Pós-Graduação

Pós-Graduação em Linguagens Orientadas a Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva - Braile/Libras

Educação

Sobre a Pós-Graduação em Linguagens Orientadas a Portadores de Deficiência Visual e Auditiva - Braile/Libras

 

O curso de Pós-Graduação em Linguagens Orientadas a Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva - Braile/Libras da Faculdade Focus visa refletir sobre língua, linguagem e entender por que a Libras é considerada uma língua e não um código, como o braille. Estar a par das diferenças e semelhanças entre as línguas é uma condição necessária para que a Libras seja respeitada quanto ao seu estatuto de língua independente, o que lhe atribui a possibilidade de ser estudada sob um ponto de vista científico, de modo a desmistificar quaisquer mitos ainda existentes em relação a ela.

 

O curso tem como objetivo refletir sobre as singularidades de ter um aluno cego ou com baixa visão em uma sala de aula convencional e perceber sobre a grande oportunidade de rever seus métodos e suas práticas educacionais. Afinal, deficiente virtual, ao entrar pela primeira vez em uma sala de aula convencional, está em desvantagem em relação aos outros estudantes por não receber grande parte dos estímulos visuais que estão integrados ao contexto de um local de aprendizagem. Ele vai precisar do apoio dos colegas e dos professores, de um ambiente estimulador, de afeto e de condições favoráveis ao seu aprendizado. Nesse sentido, é de fundamental importância que o professor tenha alguns conhecimentos sobre como agir com esse estudante e que atue como um mediador efetivo e ativo no processo de ensino-aprendizagem.

 

O curso não tem como foco formar interpretes/tradutores de Libras ou Braile, mas desenvolver os conhecimentos introdutórios e necessários como formação complementar para profissionais que irão atuar em áreas onde o conhecimento é indispensável.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Ética e Responsabilidade Social | 40H

A ética e a moral (empresarial). Responsabilidade social (valores). Código de ética (missão, valores e visão). Análise do código de ética da empresa. A responsabilidade social empresarial. Sistemas de gestão. Indicadores, avaliação e instrumentos de responsabilidade social. A importância da ética na tomada de decisões. Estratégias da responsabilidade social nos negócios. O papel do gestor na relação entre ética e responsabilidade.1.Ética e moral no contexto empresarial. 2.Código de Ética nas organizações. 3.Responsabilidade social nas organizações. 4.Sistemas de gestão de responsabilidade social. 5.Gestão, ética e responsabilidade social.

 

2. Métodos e Técnicas de Pesquisa | 40H

Introdução à pesquisa científica. Ciência, método e técnica. Metodologia do trabalho científico. Definição de hipóteses e variáveis. Fundamentação teórica. Procedimentos de pesquisa. Cronograma e orçamento. 1.O estudo científico e o papel do pesquisador 2.Fundamentos da metodologia de pesquisa 3.Determinação de objetivos, variáveis e hipóteses de pesquisa. 4.Fundamentação teórica 5.Abordagens de pesquisa 6.Procedimentos de pesquisa 7.Amostragem e fontes de dados 8. Instrumentos de coleta e análise de dados 9.Elaboração de relatórios e conclusões.

 

3. Filosofia da Educação | 40H

Conceito de filosofia; origens da filosofia; história da filosofia ocidental; principais filósofos ocidentais (Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicuro, Santo Agostinho, Tomás de Aquino, Plotino, René Descartes, Francis Bacon, Espinosa, John Locke, Kant, Hegel, Marx, Schopenhauer, Comte, Nietzsche, Heidegger, Adorno, Habermas, Horkheimer, Marcuse Pierce, Kierkegaard, Sartre e outros); relações entre filosofia e educação; ética; ética na educação; filosofia clínica e educação. 1.Convite à filosofia. 2.Sócrates e a filosofia moral ocidental. 3.Platão e o nascimento da razão ocidental. 4.Aristóteles e a filosofia como totalidade dos saberes. 5.De Aristóteles à Renascença. 6.Espinosa: uma filosofia da liberdade. 7.O Iluminismo e o Século das Luzes. 8.Immanuel Kant e o idealismo alemão. 9.A dialética idealista e materialista. 10.Schopenhauer: o mundo como representação. 11.O positivismo e o desenvolvimento da ciência. 12.Nietzsche educador. 13.A Escola de Frankfurt. 14.Pragmatismo e existencialismo. 15.Filosofia e educação. 16.Ética e educação. 17.Filosofia e formação humana na escola. 18.Filosofia Clínica e Educação.

