Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Física

Educação (EaD)

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Agnaldo Aparecido Geremias

Sobre o Curso de Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Física

 

Mais do que dominar conceitos complexos, o verdadeiro desafio do educador é transformar a Física em uma jornada fascinante e compreensível para os alunos. A Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Física foi desenhada para ser essa ponte, capacitando você a ir além das fórmulas e a inspirar uma nova geração de mentes curiosas. Aqui, você desenvolverá as competências para criar aulas magnéticas que despertam o pensamento crítico e promovem o aprendizado significativo, tornando-se uma autoridade no ensino da ciência que move o mundo.

 

Este curso não é apenas uma especialização; é um passaporte para o futuro da sua carreira. Ao concluí-lo, você estará preparado para assumir posições de destaque, liderar projetos pedagógicos inovadores e ser reconhecido como um profissional que realmente faz a diferença. Considere esta pós-graduação o investimento estratégico que irá acelerar seu crescimento e valorização no mercado educacional. Dê o passo decisivo para se tornar o educador de Física que você sempre quis ser. O futuro da educação científica começa com a sua decisão hoje.

 

Para quem é este curso

 

Este curso foi desenhado para você, professor de Física, que sente o desafio diário de despertar o interesse dos alunos e conectar a teoria a um mundo prático e fascinante. Se você é licenciado em Física ou áreas correlatas e busca urgentemente sair do tradicional, dominar metodologias ativas e transformar suas aulas em experiências de aprendizado memoráveis, aqui você encontrará as ferramentas e a confiança para se tornar uma referência em sala de aula.

 

Também é o caminho ideal para profissionais graduados em Engenharia, Matemática e outras ciências exatas que atuam ou desejam fazer uma transição segura para a docência. Se você já possui o domínio técnico do conteúdo, mas sente falta da base didático-pedagógica para ensinar com segurança e impacto, esta especialização irá preencher essa lacuna, capacitando-o para planejar e executar aulas de Física que realmente engajam e transformam.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Didática | 40h

Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais

Metodologia do Ensino da Física | 60h

O ensino de Física para o novo Ensino Médio. Os experimentos no Ensino de Física. Os processos da aprendizagem em Física. Produção de material pedagógico para o Ensino de Física na educação básica. Uso das Tecnologias Computacionais no Ensino de Física. Propostas curriculares de Física. A História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física.

Física - Energia, Movimento e Temperatura | 40h

A disciplina aborda três conceitos fundamentais da física: energia, movimento e temperatura. Inclui o estudo das leis da termodinâmica, conceitos de calor e trabalho, formas de energia e sua conservação, cinemática e dinâmica do movimento, e os efeitos da temperatura e calor nos materiais. A ênfase é dada à aplicação desses conceitos em fenômenos naturais e tecnológicos, proporcionando uma compreensão integrada dessas áreas fundamentais da física.

Física - Eletricidade, Ótica e Relatividade | 40h

Física: princípios fundamentais. Leis de Newton. Conceitos de energia e trabalho. Princípios básicos da eletricidade. Carga elétrica. Circuitos elétricos. Conceitos de potência e energia elétrica. Ótica: fenômenos magnéticos e eletromagnéticos. Estudo da luz. Reflexão, refração e formação de imagens. Teoria da relatividade: conceitos. Gravidade. Buracos negros. Cosmologia e a expansão do universo. Big Bang.

Metodologias Ativas | 60h

O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,

Ferramentas Digitais para a Sala de Aula | 60h

Ferramentas digitais: definição e importância. Tipos de ferramentas digitais. Avaliação, seleção e uso das ferramentas digitais em sala de aula. Ferramentas digitais: ensino e atividades de aprendizagem. Utilização de ferramentas digitais e as práticas educativas: desafios, criatividade e inovação no ambiente de aprendizagem. Ferramentas digitais facilitadoras da comunicação entre alunos e professores. Ferramentas digitais: personalização da aprendizagem, avaliação e feedback eficazes. Gamificação e o uso de ferramentas digitais para promover o engajamento de alunos. Acessibilidade e diversidade. Uso de ferramentas digitais: ética e responsabilidade. Uso das ferramentas digitais na educação híbrida e remota. Tecnologias educacionais e tendências futuras.

Ciência, Tecnologia e Sociedade | 40h

Ciência, tecnologia e sociedade: relações, evolução e avanços tecnológicos, desafios atuais. Tecnologia: impactos na sociedade, mercado de trabalho, revolução digital, automação, sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, privacidade e segurança. Ciência: saúde pública, epidemias e pandemias, agricultura, segurança alimentar, inclusão social, ética e pesquisa cientifica. Ciência e tecnologia na sociedade, tendências, tecnológicas emergentes, desafios globais: mudanças climáticas e saúde global, ciência colaborativa, uso responsável da tecnologia e sua regulamentação.

Tutoria em EAD | 40h

Conceito de Educação a Distância.História da EaD no mundo. História da EaD no Brasil. As leis de regulamentação da EaD no Brasil.Conceito e tipos de TICs em EaD.Ambiente virtual de aprendizagem (AVA).Plataformas e recursos em EaD. Pedagogia e fundamentação teórica em EaD.Equipe multidisciplinar em EaD. Processo de ensino-aprendizagem em EaD.Conceito de tutor e tutoria. O perfil, as competências e habilidades do tutor em EaD. O tutor, o estudante e o processo de avaliação em EaD.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação (EaD)

Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Física

100% online

Estude onde e quando quiser

Livro Digital em PDF

Videoaulas*

Acesso a Biblioteca Virtual

Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 1198,80

por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1198,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Boleto parcelado

de R$ 1198,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Pix à vista

de R$ 1198,80 por R$ 383,04