Pós-Graduação
Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de História
Educação
Carga Horária
420 h
Tempo de conclusão
A partir de 4 meses
Sobre a Pós-graduação em Metodologia de Ensino de História
O ensino de História é fundamental para proporcionar uma compreensão do passado humano e suas influências no presente. Ao explorar os acontecimentos, processos e transformações, o ensino de História promove o desenvolvimento do pensamento crítico, da análise contextual e da reflexão sobre as complexidades da sociedade. Além disso, ao examinar diferentes perspectivas e interpretar fontes históricas, os alunos são incentivados a questionar, a debater e a compreender a diversidade de experiências humanas. A Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de História foi criada com o intuito de aperfeiçoar as técnicas de ensino de profissionais educadores de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio. Considerando uma formação ampla e multidisciplinar, e atendendo às exigências legais e pedagógicas atuais, este curso oferece ao profissional a oportunidade de ampliar suas técnicas de ensino e seus conhecimentos acerca da docência em História, contribuindo, assim, para o melhor aprendizado dos alunos.
O curso é destinado a professores, graduados em História, Pedagogia e áreas correlatas. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Metodologia do Ensino de História | 60H
A disciplina abrange as tendências e perspectivas atuais do ensino de História, analisando a importância da utilização de documentos históricos como recursos pedagógicos e refletindo sobre práticas pedagógicas eficazes. Além disso, explora a natureza da História como a ciência que estuda a trajetória humana ao longo do tempo, buscando capacitar os educadores com as habilidades necessárias para promover um ensino dinâmico, contextualizado e significativo da História.
2. Memória e História Oral | 60H
Centrada na relação entre História e memórias individuais e coletivas, a disciplina explora os contributos da História Oral como método de pesquisa histórica. Analisa-se a prática da História Oral no contexto brasileiro e a importância das fontes orais para os historiadores. Ainda, reflete-se sobre o papel do tempo na construção e preservação da memória, considerando a dimensão fenomenológica da memória e da oralidade. Por fim, examina-se o papel da memória e da História Oral na contemporaneidade, destacando sua relevância para a compreensão do presente.
3. História Política do Brasil Republicano | 40H
A disciplina aborda os principais eventos e transformações políticas ocorridos no Brasil desde a expansão portuguesa até os anos que antecederam a posse de João Goulart. Inclui o estudo do Brasil Colônia, a caminho da independência, o período imperial, a implantação e consolidação da República, bem como os regimes políticos oligárquico e autoritário. Destaca-se também a análise dos governos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e os desdobramentos políticos que culminaram na posse de João Goulart.
4. Tópicos Especiais da História | 40H
Esta disciplina compreende uma variedade de temas que complementam e enriquecem o estudo histórico. Inclui o estudo da História Antiga, História Social, História Econômica, História das Relações Internacionais, História Ambiental, História das Mulheres e de Gênero, além da História das Minorias e seu papel na legislação brasileira.
5. História Contemporânea | 40H
A disciplina de História Contemporânea centra-se nos principais eventos e transformações do mundo pós-Segunda Guerra Mundial, incluindo as tensões da Ordem Bipolar, os produtos e subprodutos da Guerra Fria, o colapso da URSS e o fim do embate Leste-Oeste, além do processo de descolonização e suas motivações.
6. História do Brasil Colônia | 40H
Com foco nos principais aspectos do período colonial brasileiro, desde a chegada dos portugueses em 1500 até a independência em 1822, esta disciplina analisa as divisões sociais, as relações entre Estado e sociedade, a crise do sistema colonial e os eventos que levaram à independência do Brasil, proporcionando uma compreensão desse período histórico fundamental para a formação do país.
7. História e Ensino de Arte no Brasil | 60H
A disciplina de História e Ensino de Arte no Brasil explora a relação entre arte e educação, abordando o histórico do ensino de arte no país e suas perspectivas atuais. São discutidos conceitos sobre a arte como forma de conhecimento, com foco nas artes visuais, e sua importância na criação e aprendizagem dos estudantes.
8. Docência no Ensino Superior | 40H
Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.
9. Metodologia do Trabalho Científico | 40H
Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.
Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de História
100% online
Estude onde e quando quiser
TCC opcional*
Livro Digital em PDF
Videoaulas*
Acesso a Biblioteca Virtual
Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno - NAIA
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MEC