 

4. Empreendedorismo na Educação | 40H

Educação. Empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo (Capital, Social e Educacional). Intraempreendedorismo. Descoberta, invenção e inovação. Tipos de Inovação. Características do comportamento empreendedor. Tipos de empreendedor. Tecnologia. Mediação. Orientação empreendedora educacional.1.Educação e empreendedorismo: desconstruindo paradigmas. 2.Educação, inovação, tecnologia e sociedade. 3.As competências e o empreendedorismo na educação. 4.O papel da mediação no desenvolvimento do perfil do empreendedor. 5.Orientação Empreendedora Educacional.

 

5. Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais | 40H

Características do processo de aprendizagem. Necessidades educativas especiais do deficiente visual, do deficiente auditivo, do deficiente físico, dos portadores de déficits mentais e conduta típica, dos portadores de altas habilidades. A adaptação de ?alunos que vivem na rua?. A adaptação de jovens e adultos.

 

6. Deficiência Visual, Auditiva e Surdocegueira | 40H

História da educação de surdos no Brasil; A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição; Abordagens educacionais para surdos; Bilinguismo; Concepções de surdez; Neurolinguística: estruturação da Libras no cérebro; História e conceito de cegueira e baixa visão;Estimulação visual; Interlocução do atendimento especializado com o ensino regular para alunos com surdo cegueira; Produtos assistivos e adaptação de materiais: Tecnologia Assistiva.

 

7. Deficiência Visual Com Ênfase em Braille | 40H

Histórico do sistema Braille no Brasil. O Código Braille na grafia: alfabeto, letras, acento, sinais, pontuação e outros. Disposição do texto braille. Reflexão sobre a Neurociências e abordagem cognitiva da aprendizagem. A estimulação essencial e visual. História do Soroban. Conceitos teóricos e metodológicos sobre o Soroban. Técnicas de cálculos no Soroban. O Ensino da matemática e o Soroban. Conceituação de Orientação e Mobilidade (OM). Aspectos teóricos sobre recursos de Tecnologias Assistivas. Software de acessibilidade e programas de ensino. 1.História do braille (Sistema Braille).2.Neurociências e deficiência visual.3.Estimulação essencial e o braille.4.Estimulação visual.5.Utilizando o braille. 6.Ler em braille. 7.Aprendendo o soroban. 8.Orientação e Mobilidade. 9.Tecnologias assistivas e educacionais para o deficiente visual.

 

8. Língua Brasileira de Sinais – Libras | 40H

Aspectos conceituais da surdez e das línguas de sinais. Políticas educacionais para surdos: aspectos históricos e legais. Sobre as línguas de sinais e os artefatos culturais da comunidade surda. Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Comunicação básica em Libras. Educação bilíngue para surdos. 1. Aspectos conceituais e históricos sobre os surdos e a surdez. 2. Políticas educacionais para surdos e Língua Brasileira de Sinais. 3. Aspectos introdutórios das línguas de sinais. 4. A comunicação visual e a Libras como língua natural. 5. Libras no cotidiano. 6. Fazendo contato. 7. Calendário e datas festivas. 8. Profissões e celebridades. 9. Um passeio pelo mundo. 10. Regiões do Brasil e aspectos culturais.

 

9. Libras e Sistema Braille | 40H

Aspectos conceituais da surdez e das línguas de sinais. Políticas educacionais para surdos: aspectos históricos e legais. Sobre as línguas de sinais e os artefatos culturais da comunidade surda. Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Comunicação básica em Libras. Educação bilíngue para surdos. 1. Aspectos conceituais e históricos sobre os surdos e a surdez. 2. Políticas educacionais para surdos e Língua Brasileira de Sinais. 3. Aspectos introdutórios das línguas de sinais. 4. A comunicação visual e a Libras como língua natural. 5. Libras no cotidiano. 6. Fazendo contato. 7. Calendário e datas festivas. 8. Profissões e celebridades. 9. Um passeio pelo mundo. 10. Regiões do Brasil e aspectos culturais.

 

10. Tecnologia Assistiva | 40H

Aspectos conceituais da surdez e das línguas de sinais. Políticas educacionais para surdos: aspectos históricos e legais. Sobre as línguas de sinais e os artefatos culturais da comunidade surda. Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Comunicação básica em Libras. Educação bilíngue para surdos. 1. Aspectos conceituais e históricos sobre os surdos e a surdez. 2. Políticas educacionais para surdos e Língua Brasileira de Sinais. 3. Aspectos introdutórios das línguas de sinais. 4. A comunicação visual e a Libras como língua natural. 5. Libras no cotidiano. 6. Fazendo contato. 7. Calendário e datas festivas. 8. Profissões e celebridades. 9. Um passeio pelo mundo. 10. Regiões do Brasil e aspectos culturais.

 

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