Pós-Graduação
Pós-graduação em Literatura e Cultura
Educação
Carga Horária
380 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Literatura e Cultura
A literatura é uma janela para as complexidades da experiência humana, proporcionando insights profundos sobre valores, identidades e narrativas culturais. No curso de pós-graduação em Literatura e Cultura, nossa proposta é ir além da análise textual, adentrando as camadas mais profundas das interações entre literatura e cultura. Ao combinar o estudo minucioso de diversas tradições literárias com uma abordagem crítica dos elementos culturais que as permeiam, pretendemos oferecer uma experiência abrangente e enriquecedora.
Neste sentido, o curso se torna uma jornada enriquecedora que busca compreender a interseção entre literatura e os diversos aspectos culturais que moldam nossa sociedade. Com uma matriz curricular cuidadosamente estruturada para proporcionar aos acadêmicos uma experiência única, explorando os ricos terrenos da Literatura e dos Estudos Culturais, provendo uma experiência transformadora que o capacitará a compreender e interpretar criticamente as complexas relações entre literatura e cultura em nossa sociedade.
Ao final do curso, nossos acadêmicos não apenas terão aprimorado suas habilidades de análise crítica, mas também estarão preparados para aplicar esses conhecimentos de maneira prática, seja no ensino superior, na pesquisa acadêmica ou em atividades relacionadas à promoção da literatura e cultura em diversos contextos.
Esperamos que esta jornada seja inspiradora, desafiando os acadêmicos a explorarem novas perspectivas e a contribuírem ativamente para o enriquecimento do cenário cultural e literário em que estão inseridos. Bem-vindos a um curso que transcende as páginas dos livros, mergulhando nas raízes culturais que dão vida à literatura.
Para quem é este curso
O curso destina-se a profissionais graduados em Letras, Pedagogia, História, Sociologia, Antropologia, Comunicação e áreas afins, que buscam aprimorar seus conhecimentos na interseção entre Literatura e Cultura. Também é indicado para educadores, professores de literatura e demais interessados em ampliar sua visão sobre as diversas expressões literárias e seu papel na construção cultural. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
Matriz Curricular
1. Literatura e Estudos Culturais | 60H
Problematização do termo cultura. Literatura ou literaturas? Literatura no contexto das artes. Intertextualidade da literatura com outras áreas culturais: cinema, música, artes visuais, teatro etc. Influência da literatura em produções artísticas de diversas áreas. Contribuições dos estudos culturais na análise e interpretação de textos literários e práticas culturais. Literatura e cultura midiática. Literatura e história: a metaficção historiográfica e a autoficção. Literatura e alteridade: desafios éticos e estéticos do séc. XXI. Literatura, artes, natureza e animalidade. Distopias: representações literárias dos medos contemporâneos. Estudos culturais e cultura digital.
2. Cultura e Literatura Africana e Indígena | 60H
Estudos da história (aspectos da colonização e da independência), da cultura e da literatura dos cinco países africanos de língua portuguesa (Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique). Estudos sobre a história, a cultura e os modos de vida contemporâneos dos povos indígenas no Brasil. Situação dos afro-brasileiros e dos indígenas no Brasil na contemporaneidade.
3. Literatura Brasileira | 60H
Panorama da literatura brasileira: principais movimentos literários e escritores mais importantes. O texto literário como objeto estético e social. Origens da literatura brasileira e a construção de uma identidade nacional. Literatura de informação e jesuítica. Características do Barroco brasileiro. Arcadismo no Brasil. O Romantismo e o surgimento de uma literatura nacional: poesia, prosa e dramaturgia romântica. Principais características do Realismo brasileiro e autores de destaque. O Naturalismo no Brasil. Características do Parnasianismo e principais poetas parnasianos. Decadentismo e Simbolismo no Brasil. Pré-Modernismo e os antecedentes da Semana de Arte Moderna. Movimentos de vanguarda europeia. A prosa dos anos 30. Tendências modernas e contemporâneas na literatura brasileira. A presença do afro-brasileiro e do indígena na construção de uma identidade e de uma literatura nacional.
4. Literatura Portuguesa | 60H
Os estilos de época, as obras e autores mais representativos da literatura portuguesa do período medieval até a contemporaneidade.
5. Literatura Infantojuvenil | 60H
Surgimento da literatura infantojuvenil. Consolidação da literatura infantojuvenil como gênero literário de expressão. Formação de uma literatura infantojuvenil nacional. Papel da literatura na formação de crianças e jovens. Especificidades do livro infantil e do livro para adolescentes: linguagem, forma e conteúdo. Papel e prática dos professores no trabalho com a literatura infantojuvenil. Legislação educacional e as diretrizes para o trabalho com literatura na escola. Importância da ilustração. Principais autores nacionais e suas obras. Análise de obras e projetos de leitura. Poesia, ficção e dramaturgia para crianças e jovens. Critérios de seleção do livro infantil e juvenil. A leitura da literatura infantil e juvenil na escola. Proposições metodológicas para elaboração de material didático. Tendências atuais para o público infantil e juvenil na literatura. 1.História da literatura infantil. 2.Literatura infantil no Brasil. 3.A literatura infantojuvenil na escola. 4.Formação de leitores: estratégias e projetos. 5.A leitura da literatura: imagens e palavras.
6. Didática no Ensino Superior | 40H
O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.
7. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H
A pesquisa e a construção do conhecimento. Conhecimento popular e conhecimento científico. Ética na pesquisa. Discussão e elaboração de projetos de pesquisa. Dimensões da pesquisa. Pesquisar para quê? Desenvolvimento de projetos. Tipos de pesquisa. Fontes e base de dados de pesquisa. Normas e relatórios de pesquisa.
Pós-graduação em Literatura e Cultura
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 1198,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 1198,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 1198,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 1198,80 por R$ 322,92
de R$ 1198,80 por R$ 358,80