Pós-Graduação

Pós-Graduação em Intervenção Motora e inclusão em Educação e Saúde

Saúde

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Nihil Scarpine Malheiros

Sobre a Pós-graduação

 

A Pós-Graduação em Intervenção Motora e Inclusão em Educação e Saúde capacita profissionais para atuar de forma interdisciplinar e inclusiva no desenvolvimento motor de pessoas com deficiências e transtornos do neurodesenvolvimento. O curso promove o aprendizado de conceitos teóricos e práticos sobre intervenção motora, aliando-os às melhores práticas da educação e saúde.

Os módulos incluem temas como estratégias de intervenção, inclusão em práticas educacionais e de saúde, além de metodologias científicas para fundamentar as ações dos profissionais. Além disso, a vivência prática do curso permite que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em situações reais, garantindo uma formação sólida e alinhada com as demandas do mercado.

 

Para ingressar na pós-graduação, é necessário possuir diploma de curso superior.

 

1. Fundamentos da intervenção motora e inclusão

Estudo dos conceitos fundamentais da intervenção motora, abrangendo histórico, evolução e aplicação prática. Discussão sobre a importância da inclusão no contexto educacional e de saúde.

2. Desenvolvimento motor e aprendizagem

Compreensão das fases do desenvolvimento motor e sua relação com o aprendizado. Aplicação de estratégias de ensino para o aprimoramento da coordenação e funcionalidade motora.

3. Estratégias de intervenção

Técnicas e abordagens para a intervenção motora em diferentes populações. Aplicação de metodologias adaptadas para garantir a acessibilidade e participação de indivíduos com deficiências.

4. Intervenção com populações específicas

Estudo de intervenções para grupos específicos como crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, idosos e pessoas com deficiências motoras, cognitivas e sensoriais.

5. Inclusão nas práticas educacionais e de saúde

Práticas inclusivas no contexto educacional e da saúde. Adaptações curriculares, acessibilidade em ambientes físicos e tecnológicos, e estratégias interdisciplinares para a promoção da equidade.

6. Metodologia científica

Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador. Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos. Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados. Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normatização de trabalhos conforme a ABNT. Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.

7. Vivência prática de intervenção e entrega final

Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso em cenários reais. Desenvolvimento de um projeto de intervenção e entrega final para avaliação.

Pós-Graduação

Pós-Graduação em Intervenção Motora e inclusão em Educação e Saúde

100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 6 meses

Portaria do Curso no MEC