes na interface das tecnologias educacionais. Cidadania digital: a prática docente reflexiva. Surgimento da neuroeducação. Estilos de aprendizagem. Neuroeducação e as doenças e distúrbios da mente. Programa de neuroeducação para a felicidade.
Inteligência Artificial Aplicada à Educação | 60h
Estudo das aplicações da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional à luz das principais diretrizes legais brasileiras, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as normativas do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD - Lei nº 13.709/2018). Aborda os conceitos fundamentais de IA, aprendizado de máquina, algoritmos e suas implicações éticas, técnicas e pedagógicas. Enfatiza o uso de tecnologias baseadas em IA para personalização da aprendizagem, análise de dados educacionais, avaliação automatizada e assistência educacional. Discute criticamente os impactos sociais e cognitivos da IA, o papel do professor no ecossistema digital e as competências digitais docentes segundo a Resolução CNE/CP nº 2/2019. Apresenta legislações recentes sobre inovação, como o Marco Legal da Inteligência Artificial no Brasil (PL 21/2020 ) e os princípios da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA - MCTI, 2021).
Competências para Transformar a Educação | 40h
Competências para transformação educacional: fundamentos e importância. Competências essenciais para educadores. Desenvolvimento de competências socioemocionais. Avaliação de competências educacionais. Tecnologia e inovação na educação. Tecnologia como ferramenta de transformação. Design de aprendizado inovador. Ramificação e aprendizado baseado em jogos. Desafios éticos e tecnológicos na educação. Educação inclusiva e diversidade. Inclusão como princípio transformador. Adaptando o currículo para diversidade. Valorizando a diversidade cultural e étnica. Inclusão de alunos com necessidades especiais. Educação para o futuro e habilidades do século XXI. Aprendizado ao longo da vida. Preparação para carreiras do futuro. Planejamentos para a transformação Educacional.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada a Educação
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
Investimento
de R$ 1198,80 por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
de R$ 1198,80 por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
de R$ 1198,80 por R$ 383,04
