Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Matemática para Computação Gráfica

Exatas (EaD)

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Sergio De Oliveira Miguel

Sobre o Curso de Pós-graduação em Matemática para Computação Gráfica

 

A computação gráfica está revolucionando indústrias inteiras, desde o entretenimento e jogos até a medicina e engenharia. Dominar a matemática por trás dessa tecnologia é a chave para desbloquear um mundo de oportunidades e inovação. A Pós-graduação em Matemática para Computação Gráfica da Faculdade Focus é a sua porta de entrada para esse universo, oferecendo a você o conhecimento especializado e as habilidades práticas necessárias para se destacar nesse campo em constante expansão. Com este curso, você não apenas compreenderá os fundamentos matemáticos, mas também aprenderá a aplicá-los em situações reais, criando soluções visuais impressionantes e impactantes. Prepare-se para transformar sua carreira e impulsionar seu futuro.

 

Imagine-se no futuro, liderando projetos inovadores em computação gráfica, criando soluções visuais de ponta e contribuindo para o avanço tecnológico. Investir na Pós-graduação em Matemática para Computação Gráfica da Faculdade Focus é investir no seu sucesso profissional. Este curso é o impulso que você precisa para alcançar seus objetivos e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Conclua sua pós-graduação com a confiança de quem domina as complexidades da matemática para computação gráfica e está pronto para moldar o futuro da visualização.

 

Para quem é este curso

 

Este curso de Pós-graduação em Matemática para Computação Gráfica é perfeito para você que busca dominar os fundamentos matemáticos por trás da criação de imagens, animações e efeitos visuais realistas. Se você é formado em áreas como Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Design Gráfico, Jogos Digitais ou áreas afins e deseja se especializar em computação gráfica, aprimorar suas habilidades em desenvolvimento de games, modelagem 3D, animação ou realidade virtual, este é o lugar certo. Aprofunde seus conhecimentos em álgebra linear, geometria analítica, cálculo vetorial e outras disciplinas essenciais, elevando seus projetos a um novo patamar de qualidade e inovação. Esteja preparado para se tornar um profissional altamente requisitado em um mercado em constante expansão.

 

Se você já atua na indústria de games, animação ou efeitos visuais e sente a necessidade de aprimorar seus conhecimentos matemáticos para enfrentar desafios técnicos complexos e desenvolver soluções criativas e inovadoras, esta pós-graduação irá impulsionar sua carreira. Domine os conceitos matemáticos que sustentam as tecnologias mais avançadas da computação gráfica e destaque-se em um mercado cada vez mais competitivo. Uma base sólida em matemática é fundamental para otimizar o desempenho de seus projetos, criar algoritmos eficientes e explorar todo o potencial das ferramentas de desenvolvimento. Embarque nesta jornada e torne-se um especialista em Matemática para Computação Gráfica.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Geometria Analítica e Álgebra Linear | 60h

Geometria analítica. Vetores no plano e no espaço. Produtos de vetores. Reta no plano e no espaço. Plano no espaço. Distâncias. Cônicas. Quádricas. Matrizes e espaços vetoriais. Matrizes e determinantes. Sistemas de equações lineares. Espaço e subespaço vetorial. Transformações lineares. Álgebra Linear. Autovalores e autovetores. Diagonalização de operadores. Produto interno. Tipos especiais de operadores lineares.

Cálculo Vetorial | 60h

Sistemas de Coordenadas no plano e no espaço. Mudanças de sistemas de coordenadas. Números Complexos. Funções de variável complexa. Campos escalares e vetoriais. Gradiente, divergente e rotacional. Classificação de campos vetoriais. O Laplaciano e aplicações. Funções vetoriais. Integral de linha. Teoremas integrais. Aplicações dos teoremas integrais. Funções periódicas e Série de Fourier. Aplicações de Séries de Fourier.

Cálculo Numérico | 40h

Introdução à matemática numérica. Métodos iterativos. Método das aproximações sucessivas. Método do meio intervalo. Método de Newton-Raphson. Método das secantes. Álgebra linear. Sistemas de equações lineares. Autovalores e autovetores. Interpolação. Integração. Equações diferenciais.

Modelagem 3D | 40h

Aplicação do programa Google SketchUp para apresentação de projetos arquitetônicos e de interiores. Criação de desenhos e importação de projetos de AutoCAD, para elaboração de maquetes tridimensionais, que podem ser exibidas em formato de animação ou exportadas para impressão.

Imagens Digitais | 40h

Conceitos e definições sobre imagens digitais. Formatos de imagens digitais. Resolução de uma imagem. Profundidade de cor. Compressão de imagens digitais. Imagens vetoriais versus imagens raster. Aspectos culturais das imagens. Captura de imagens. Conversão analógico-digital de imagens. Armazenamento de imagens. Ruído de imagens. Filtros de imagens. Fases do processamento de uma imagem. Pré-processamento de imagens. Softwares populares para processamento de imagens. Imagens e a IA. Processo criativo na produção de imagens. Criação de imagens em grupo. Conceito de bitmap. Técnicas de produção de imagens bitmap do zero. Edições e retoques em imagens. Composição de imagens. Princípios e definições de imagens vetoriais. Aplicações das imagens vetoriais. Programas e arquivos de imagens vetoriais e 3D. Imagens digitais, vídeo, cinema e as novas mídias. Produção de imagens digitais em movimento. Elementos técnicos do vídeo digital. Modelagem 3D. Renderização. Animação.

Softwares Gráficos | 40h

Softwares gráficos: conceitos e fundamentos. Ferramentas digitais. Ferramentas básicas para criar e editar imagens. Técnicas básicas de edição e manipulação de imagens. Softwares gráficos: formatos de arquivo, características e escolha adequada. Desenho vetorial. Ferramentas de desenho vetorial, criação de formas básicas e ilustrações simples. Formatação de textos em ilustrações e efeitos especiais. Técnicas avançadas para ilustração digital: uso de camadas, máscaras, estilos de pincel e ferramentas de desenho mais complexas. Edição de vídeos. Interface de edição de vídeo, linha do tempo (timeline) e ferramentas básicas de edição para cortar, juntar e ajustar. Dominar a aplicação de efeitos visuais, transições e filtros para aprimorar a qualidade estética dos vídeos editados. Animação gráfica e motion graphics. Técnicas básicas de criação de animações simples. Princípios básicos da modelagem 3D e suas aplicações em diferentes áreas. Ferramentas de modelagem 3D para criar e manipular objetos tridimensionais simples. Técnicas de aplicação de texturas e configuração de iluminação para dar realismo aos modelos 3D. Renderização de modelos 3D. Exportação de projetos para diferentes finalidades: imagens estáticas ou animações.

Física para Jogos Digitais | 60h

Aplicar os princípios básicos da mecânica clássica na elaboração de jogos digitais. Modelar problemas físicos envolvendo a dinâmica translacional, a dinâmica rotacional dos corpos rígidos e as leis de conservação. Desenvolver simulações computacionais aplicando conceitos básicos de mecânica clássica.

Matemática para Computação Gráfica | 40h

Áreas gráficas. API. Pipeline gráfico. Poliedros. Polígonos. Imagens Raster. Render. Vetores. Geometria vetorial. Orientação. Matrizes. Álgebra linear. Sistemas lineares. Visualização. Processamento de sinal. Mapeamento textural. Sombreamento superficial. Estrutura de dados gráficos. Hardware gráfico.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

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100% online

Estude onde e quando quiser

TCC opcional*

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

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em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

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Boleto parcelado

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Pix à vista

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